sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Breve e Frio Fevereiro: Carnaval, Provas, Cinema e Amor.

Olá pessoal, tudo bem?
A queimar as pestanas por causa das provas? Força! Lembrem que estudar é um desporto de alto risco que ajuda a descontrair e relaxar ;-)
Ou então, os livros e cadernos ficaram guardadinhos, e está tudo a postos para se mascararem e pregarem partidas no Carnaval? Danças, batucadas, risos... por vezes, medo, barulho, gritos, chocalhos, raparigas solteiras perseguidas pelos Caretos... Não se metam em Cegadas, e que a Candelária e São Brás vos guiem e vos curem as dores de garganta.
A seguir às provas, no dia 13, vamos ver o filme "Dot.com" na Biblioteca. Vale a pena assistir a esta divertida aventura transfronteiriça. E no dia seguinte: flores, versos, postais ilustrados ... o Dia dos Namorados.
Muitas cores também na exposição de Bela Silva, em Zafra.
Já na Primavera, estudantes da EOI de Mérida tornam-se actores e actrizes e, a falar português, vão para o palco do Teatro Romano da antiga capital da Lusitânia. Ena! Que bom! Quando? Já começaram os ensaios? ;-)
Engraçada a história de Romanos e Lusitanos. Dizem alguns que Viriato foi morto por Inveja. Graças a Deus, esse pecado mortal ficou extinto. Hoje em dia, não existe esse sentimento, e, felizmente, dão-se apenas histórias de virtude e amizade transfronteiriça ;-) Um exemplo disto vão poder apreciar muito em breve no documentário que andam a rodar uns amigos de Llerena. Entretanto, podem ver este novo vídeo, que inclui uma canção barranquenha.
De cooperação transfronteiriça também nos irá falar o nosso amigo Carolino Tapadejo, de Castelo de Vide, que vem acompanhado de uma técnica de turismo do Norte Alentejano. Será uma conferência informal em que vamos participar todos. Terá lugar no dia 21 de Fevereiro, Quinta-feira, pelas 19 horas.
De regresso à actualidade e às competências comunicativas, quem quiser ler mais um bocadinho e activar Sinapses, leia.
Bom, boa sorte, ganhem coragem e participem!

46 comentários:

Anónimo disse...

Ó pai¡ Nova entrada no blog¡ e onde estão todos..? Está muito tranquilo não é?
Bom, Juanlusz o espirito de competição do que me falavas para o teste finalizou no mesmo momento no que li as perguntas... Que exagero¡ Até fonologia¡¡¡¡¡¡ :-)
Seguiré observando as pirámides nos filmes ... :-((((((
Sorte a todos¡¡¡

Anónimo disse...

Olá, Manuela! Já tiraste a toalha. Não é próprio de ti. Algumas perguntas perguntas são difíceis, mas há possibilidades. Se segues a recomendação do início, podes procurar as respostas acalmadamente.
Eu fiz uma cópia e estou à procura. Para a fonologia, no dicionário do blog há uma entrada de Gramática; para a origem das palavras, no dicionário está. Para mimi, é muito mais complicado reconhecer alguns erros, mais estou seguro que tu podes ajudar. Em qualquer caso, acho que devemos participar, embora seja porque vamos saber alguma coisa mais. E, depois de tudo, vocês embarcaram-me nesta aventura e devemos chegar até ao final. Assim, força e espero comentar em breve as respostas com vocês!
Caro professor! Na minha vida li tanto sobre o carnaval. Interessante informação da cultura portuguesa.
Fiz um percurso por os links. Chamou-me a atenção a página de Saint- Valentin, a cidade francesa. É um verdadeiro postal.
Começam as aulas. Até breve

Anónimo disse...

olá pepe. Não tirei a toalha já enviei o meu testem. Na minha vida li tanto sobre aspalavras compostas segundo uns turmas-pilotos segundo outros isso escrever isso é uma burrada. E a procura dos erros... é dificílimo quanto mais olho menos vejo. Mas não abandonei Pepe. Sou muito teimosa. Até pronto

Juanlusz disse...

Olá Manuela, olá Pepe:
Ainda é muito cedo para arriar a bandeira. Mais um pouco de genica!
Vocês são um bom exemplo de turma-piloto: as velas, os mastros, o leme, o convés e o porão desta nau, estão em boas condições. Tudo navega de vento em popa! O destino é a língua portuguesa!
Até breve.

Anónimo disse...

olá jl!
Neste fevereiro conotado com as provas, o pessoal ando todo assustado...
Estão com medo de ser apanhados nos erros fonéticos ou gramaticais...
Pobres "alunos-facanitos" face ao "professor"-careto"!...
Até breve.

boralá disse...

muito divertido o testemunho do PEPE sobre a sua história com a língua portuguesa :) mais uma história, literalmente, deliciosa!!!!!

Juanlusz disse...

Olá Coral, já sabes que participar implica sempre arriscar-se e daí a alegria, a emoção, mesmo com Caretos e Cegadas pelo meio: quem não arrisca, não petisca...
Não é, Boralá? O Pepe petiscou, arriscou e está a conseguir. Não admira!
Até breve.

Anónimo disse...

Olá pessoal!
Acabo de ver a esposição de Bela Silva. Curiosa pelo menos. Os trabalhos ressumam feminismo, não é? Chamou-me a atenção que quase todas as mulheres vistem sapatos de salto, embora seja o seu único fato. Também os desnhos fazem referências á mitologia, pelo menos isso penso. Curiosa.
A canção barranquenha parece-se, só na interpretação dos cantores, com os "quintos borrachos" da minha aldeia.
Até breve.

Anónimo disse...

"Exposição", não esposição. Burro de mim

Anónimo disse...

Olá!

Hoje vi este Blog por casualidade, mas não sei que é Escolagusta?

Sou ou fui aluna da escola de línguas de Mérida, mas agora não posso ir por trabalho...jo!

Parabéns a todos os que fazem este blog tão interessante!

Anónimo disse...

Olá a tod@s!Gostei imenso do link para o dia dos namorados. Sao muito engraçadas as mensagens de S. Valentim, mas acho que já esotu um bocadinho velha para por uma... Perante, poderiamos fazer alguma no blog? Acredito que há pessoas que escrevem muito bem, e gostava ler as suas mensagens.Convido a tod@s a partilhar com os colegas as suas ideias para o dia dos namorados. Fico à espera. Raquel

Carmen Rojas disse...

Bela Silva recreia um mundo muito especial. Para saber mais sobre ela, visitem este blogue
onde podem encontrar um artigo muito interessante sobre o seu universo artístico.

Bom carnaval!

Juanlusz disse...

Olá Pepe, vou tentar apreciar esse elemento "curioso" na exposição de Bela Silva (Bella Zarza, como as rosas, belas com espinhos...)
Se eu te disser que o Manuel cantor é um velhino alegre que viu a dor da Guerra Civil, e que o guarda do castelo é um bom amigo que admira a vitalidade do Manuel; que no dia das gravações no Castelo de Noudar, estava muito vento, mas o cenário era espectacular... Enfim, pode parecer um quadro de bêbados, mas não é.
Bom Carnaval e continua interventivo :-)

Juanlusz disse...

Olá Anónima, tudo bem?
A Escolaugusta é um espaço educativo onde participam o prof Juanlusz, os alunos da EOI de Mérida, e todas as pessoas dos quatro cantos do mundo, que queiram contribuir.
Portanto, bem-vinda e continua com a língua portuguesa, agora à distância.

Juanlusz disse...

Olá Raquel, obrigado pelo convite. Tu não tens idade para postais de amor, o que é isso? Que tal seres tu a primeira a quebrar o gelo (dos corações :-) e a escrever um postal engraçado? Vá, força!
Olá Carmen, obrigado pela sugestão, e bom Carnaval!

Anónimo disse...

Bom dia!
Agora estamos no Carnaval, mas é uma festa que não gosto. E em duas semanas é o dia dos namorados, e também não estou interesado. Por sorte, entre esses dias tenho um mais importante.
Mas hoje queria falar de outra coisa, e com sempre é sobre fotografia. No sábado passado visitei Portugal, umas vilas do Alentejo: Vila Viçosa, Alandroal, Terena, Monsaraz e Mourão. São vilas pequenas e muito tranquilas, e podem ver as fotos no meu fotospaço habitual: http://picasaweb.google.es/datoter/Alentejo2Parte
Também pratiquei um bocado de português, mas tenho que aprender muito mais.

Juanlusz disse...

Olá Dani, e obrigado. Não gostas de máscaras nem de postais apaixonados? Mas são dias para tirar lindas fotografias... Olha, por acaso fazes anos em breve? Diz nas aulas, para te cantarmos os Parabéns, ok? Não esqueças.
Essas terras que visitaste são realmente bonitas e com muita história. Em Terena, por exemplo, está uma ermida que já era cantada, aquando da Reconquista, em verso por Alfonso X, nas cantigas.
Praticaste Português mas tens que aprender MUITO MAIS? Força, rapaz!

Anónimo disse...

Eu tambén não gosto muito do carnaval. Se calhar o motivo é que não tenho costume de mascarar mas, hoje na minha escola, todas as professoras mascaramos e os alunos divertiram-se muito.Sorrisos y gargalhadas por todas partes.Que lindo!Não há coisa mais bonita que o sorriso de uma criança.
Hoje de manhã desfrutei do carnaval e por isso que pido uma salva de palmas para todas as pessoas que conservam e mantêm vivo este divertimento.
Mariló.

JUANAN disse...

Olá! Já vi os sofrimentos do Pepe e da Mariló no concurso da língua portuguesa. Força. A nosa esperança fica no engraçado professor Juanlusz que vai demostrar aos colegas do outro lado da rai a sua capacidade.
Eu também não gosto de mascararme por Carnaval. Prefiro as festas de disfarces.
Para Raquel uma frase de Fernando Távora, o mestre dos arquitectos portugueses, referida a suas obras primeiras: "... vejoas sempre com muita saudade como acontece com as mulheres outrora amadas"
Bonito, não é?

Anónimo disse...

olá aos colegas de 4º ano da escola,combinamos na próxima quarta para o café as 17,00, saludos par a ana, a manuela y a pilar.....

Bea disse...

Olá a todos!!
Força para estudar! ;-)

Juanlusz disse...

Olá Mariló, junto as minhas palmas para festejar o Carnaval, e o Carnaval das crianças é dos melhores, sim senhora.
Olá Juanan, acabei de chegar de Lx, onde estive a ver algumas exposições e museus com interesse. Já viste o "vídeojogo" da viagem a Itália? A frase do Távora é bonita, cheia de "portuguesa saudade arquitectónica" ;-)
Raquel, escreve um verso de amor, vá!
Olá Anónimo, bom café! Café português ou à portuguesa? :-)
Olá Beatriz, obrigado, parabéns e força para ti também.

Anónimo disse...

Juan Lusz, já leu o meu e-mail com a reportagem fotográfica?
Muito obrigado.
Amparo.

Juanlusz disse...

Olá Amparo
Peço imensa desculpa mas, inadvertidamente, apaguei o teu e-mail. Podes mandar de novo? Espero que tenhas guardado uma cópia.
Muitíssimo obrigado.

Anónimo disse...

Bom dia, professor!
Hoje nao (no teclado LINEX o til está de viagem) posso assistir às aulas. Peço desculpas. Já perguntarei o que vao trabalhar.
Até segunda

Juanlusz disse...

Olá Pepe
Esta semana vai ficar tudo a postos para as provas da próxima semana. Portanto, revê a matéria e pronto.
Até segunda.

Anónimo disse...

Olá João Luis!!! Muito interessante o teu blog. Olha, vou estudar um bocadinho para o meu exame... Até breveeeee!!!!

boralá disse...

OIS a todos depois do Carnaval...

Violência doméstica???? que tema para aulas de PLE, não???? Mas nós adoptámo-lo aqui por terras berlinenses e estamos a criar SLOGANS (frases curtitas, portanto) para alertar contra o fenómeno...

Podem deixar as vossas contribuições e FALAR PELOS COTOVELOS...

Juanlusz disse...

Olá Branquinha Vermelho, sorte e força!
Oi Boralá, tudo bem? Obrigado por mais um desafio.
Pessoal, vamos participar!

Anónimo disse...

Olá "blogeros" dois coisinhas para dizer: a primeira gostei muito do filme de hoje, se alguém não esteve animo-o para vê-lo. É divertidíssima.
Outra coisa, se teverem tempo entrem no youtube e procurem dois vídeos curiosos onde parecem ver-se boicotes na final do ano passado de Campeonato da Língua Portuguesa. Procurem: CNLP Manuel Silva e Telmo Bertoldo e Desempate no Campeonato Nacional da Língua Portuguesa.
A organização ficou aparvalhada...

Anónimo disse...

Desculpa duas coisinhas, vale... ? :-(

Juanlusz disse...

Olá Manuela, o filme de ontem baril, e os vídeos do youtube... eh pá, bué de fixe!

Juanlusz disse...

Ah, a propósito: a aldeia de Dornes, onde decorre a acção do filme de ontem, fica perto de Tomar e não de Castelo Branco, como eu pensava.Vejam alguns Roteiros de Portugal em:
http://www.elmundoviajes.com/elmundoviajes/especiales/2003/11/portugal/ruta.html?cual=45

Anónimo disse...

Olá a tudos os bloggers!!!, juanluz, obrigada pelo film de ontem, foi muito divertido.Ahhh!,a aldeia de Dornes muito bonita.Mamen 1º

Anónimo disse...

Olá malta!
Cara Manuela! Que videos mais giros! Se não fosse porque o concurso começa com ars de seriedade, parece-se com os gags do Gato Fedorento, não é?
Boa tarde, Juanlusz! Como já te disse, na quarta estivemos de viagem escolar perto da tua terra. Parámos para tomar o almoço en Llerena, bela cidade. Fizemos um pequeno percurso pelas vielas embebedando-nos com a sua história. Comimos num restaurante chamado "A Toscana". Não sei se o conheces. Acho que sim. A visita foi inesquecível. Até breve. Sou Pepe, mas agora não sei como publicar o comentário. Há novidades. Vou fazê-lo como anónimo até novas instruções.

Anónimo disse...

Olá Mamen, fico contente de que tenham gostado do filme e da aldeia. Um dia destes, a gente combina e vai lá conhecer os seus encantos.
Olá Pepe, uma visita á cidade de Llerena é sempre recomendável e, além disso, proporciona 0'001 valores na prova final ;-)Já comi nesse restaurante. Estiveram,por acaso, na "Hospedería"?
Para mandar comentários agora, escolhem "nome/url" em "seleccionar uma identidade", escrevem um nome, deixam em branco a "url" e clicam em "publicar o seu comentário".
Até amanhã.

Anónimo disse...

Boa tarde, professor!
Acabo de chegar à casa. Na autoestrada tive um problema mecânico: não sei por que, mas os médios deixaram de funcionar. Bolas!
As aulas de hoje são importantes, mas sem luzes não posso circular e muito menos nestes dias. Hei-de ir à oficina às 18 horas e não sei quando acabarão com o carro.
Vou telefonar a Ana para te explicar pessoalmente por se não pudesses ler o blog antes das aulas.
Peço imensas desculpas, e também por as da quarta: tenho reunião de professores.
Estou verdadeiramente chateado.
Até breve.

Anónimo disse...

Olá a todos. Profe preciso disseres como é que tenho de fazer para ouvir esse programa da rádio do que sempre falas. Não me lembro da forma que posso descarrega-lo.
Outra coisinha, o comité do campeonato responderam o meu correio e disseram que foi uma gralha mas as respostas já estão na página. Porem, da resposta que considero incorrecta não fizeram nenhum comentario :-)
Pepe boa sorte com os teus médios oxala seja pouca coisinha e fique já reparado, estos carros nossos....

Juanlusz disse...

Olá Pepe, espero que o teu carro fique consertado em breve. Quando voltares, falamos sobre as provas.
Olá Manuela, continua a participar e não ligues!
Eu recomendo vários programas, entre os quais, "Há vida em Markl", "O Amor é...", "Prova Oral", todos no Centro Multimédia da RTP. Clica no "link" do blogue, escolhe "Emissões rádio", "programas on-demand" "todos os canais", Antena 1 ou 3. Se tiveres problemas, fala comigo próxima Quarta.

Anónimo disse...

Olá Manuela, já li que o Comité não fez comentário algum em relação a pergunta que fizeste, más tinhas alguma esperança? Eu não.
Pepe peço-te desculpas por não poder falar contigo ontem mas fico um bocadinho "moca" e não ouvi o telemóvel. A idade que não perdoa!!!!
Espero que já tenhas o teu carro arranjado e podamos pronto partilhar do 2º teste.
Até breve e força para o pessoal que ainda tenha de fazer alguma prova.

boralá disse...

época de provas na ESCOLAUGUSTA???? boa sorte a todos, sobretudo nos testes de Português :)

Já deixámos mais alguns slogans no FALAR PELOS COTOVELOS e estamos à espera dos vossos...

Beijinhos de longe ;)

Anónimo disse...

Ola Escolaugustos,

se querem ver alguns exemplos de como NAO tratar o tema da violencia domestica espreitem a caixa de comentarios. Estamos a vossa espera e precisamos de mais slogans (serios)!

Ate em breve e saudades de Berlin
clu

Anónimo disse...

olá todos. Já finalizaram as provas e não temos motivos nenhuns para não escrever.
Já leram o mail que A Comissão Técnico-científica do Campeonato enviou...? Sei lá¡¡¡ Pontos para todos¡¡¡¡¡ Aproveitem os saldos¡¡¡¡ :-)
Pepe este mail também não tem "desperdicios"

Anónimo disse...

Boa... não sei!
A cada "paço" um novo erro por não dizer "serro". Mas quem são os componentes da CTC. Nome presunçoso. Ó Manuela, pelo menos é divertido, eh pá?
Nem eles concordam com si próprios.
Amanhã temos de escrever um slogan no blogue cotoveliano. Esta é a tarefa para todos.
Que horas!

Juanlusz disse...

Olá Análvarez, Manuela e Pepe:
estão mesmo empenhados e embrenhados nos meandros da língua portuguesa. Força!
Olá Boralá e Clu:
Por cá, acabaram as provas, a tensão, o stresse de Fevereiro. Espero que recebam em breve alguns slogans contra a violência doméstica. Obrigado.

boralá disse...

Oi!

O PEPE deixou-nos um comentário bem sério e um slogan de se lhe tirar o chapéu...

Gostei do puxão de orelhas que levámos e que ele nos deu: a violência doméstica não é assunto para brincadeiras.

Obrigada, PEPE, por nos chamares à razão.

Um abraço de Berlin com céu azul!