segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Inverno. Segundo Período: Janeiro e Fevereiro.

Olá, tudo bem? Pois é! Está um frio de rachar por todo o lado, isto é, por estas bandas (no Brasil, é outra a moda;-) As ruas cobertas de branco são, para uns, motivo de diversão; para outros, de queixa. Na Escolaugusta, o nosso espaço quentinho de formação e boa disposição, continuamos com força e bem agasalhados para o que der e vier.

video

No Ano Novo, para minimizar o risco de mudanças bruscas na escrita da língua, continuamos na transição para a Nova Grafia do Português, pequenas alterações na ortografia de algumas palavras.

Em relação ao nosso próximo filme na Biblioteca (dia 8 de Fevereiro, pelas 19 horas), desta vez optámos pelo arrojo. No meio de tanto frio, calham bem algumas cenas escaldantes. E, além de ter legendas em português para facilitar a compreensão, é o filme português de maior sucesso de sempre na bilheteira lusa (terá sido por causa da estrela protagonista Soraia Chaves? ;-) Call Girl. Eu não sabia era que se escrevessem teses de doutoramento sobre o tema das acompanhantes de luxo.

Trabalhandoestudando, chegaremos a Fevereiro, um mês de Provas. A Candelária e São Brás dão-nos as boas-vindas e, passadas duas semanas, São Valentim abre a janela do Amor: flores, versos, postais ilustrados ... o Dia dos Namorados. Vamos escrever histórias e vamos publicar no nosso blogue uma secção intitulada "Amor Augusto". É importante ter um coração saudável.
Sem perder o fôlego, na semana seguinte, vamos mascarar-nos e pregar partidas no Carnaval. Nos dois dias que antecedem a esse fim-de-semana prolongado, vamos filmar nas aulas e na Ponte Romana algumas cenas de danças, batucadas, risos... de medo, barulho, gritos, chocalhos, raparigas solteiras perseguidas pelos Caretos... Vamos meter-nos em Cegadas! Quem quiser, pode aprender a sambar com Dandan, uma das melhores passistas do carnaval carioca ou experimentar uma fantasia (leiam e oiçam a notícia para repararem na cadência do português brasileiro).

A excursão pedagógica da Escolinha este ano é pelo Interior da Beira: Castelo Branco, Covilhã e a aldeia histórica mais portuguesa de Portugal, Monsanto. Participaremos em actividades comunicativas antes, durante e depois da viagem. Vamos para já aprender de cor e salteado, para cantar e dançar no autocarro, esta bonita canção da Anabela "Covilhã Cidade Neve":

Nas graníticas paisagens de Monsanto, ainda pode ouvir-se, o velho adufe sempre a acompanhar, esta alegre cantiga das vindimas, de Decantado:



Leiam também este poema de João Roiz de Castelo Branco, quem tristemente canta com melancólica saudade. A lápide funerária do poeta pode contemplar-se numa igreja albicastrense.

O Inverno é também uma estação musical.

Por enquanto, é tudo. Participem com comentários. Até já!