quinta-feira, 27 de setembro de 2007

TPC, comida e música ... com calma.


Olá pessoal, tudo bem? Seguem-se algumas instruções (espero não chatear muito) para tirar proveito das ligações aqui ao lado (só algumas; é preciso deixar espaço livre para a autonomia na aprendizagem ;-).

TPC: Entrem no site da RTP, carreguem no botão "TV/Rádio Online" e escolham quer em directo, quer on-demand, um programa cujo título vos seja aliciante, ou então, um programa ao acaso, ao calhas. Vejam, ouçam, tirem apontamentos e contem nas aulas, sim? A seguir, façam uma incursão no Centro Virtual Camões: na parte de cima, cliquem em "Aprender Português" e investiguem um pouco (a aprendizagem é também investigação, não é? :-)

COMIDA: Leiam este artigo e imaginem que estão a petiscar iguarias atrás de grades, numa cadeia. Faz crescer água na boca? P'rá aí um dia destes a gente marca uma jantarada lá. É muito pertinho.
Petiscos afrodisíacos podem apreciar e degustar em Beja, também não muito longe.
sddssdsd
MÚSICA: Em português (de Portugal e do Brasil, claro) e em crioulo (na maior parte dos casos, canções inteiras; por vezes, porém, trechos, mas dá para serem analisados linguisticamente). Vão, em primeiro lugar, premir o link "Bebel Gilberto" e ouvir a canção 5 "Azul".
Depois, Adriana Calcahotto: em baixo, seleccionam "Discos", a seguir, "Adriana Partimpim O Show 2005"; ouçam e leiam, clicando no título, "Borboleta" (as letras ajudam sempre). Mudamos de beat, people: ouçam e leiam "Hip Hop, sou eu e és tu" do Boss AC, no canto superior direito (Quem disse que não encontra as letras?).
Agora, os Clã: English, Discografia, Rosa Carne, "Competência para amar", também em vídeo.
Quanto à Maria Rita, é assim: entram, carregam em "Rádio" e pronto, é só ouvir e ler à vontade ("Cara Valente", "Cupido", "Menininha do portão", "Veja bem, meu bem"...).
Por fim, o Tony Carreira, para ouvir até à exaustão e saborear a sua boa pronúncia: English, deixam carregar, Discografia, "A vida que eu escolhi" (cliquem nos títulos para lerem, aqui são todas boas) e "Cantor de Sonhos", o 5º CD na estante, a contar do fim.
:-( Eh pá, eu escrevi "English" e ninguém disse nada? Em português, claro :-)
Dois videoclips: um dos Madredeus, outro da Lura. Chega de cantigas!
Vai ser lançada, em breve, no Departamento de Português, uma edição escolar de Operação Triunfo. Quem vencer, poderá beber caipirinhas no Brasil. É o prémio!
xxxx
ENCONTRO EM BADAJOZ: Jornadas de Língua Portuguesa. Nos dias 5 e 6 de Outubro, fãs da língua portuguesa vão marcar presença em Badajoz. Alinham?
Até breve. Deixem comentários, ok?

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Acabou o Verão. Bem-vindo seja o Outono.


Olá pessoal, tudo bem? Pois é, acabaram as férias e toca a trabalhar! Como? Hã? Já estão a fazê-lo há muito tempo? Desculpem, queria dizer que estamos na hora de começar as aulas de Português. Que bom! Não é?
Vamos iniciar o nosso percurso a passear com calma à beira deste rio raiano aqui ao lado; com frequência, vamos atravessá-lo e visitar Portugal (um dia destes contar-vos-ei um acontecimento feliz que se deu nestas margens há uns anos!). Vai ser um caminho bonito. Força!
Para participar ou colaborar com qualquer sugestão, ideia ou nota, (bem-vinda desde já, ainda que com algum pequenito pontapé na gramática, :-) ...)cliquem em "comentários", utilizem o quadro branco para escrever; depois, escolham "otros", ponham o vosso nome (o endereço electrónico ou página web não faz falta), e carreguem em "publicar".
Até breve. Summer's almost gone!
Ah! Ia esquecendo marcar TPC para a próxima semana: ouçam e leiam com atenção uma "História do dia" (as "Top 10" são giras), escrevam um curto comentário e partilhem-no nas aulas, sim? (CE, CO, EE, EO).