sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Teste de revisão, literatura e festividades... sem stresse.

Olá, tudo bem? O tempo está a mudar, não é? Vamos lá continuar a interagir neste espaço comum lúdico-educativo, sim?
bnbnbn
Teste de revisão ;-): Pois é. Posso colocar algumas perguntitas? Por exemplo, já entraram no CVC e em "Aprender Português", "No Caminho das Palavras" fizeram alguns exercícios de "Gramaticando" ou "Jogos Lexicais"? Ou em "Cultura Portuguesa", "À Descoberta" fizeram alguma "Excursão Virtual"?
O que é que diz a Joaquina aos estudantes de português da Extremadura? Porque é que o preso evadido se arrependeu de estar em liberdade? De onde vem o nome da sobremesa "Pudim d'água?
Porque será que Alcobaça é conhecida como "Terra de Paixão"? Qual é, afinal, o nome do Rei de Portugal? Porque é que o caso da Rosa Brava pode ser considerado uma janela de liberdade?
Podem dizer (mas não escrevam a resposta nos "comentários", para que todos possam procurar a palavra no dicionário) uma característica da música pimba (das letras); já ouviram "A coisa", do Quim Barreiros? Disco do ano! Mexam na barra lateral do Player para ouvirem. Eu vou dar uma mãozinha. É música, como é que hei-de dizer, br_j_ _r_ (esqueci as quatro vogais do adjectivo!).
Aprenderam as músicas e as letras do Tony Carreira de cor e salteado, especialmente os CDs "A vida que eu escolhi" e "Cantor de sonhos"? Lindas, não são? Vamos cantá-las muito em breve, ok?
Encontraram e leram as letras de "Monotone"? Viram (ou será "vieram"... estes verbos irregulares dão cabo de nós!) o vídeo "Angolanamente Sensual" de Don Kikas? Lusitanamente Sensual? Ouviram as novas músicas "Afternoon" e "Castiçais" da Ive Mendes? Enfim...
fhgfgg
Literatura: Em "Onde a Terra Acaba: Colectânea de Contos Portugueses", vão escolher três e blá, blá, blá (CE, EE, EO): lêem com atenção, escrevem com correcção e contam com fluência nas aulas :-). Embora a Terra acabe, a biblioteca, essa, é infinita: quem quiser e tiver tempo, pode ler o que lhe apetecer, claro. Agora estão muito na moda os labirintos. JLB?
Em "Do Brasil: Veríssimo", leiam em "Por ele mesmo" o conto "Lixo".
Algum conto africano já sabem que vou distribuir nas aulas e quanto à poesia, estejam à vontade.
Muito giro, mesmo que demore um bocado a carregar (paciência!), é o site "Júnior Pt": em "Jardim", carreguem em "Histórias" e escolham duas para blá, blá, blá (CE, CO, EE, EO). Em "Rua", seleccionem "Portugal", e em "Bairro"... sei lá.
fgfgf
Festividades: Na próxima semana celebram-se por estas bandas o Dia de Todos-os-Santos e o Dia de Finados. Também o Dia das Bruxas? O que é isso? E isto? A volta do parafuso? (Carreguem no botão, duas vezes, para verem a mini-curta em baixo):
"Juanlusz está em Mérida, a sobrinha Carmen em Madrid e o afilhado Pablito em Dublin. Juanlusz vela e vigia. Carmen e Pablito dormem e sonham. Encontram-se os três, de repente, no Castelo de Almourol. Anoitece. Querem chegar ao Casal do Abegão, lá para os lados de Alcobaça, cantar pela rua da Capela, bem agasalhados, comer romãs, nozes e o Santoro no Dia dos Bolinhos, e descansar na casa encantada..."
A propósito mas mudando de assunto, temos fim-de-semana prolongado, ponte, não há aulas? :-(
No dia 11 de Novembro festejamos o dia de São Martinho; é Domingo ou Segunda-feira? Em São Martinho boa castanha e bom vinho :-)
O Departamento de Português da EOI de Mérida (aproveito a ocasião para cumprimentar o nosso colega José Ignacio e toda a malta nas turmas dele, e dar-lhe os parabéns pela criação do blogue "emeritensespt" ), vai organizar uma viagem a Marvão e a Castelo de Vide no dia 17 de Novembro. Quem alinha?
Para acabar a festa em grande entrem em "Fotografias picantes..." (só para maiores e vacinados!), carreguem em "Lopes da Silva" em baixo, e vejam os vídeos "Rap dos Matarruanos" e na página 2 "Falta ao trabalho por motivos profissionais". Se não conseguem ouvir com qualidade, vão ao Youtube e em "buscar" escrevem "Gato fedorento rap dos matarruanos" e "gato fedorento falta ao trabalho por motivos profissionais" ou "gato fedorento não me apetece trabalhar"e desfrutem destas pequenas cenas de bom humor.
dfdf
E pronto, por enquanto, chega. Um grande abraço, e uma pequenita cotovelada, para os Cotovelianos (participem aqui também! :-) e até breve. Deixem comentários na caixinha por baixo deste último "post". Lembrem que a trocar informações e sugestões também se aprende e, além disso, dinamizamos a nossa querida Escolaugusta.
vbvbvbvbvbvbvv
Vamos cantar fados e ouvir poesia também.




video

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Tpc, cinema e música... em rumo certo e calmo!

Olá, como estão? As cores do Outono são monótonas, enfadonhas? Ora vejam este vídeo "monotone" e respondam. Preferem bailaricos ao ar livre e ouvir música pimba? (click em "Player")
Seja como for, a Escolaugusta está aqui, nunca falha. A vontade de ir para a escola e partilhar bons momentos "em português" é grande, não é? Tão grande como a da Rosa Brava? (Compreensão escrita com prazer). Afinal, o professor é mais um amigo, simpático e paciente... ou é encarado como um inimigo, carrancudo e rabugento? O feitio, a boa ou má disposição, tem algo a ver com o ambiente que se cria na sala de aulas? Tratamo-lo (o professor) pelo nome, por tu, por "s'tor, s'tora"? Será que Sarkozy tem razão? Por aquilo que vejo, a educação é tão importante que até para o Rei de Portugal (quando será que o Rei de Portugal faz anos?) é tema central. Leiam e ouçam aqui, ali e acolá e comentem nas aulas, sim? (competência sócio-cultural e expressão oral). Tenho a impressão que há aqui alguma coisa que não bate certo :-)
Conheço um fulano que gosta de fazer filmagens em Portugal. Não me lembro do nome dele. Tanto faz. Vejam o vídeo aqui em baixo, nomeadamente o trecho em que fala, em muito bom e bonito português, a carcereira Joaquina (funções linguísticas: 1. Narração -a do fugitivo arrependido, por exemplo. 2. Descrição -pratos e receitas alentejanas 3. Convite 4. Pedido, desejo e exortação... enfim, pronto, chega de falatório técnico!). O enredo à volta é um bocado fraquinho, não acham? Por vezes, é preciso activar alguma estratégia receptiva e não ligar ao barulho gastronómico de fundo. Ouçam com atenção o belo discurso, coeso, coerente e atraente, da nossa amiga Joaquina. Dizia eu, vejam o vídeo, e digo agora revejam-no, porque é provável que rodemos neste ano lectivo uma curta-metragem por turma. Gostavam? Calma, calma! A gente depois fala. Vejam o que este sicrano filmou no passado ano lectivo na EOI de Almendralejo. A equipa envolvida gostou, não foi? :-) Se clicarem em "Más de este usuario", poderão ver um clip gravado numa língua estranha, numa cidade antiga.
Este "post", esta entrada é comprida que nem um dia de fome. Que chatice! Já sabem que quando há pano para mangas, é preciso não perder o fio à meada. Não se preocupem, não vão enjoar, vão ter duas ou três semanas para digerirem estes acepipes.
Aproveito a ocasião para mandar um abraço ao pessoal de Euronews, lá nos frios e nevados Alpes :-)
Tanto trabalho! Muito em breve, daqui a quatro dias, vou enfiar-me no mosteiro de Alcobaça por algum tempo. Mais um evadido contrito? Quando voltar, espero bem que esteja um frio de rachar aqui também. Se vou visitar a nova igreja de Fátima ali perto? Não, espero bem que não me deixem sair da minha cela em Alcobaça, ao pé dos túmulos de D. Pedro e D. Inês.
Até breve. Deixem comentários (na entrada mais recente) e não esqueçam as instruções nos posts anteriores.