terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Segundo Período. Inverno. Janeiro e Fevereiro.


Olá pessoal, tudo bem? Frio e Isolamento?
Agasalhem-se bem na rua e, em casa, no quentinho do lar, apreciem esta música sazonalmente agradável (escolham "Full screen" no "Menu").
Na Escolaugusta, o nosso espaço de formação e boa disposição, continuamos com força e aquecimento no bom caminho. A aprendizagem de línguas estrangeiras com recurso às novas tecnologias é um desporto comunicativo de alto risco que ajuda a descontrair e a aperfeiçoar o nosso espírito de cidadania. Evitamos, assim, ser o jackass da festa e superamos comportamentos irresponsáveis e desculpas vergonhosas.
As Provas de Fevereiro estão aí à porta. Já sabem que vão ser avaliadas quatro competências. Vou deixar aqui um texto que pode servir de modelo para a Compreensão Escrita ;-)
Sugestões para preparar o que aí vem:
1. No site do Centro Multimédia RTP, se clicarem em "Programas on-demand", em baixo de "Emissões TV", podem escolher entre Informação (por exemplo: "Em Reportagem"), Entretenimento (por exemplo: "Falamos Português", "Sociedade Civil" e "Cuidado com a Língua"), Desporto e Especiais.
Se clicam em "Progamas on-demand", debaixo de "Emissões Rádio", e escolhem um canal na caixinha "todos os canais", no topo à esquerda, surge todo um mundo de conteúdos variados e interessantes, por exemplo: Antena 1 ("História Devida" "O Amor é... 2ª a 6ª", "Portugalex", "Vozes da Lusofonia", etc), Antena 3 ("Prova Oral", "Há vida em Markl" etc, etc).
Se clicam em "Notícias", encontram também "Vídeos" e "Áudio". Em "Temas" podem ver notícias como a Cimeira Ibérica.
2. Na SIC, além de vídeos de notícias e entretenimento (em "Vídeos", no topo da página), podem ver Reportagem Especial.
3. Na TSF, em "Programas", podem clicar em "Arquivo de Programas" e ouvir algum que chame a vossa atenção.
4. Podem ler alguma notícia de cultura, vida, sociedade, cinema, nos jornais Sol, Correio da Manhã, etc, etc. Sempre com muito prazer.
Enfim, visitem alguns dos sítios e recursos que estão aí à direita, sem stress, com calma e alegria. Nunca houve tanta oportunidade para a autonomia na aprendizagem das línguas estrangeiras ;-) E digo mais: é muito provável que eu vá buscar os textos para as provas a algum desses mundos ;-)
Trabalhandoestudando, chegaremos a Fevereiro. A Candelária e São Brás dão-nos as boas-vindas e, passadas duas semanas, São Valentim abre a janela do Amor: flores, versos, postais ilustrados ... o Dia dos Namorados. Vamos escrever histórias e vamos publicar no nosso blogue uma secção intitulada "Amor Augusto". Leiam para já esta história muito doce ;-)
Sem perder o fôlego, na semana seguinte, vamos mascarar-nos e pregar partidas no Carnaval. Nos dois dias que antecedem a esse fim-de-semana prolongado, vamos filmar nas aulas e na Ponte Romana algumas cenas de danças, batucadas, risos... de medo, barulho, gritos, chocalhos, raparigas solteiras perseguidas pelos Caretos... Vamos meter-nos em Cegadas!
E, claro, Música Maestro:
Oiçam em "Música em Português" e vejam em "Vídeos: música", cantores e bandas a elogiar o Amor, a Festa, o Carnaval: Tony Carreira, Roberta Sá, Donna Maria, Mónica Ferraz, Ivete Sangalo, Maria Rita... Ok, que tal estas propostas minhas para cantar e dançar nas aulas na segunda metade de Fevereiro?: Roberta Sá (carreguem nos botões da Rádio até encontrarem "Alô Fevereiro", "Janeiros", "Cansei de esperar você", "Samba de amor e ódio", "Novo amor", "Samba de um minuto"), Maria Rita: Samba Meu ("Novo amor"). Procurem as letras (utilizando o alfabeto no topo da página) e aprendam de cor e salteado.

Bom, fico por aqui, por enquanto. Até já.
Vão preparando os manuais, os cadernos, as actividades, as canções (música em português!), os instrumentos e as fantasias.
Participem com comentários e sugestões ;-)
Ah, ia esquecendo: Feliz 2009! O ano passado já vai desaparecendo nas brumas da memória e o novo vem carregado de boas intenções e desejos (estas duas últimas ligações demoram um bocado a carregar. Paciência!).