segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Outono: Novembro.

Olá pessoal, tudo bem? Já acertaram o relógio para os próximos tempos?
Começou o novo mês com um fim-de-semana prolongado sob alerta amarelo em Portugal. No Brasil, o Palácio do Planalto tem pela primeira vez uma mulher como inquilina.
Recordam-se nesta altura do ano todos os santos e os finados. Outros comemoram a noite das bruxas: embora por algumas bandas se mantenha a tradição, em quase todos os distritos de Portugal é festejado o Halloween.
Na nossa Escolinha, vencemos o medo do medo com boa comunicação, tensão agradável e muita atenção ;-)
No Nível Intermédio 2, treina-se neste primeiro período lectivo a apresentação oral em público de um tema do quotidiano. Os estudantes escolhem e apresentam, por isso, uma de estas reportagens sobre educação, vida, sociedade, trabalho, cultura, desporto, investigação:
A Escola no Jardim. A Adolescência. A Imigração. A criatividade Made in Portugal. Aproveitar o Mar. O Consumo. Uma Geração de Viragem em Moçambique.
Na Biblioteca, vamos ver um filme brasileiro um pouco violento mas muito interessante: Tropa de Elite 1, urso de ouro em Berlim.
Nas tabernas alentejanas, os homens já começam a preparar o São Martinho, com bom vinho novo, sem crise. A castanha também não pode faltar.
Em contrapartida, as mulheres portuguesas (pelos vistos, trabalham mais do que o resto das europeias) não dispensam um bom par de sapatos. Agora, em Portugal, já se pode comprar no hipermercado também ao domingo.
Há quem tenha deixado um emprego de sucesso no estrangeiro para voltar a Portugal.
A crise pode ser discutida à mesa, mas os sabores promovem também culturas. Muito saudáveis são os sabores mediterrânicos (se houver problemas para ver estes mediterrânicos vídeos, cliquem aqui; depois, escolham "sabores mediterrânicos" e "vídeos").
Para espantar os males do Outono, mais uma nota musical, maestro: uma canção brasileira, uma morna em crioulo de Cabo Verde e uma gaivota portuguesa. Assistam em Full Screen. As letras, aqui.
Para terminar, um pequenito conto de susto e terror ;-)

video