quinta-feira, 1 de maio de 2008

Alfa e Omega do Ano Lectivo. Ecosss...ss...s...

Olá, tudo bem?

Merry Month of May!
Estreia nesta sala virtual a curta-metragem educativa "Ecos na Lusitânia", da Escolaugusta. Muito obrigado a todas as pessoas que participaram e colaboraram, incluindo o apoio informático vindo de Almendralejo.
A iniciativa foi realmente um sucesso, um espectáculo gravado para sempre na memória.
Dar também queria os parabéns aos estudantes de português finalistas da EOI de Mérida (5º Ano). Foi um caminho longo, sei, mas espero que tenha sido agradável ou, no mínimo, agridoce ;-)
A viagem de estudos a Coimbra correu lindamente e contamos com uma excelente reportagem fotográfica.
dfdfdfdfd
Mês de Junho e Verão:
A época balnear abre no primeiro dia deste mês, Domingo. As férias estão aí à porta. Ficam aqui algumas sugestões sobre Destinos de Verão e sobre As Melhores Praias Portuguesas.
Vão ouvir ecos musicais em língua portuguesa (e não só!), sons de embalar o coração em momentos difíceis. Na Prova Oral deste ano lectivo, vão cantar, em pares, uma dessas canções, trajados a rigor, lembrem! No próximo ano, as canções estarão em árabe, russo e japonês ;-) Força e boa sorte! Ei-los aqui: Vídeos em Música Augusta. E, por um lado, Letras em português; por outro lado, Letras em italiano.
Lembrem que a época de exames é uma das mais divertidas do ano lectivo. Já sabem que é muito emocionante, é o máximo, estar em tensão e sob pressão o tempo que dura o jogo, o desafio das provas. A recompensa a seguir sabe muito melhor ;-)
Não se esqueçam da Auto-avaliação!
Participem com comentários. Até breve.
Ah, ia esquecendo! Este "post" será, provavelmente, o último neste ano lectivo.
ghghghghg


43 comentários:

Anónimo disse...

Simplesmente, maravilhoso.
Às vezes, a palavra, a música e a imagem desenham um quadro único nos espíritos artistas.
Parabéns imensos.

Anónimo disse...

Gostava de repetir a experiência se for possível.Fiquei mais que feliz,não só pelo resultado mais tambén pelo convívio.
Tenho de dizer que o tempo passou sem que déssemos por isso.
Parabéns para todos e sobretudo para o nosso professor. Mariló.4º

C. Muñoz disse...

Macho, como te lo curras. Es estupendo el video ... y los créditos. Hay que ver lo que dáis de sí los Zamoranos ...
Un saludo y enhorabuena.

Anónimo disse...

Gostei imenso da curtametragem. Parabéns e até que o nosso professor diga de fazer outra.

Anónimo disse...

Formidável, bom trabalho, dou graças a Venus por deixar-me participar neste projecto. Parabéns a nosso professor, a seu irmão e a todos em geral. Até a próxima.

Anónimo disse...

Olá colegas de português,
Gostei imenso da curta-metragem e experiência como actor num marco incomparável. Parabéns e até outra Juanluszdovar.

Anónimo disse...

Olha, é verdade, "o tempo fugi". Gostei imenso da corta, teve de ser uma aprendizagem muito divertida. Já agora, o presunto, o Jesus, que bom, não é?

Parabens e muitos beijinhos, Juan...

Anónimo disse...

Eu também gostei muito do video.Agora vou tentar de que o comentário não saia anónimo.As minhas dicordâncias com o computador são cada vez menos frequentes e temos melhor entendimento. E como se diz na minha aldeia, aos noivos:"Que seja para bem e para muitos anos".

Carmen Rojas disse...

Parabéns, Juan Luis e a turma augusta, fan-tás-ti-co, grande sorte a vossa, poder ter como cenário o Teatro...

Já pus neste blogue a minha opinião.

Sorte com exames futuros!!!

Anónimo disse...

Caros colegas, como eu disse, a noiva gosta muito de falar, por isso gostaria apenas de agradecer a Juan Luis, o seu primo Francis por a edição e produção, bem como todos os colegas pela sua participação e todas as pessoas que vieram e ajudaram (empréstimo de vestidos, jóias, movendo a mesa, o presunto, etc), porque eles também são parte do resultado final. Muito obrigado a todos por fazer-nós desfrutar tanto da experiência! Amparo.

arcana disse...

olá! Parabéns Juan Luis. Os meus colegas do trabahlo acham também que fizeste un bom trabalho.

Muito beijinhos

arcana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Obrigada, eu, J.L.
Foi óptimo estar lá convidada. Uma linda e divertida experiência.
E para uma emeritense como eu, fazer este panegírico da Lusitánia foi uma verdadeira honra. Bem-hajas por tudo!
Parabéns e agradecimentos a tua família que tanto e tão bem colaboraram, mesmo o lindo bebé , com a interpretação mais sincera de todas.
Oc actores magníficos!
(Espero que gostes de algumas fotografias que tirei)

Anónimo disse...

Muitos Parabens Juan Luis!
A verdade é que a curta-metragem ficou fantástico.Eu estou muito contente porque ao final fizemos/fizestes todos um bom trabalho. A montagem resultou precioso e o broche final dos créditos é para nota. Em breve chamar-te-á Almodóvar para que lhe ensines a fazer as coisas. Parabens a todos os actores e a todos os colaboradores e nomeadamente aos noivos.Até breve . Fátima

Anónimo disse...

Olá a tod@s! A curtametragem ficou muito gira, e o "atrezzo" foi o melhor. Fiquei muito surpreendida, mas onde é que apanharam a esse bebezinho a gritar aos berros. A musica da festa, interpretada pelo coro escolaugusta, também ficou engraçada. Mas, ao fim, que aconteceu com os noivos, deram o não um nó? Muitos parabéns para os que participaram, mas não há nem sequer uma lembrança para as estrelas rutilantes que não estiveram? Juanlusz, não estou a dar um raspanete.
Força para os testes finais!!!
Beijinhos.
Raquel

Anónimo disse...

Olá novamente!
Francisco disse-me que tinham feito um teatro, e decidi passar por cá para o ver, achei muito interessante (penso que o vosso português está quase perfeito), um dia vão ter que vir representar cá em Portugal!(risos)
Abraços e continuem no bom caminho!
Coxixo!

Anónimo disse...

Olá Colegas de português!
Eu tenho uma perguntinha para vocês. Que é o que condiciona as pessoas para a sua escolha da roupa?
Quero sinceridade, já conhecem que é mais fácil agarrar a um mentiroso que a um coxo....
Estou a espero um abraço.

Anónimo disse...

ó ibérico do norte,essa é uma pergunta muito interessante, mas eu vou dar-te a minha resposta que é muito parva.
(Se estarmos a falar da peça de teatro ) Eu apanho o que tenho. E apanhei várias djilabas que tinha que, com a magia do local, ficaram vestimentas romanas.
E agora pergunto eu: A roupa faz a pessoa? por que tu,até parecias um profissional do presunto ;-)... Parabéns pela interpretação.
abraços

Anónimo disse...

Bom dia a todos depois da viagem a Coimbra. Eu ainda não descansei muito, tenho sono! Mas estou a trabalhar um bocado. Já sabem que eu estou sempre a falar de fotografia, e esta vez tenho muitas para pôr, mas há um problema com a conexão, e não posso mostrar as minhas! Esta tarde vou fazer desde casa.

Mas se alguém quer partilhar as suas fotos, decidei fazer um novo álbum para que todos podam pôr as suas fotos. Os interessados, escrevem-me a este endereço: datoter@hotmail.com, e vou dar o nome de usuário, o password e instrucções. Também vou pôr ali todas as fotos que tenho relacionadas com a escola. Acho que vai ser o álbun oficial dos alunos de português. O link é http://picasaweb.google.es/fotosaugustas

Esta tarde terão mais notícias,

Dani

Anónimo disse...

Caro Juan Luis,
Como foi o fim de semana? Obrigado por o link para o tour virtual de Coimbra!

Já voltamos e a viagem foi MUITO GIRA! Encontrámos outros estudantes de Português, partilhamos mesa, risos e momentos inesquecíveis como a canção da viagem. Tivemos uma fantástica organização do professor José Ignacio e a ajuda de uma guia turística muito paciente e agradável de ouvir.

Temos de fazer mais viajar para Portugal! Foi inesquecível! Também fizemos muitas fotografias que pronto podera ver!

Amparo 1º.

Anónimo disse...

Boa tarde colegas! Eu queria dizer que a viagem foi muito especial, gostei imenso. Falamos muito, conhecimos mais colegas de outras turmas,cantamos,subimos y descemos muitas escadas, mas valio a pena, todo era increível.
Os colegas de primerio foram os melhores. Beijinhos a todos, gostei muito de pasar a viagem com vos. Até logo.

Anónimo disse...

No comentário anterior é mio. Carmen Jaramillo

Anónimo disse...

Hoje a manhã disse que não podia pôr as fotos. Agora já não há problema, estão no novo álbun: http://picasaweb.google.es/fotosaugustas. A Chary também pus as suas (acho que algumas). Espero que gostem e também queram partilhar as suas neste espaço. Então, eu dou o password (prefiro não escrivir-o num lugar público).

Até breve!

Dani (datoter@hotmail.com)

Anónimo disse...

Olá Coral,
Eu estou a falar da roupa de cada dia, da roupa que tu gostas o gostarias por, da roupa que define a tua personalidade, das cores que tu preferes, em definitiva, o que te condiciona para tua escolha da roupa.
Muito agradecido por tuas palavras, eu parecia o que tu viste, só um mau interprete de "Pernarum Confector" que apanhei o primeiro que tinha na minha casa e unas malhas de mulher.
Neste caso a roupa não fazia muito.

Anónimo disse...

A questão que coloca o Ibérico do Norte, é muito interessante. Ao menos havemos de ter em conta duas hipóteses: a primeira, se ha roupa que levamos é realmente escolha ou está sujeita a tirania da moda. E a segunda, quanta a influência do entorno?
De facto, a tirania da moda chega a limites, mesmo, de imposição. Agora mesmo tornou-se tarefa “titânica” encontrarmos umas calças que cheguem à cintura ou um soutien sem recheado (sou ,mesmo, capaz de dedicar todo um escrito sobre o assunto do soutien).
A influência do nosso entorno social é decisiva. Quem observar com atenção não pode deixar de vé-lo. Como fores eu vou!!!
Há, sempre exepções, por exemplo, e sem irmos mais longe, o nosso Ibérico do Norte. Não acham?

Anónimo disse...

Olá Luisinha,
Muito interessante o teu comentário, concordo com as tuas duas hipóteses, mas eu tenho uma terceira, o dinheiro. Estamos sujeitos a tirania da moda e a influência do entorno, mas estas duas estão sujeitas a o nosso pressuposto, que também tem a influência do nosso entorno social, não é o mesmo um fato de Armani, que um fato prêt à porter, não acham?
Concordo que o importante é que a pessoa marca a diferença, vistas o que vestires.

Juanlusz disse...

Olá, tudo bem? A marrar e a queimar as pestanas para as Provas de Junho? Força!
Coloquei um novo "link": Música Augusta. Espero que gostem.
Até breve.
;-)

Anónimo disse...

Mejor imposible, Juan Luis.

Peter

Anónimo disse...

Agora que o ano lectivo vai terminar, quero agradecer a paciência que o meu professor J.L. teve com a nossa turma e também o seu oferecimento incessante para nós usarmos esta ferramenta de aprendizagem da língua que é este "bloco". Este ano foi muito proveitoso; alguns alunos estudaram português e outros descobriram os seus dotes para a interpretação dramatica.

Anónimo disse...

Boa tarde!
há duas coisas que queria dizer, e uma é um bocado urgente: se o nosso professor não sabe ou não se lembra, na próxima quinta feira, 29 de maio, há um filme brasileiro na Filmoteca, no Centro Cultural Alcazaba às 20.30, "Tudo isto é fado". Só custa 1 €. Mais informação: www.filmotecaextremadura.com

Outra coisa, há novas fotos no album "Fotos augustas", mas de coisas velhas. Clickem no link Fotografias augustas do blog para ve-las.

Erika Cruvinel disse...

Olá
Sou uma amiga brasileira do professor Juan. O filme está lindo, o audio maravilhoso e as imagens muito tocantes. Parabéns aos alunos! Adorei aprender mais sobre a gastronomia, os castelos, os museus e as pessoas.
Abraços!
Erika

Anónimo disse...

Profe tenho um problema. Por mais que procuro a letrinha da cançao primeira do CD nao dou com ela no link. Podes dizer-me quem é a cantora e eu mesma procuro-á...? Obrigadinha
Outra coisa nao me lembro como é o titulo do livro que recomesdaste na última aula...
Achavas que já nao
¿¿"dar-mos-ia"?? cabo de ti...? Ainda o profe mandou-nos a pentear macacos :-) cá estamos enquanto quemamos as pestanhas¡¡¡
Beijos

Anónimo disse...

Estamos no cabo do ano. Ánimos para pasarem as provas finais. Já contamos com a flexibilidade e generosidade dos professores, nao é? ( Sigo com o problema do til).
Parabéns ao administrador do blog (= 0.000001 valores)e a todos os que participaram ao longo do ano. Um último esforzo.
Aos meus muitissimos queridos colegas da turma, obrigado per saecula.
Até breve.

Juanlusz disse...

Obrigado a todos. Um final em grande! Preparem as músicas para a Prova Oral!
Manuelita, já coloquei as letras que faltavam. Pensava que não iam dar cabo de mim ;-)Os livros eram, se bem me lembro, os seguintes:
"O Códex 632" de José Rodrigues dos Santos e
"Equador" de Sousa Tavares.
Um grande abraço.

Anónimo disse...

Olá a todos!
Passei por cá só para vos desejar boa sorte e boas provas!

Anónimo disse...

Ao professor de latim
à geóloga sensata
à do "Claret" professora
e a da Junta funcionária

Ao "bem vindo" vareador
à rapariga de Alange
à contestatária loira
e ao "guarenhés" aussente

À colega deputada
á que veranea em Peniche
...a toda a turma de quarto

Este reformado avô
boa sorte e ... aprovar
deseja de coração

Neves de ontem disse...

Olá, sou Nieves, da escola de Almendralejo, queria perguntar umas coisas, ainda tens o mesmo e-mail?
Faz favor, envia-me um e-mail.
Cumprimentos e parabéns pelo blogue.

Anónimo disse...

Muitíssimo obrigada Tomás sao sem dúvida palavras lindas para toda a turma.
Obrigada também pela tua presença e sabiduria nas aulas :-)

Anónimo disse...

Tomás deve ser o avô. Tomás, foi muito bonito o teu poema. Gostei imenso!

Juanlusz disse...

Olá a todos, tudo bem? Estão a trautear as músicas para espantar os males?
Obrigado Tomás.
Neves de Ontem, como estás? Tenho o mesmo email mas não tenho o teu. Se esqueceste o meu, podes pedir ao Marce.
Abraço. Até breve.

Anónimo disse...

Avô Tomas, MARAVILHOSO, como todos os poemas que escreves.
Obrigadinha pelas coisas que aprendemos nas aulas contigo.
Beijinhos e até terça.

Carmen Rojas disse...

Olá, este blogue já está incluido no Planeta Português Língua Estrangeira, o planeta dos blogues dos professores de português língua não materna.

Para conhecer o Planeta PLE, clicar AQUI.

Carmen

Anónimo disse...

olé olé el pedazo de abuelo que tenemos en clase.... acabo de leer tú poema... eres el más grande!!!!!, el guarenhés aussente promete que este veranito voy a estudiar portugués porque por nada del mundo me perdería estar en 5º con el abuelo and companyyy!!!! muito muito muito obrigado avó por lembrar-te da mihna pessoa no teu poema, ainda peço desculpas ao meu professor porque o meu portugués é péssimo más posso melhorar!!!! beijinhos para a turma do 4º da escola de mérida- O Joaquimm