terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Segundo Período. Inverno. Janeiro e Fevereiro.


Olá pessoal, tudo bem? Frio e Isolamento?
Agasalhem-se bem na rua e, em casa, no quentinho do lar, apreciem esta música sazonalmente agradável (escolham "Full screen" no "Menu").
Na Escolaugusta, o nosso espaço de formação e boa disposição, continuamos com força e aquecimento no bom caminho. A aprendizagem de línguas estrangeiras com recurso às novas tecnologias é um desporto comunicativo de alto risco que ajuda a descontrair e a aperfeiçoar o nosso espírito de cidadania. Evitamos, assim, ser o jackass da festa e superamos comportamentos irresponsáveis e desculpas vergonhosas.
As Provas de Fevereiro estão aí à porta. Já sabem que vão ser avaliadas quatro competências. Vou deixar aqui um texto que pode servir de modelo para a Compreensão Escrita ;-)
Sugestões para preparar o que aí vem:
1. No site do Centro Multimédia RTP, se clicarem em "Programas on-demand", em baixo de "Emissões TV", podem escolher entre Informação (por exemplo: "Em Reportagem"), Entretenimento (por exemplo: "Falamos Português", "Sociedade Civil" e "Cuidado com a Língua"), Desporto e Especiais.
Se clicam em "Progamas on-demand", debaixo de "Emissões Rádio", e escolhem um canal na caixinha "todos os canais", no topo à esquerda, surge todo um mundo de conteúdos variados e interessantes, por exemplo: Antena 1 ("História Devida" "O Amor é... 2ª a 6ª", "Portugalex", "Vozes da Lusofonia", etc), Antena 3 ("Prova Oral", "Há vida em Markl" etc, etc).
Se clicam em "Notícias", encontram também "Vídeos" e "Áudio". Em "Temas" podem ver notícias como a Cimeira Ibérica.
2. Na SIC, além de vídeos de notícias e entretenimento (em "Vídeos", no topo da página), podem ver Reportagem Especial.
3. Na TSF, em "Programas", podem clicar em "Arquivo de Programas" e ouvir algum que chame a vossa atenção.
4. Podem ler alguma notícia de cultura, vida, sociedade, cinema, nos jornais Sol, Correio da Manhã, etc, etc. Sempre com muito prazer.
Enfim, visitem alguns dos sítios e recursos que estão aí à direita, sem stress, com calma e alegria. Nunca houve tanta oportunidade para a autonomia na aprendizagem das línguas estrangeiras ;-) E digo mais: é muito provável que eu vá buscar os textos para as provas a algum desses mundos ;-)
Trabalhandoestudando, chegaremos a Fevereiro. A Candelária e São Brás dão-nos as boas-vindas e, passadas duas semanas, São Valentim abre a janela do Amor: flores, versos, postais ilustrados ... o Dia dos Namorados. Vamos escrever histórias e vamos publicar no nosso blogue uma secção intitulada "Amor Augusto". Leiam para já esta história muito doce ;-)
Sem perder o fôlego, na semana seguinte, vamos mascarar-nos e pregar partidas no Carnaval. Nos dois dias que antecedem a esse fim-de-semana prolongado, vamos filmar nas aulas e na Ponte Romana algumas cenas de danças, batucadas, risos... de medo, barulho, gritos, chocalhos, raparigas solteiras perseguidas pelos Caretos... Vamos meter-nos em Cegadas!
E, claro, Música Maestro:
Oiçam em "Música em Português" e vejam em "Vídeos: música", cantores e bandas a elogiar o Amor, a Festa, o Carnaval: Tony Carreira, Roberta Sá, Donna Maria, Mónica Ferraz, Ivete Sangalo, Maria Rita... Ok, que tal estas propostas minhas para cantar e dançar nas aulas na segunda metade de Fevereiro?: Roberta Sá (carreguem nos botões da Rádio até encontrarem "Alô Fevereiro", "Janeiros", "Cansei de esperar você", "Samba de amor e ódio", "Novo amor", "Samba de um minuto"), Maria Rita: Samba Meu ("Novo amor"). Procurem as letras (utilizando o alfabeto no topo da página) e aprendam de cor e salteado.

Bom, fico por aqui, por enquanto. Até já.
Vão preparando os manuais, os cadernos, as actividades, as canções (música em português!), os instrumentos e as fantasias.
Participem com comentários e sugestões ;-)
Ah, ia esquecendo: Feliz 2009! O ano passado já vai desaparecendo nas brumas da memória e o novo vem carregado de boas intenções e desejos (estas duas últimas ligações demoram um bocado a carregar. Paciência!).

28 comentários:

Anónimo disse...

Olá a todos! E Feliz Ano Novo!!
O 2009 vai ser muito recordado, mesmo que o 2010 será conhecido como o ano que veio depois do 2009!
Ao longo do ano gostaria de ler em qualquer jornal, as notícias propostas pela "Visão": Que a crise chega ao fim, que o desemprego desaparecesse, descoberta uma vacina contra a sida, e coisas assim.
Vamos pensar em positivo!, não é?

Juanlusz disse...

Olá Laly, vamos pensar em positivo: a crise está instalada, parece que por toda a parte, mas nesta vida, depois da tempestade vem a bonança e sonhar faz bem, quase sempre, à saúde.

Anónimo disse...

Olá caros colegas, muito bom ano novo para todos, é agora tempo de estudar e carregar pilhas para todas as nossas boas intenÇoes. Profe, tenho que dizer que gosto muito dos teus comentários.
Até já!

Juanlusz disse...

Olá Anacheles,
obrigado por encorajares o pessoal. Vê lá se consegues convencer também o Ibérico do Norte. Não mexe uma palha. Se não mudar, vai apanhar uma raposa em Junho ;-)

Anónimo disse...

Olá Juanluisz, sou Marcelino o adegueiro, queria desejar a todos os colegas que estão a estuadar português um feliz ano 2009.
Também quería dizer que um colega de caminhadas do grupo Geda de Campomaior, Paulo Carrilho, está em uma expedição portuguessa de três pessoas dabéticas para subir até o Aconcagua para tenterem ser os primeiros insulino-dependentes em poder chegar a cima.
Podem ler as suas crônicas na wed www.geda.pt.
Um abraço

Juanlusz disse...

Olá Marcelino, muito obrigado pelos teus votos de felicidade e pela informação. Vi essa notícia há alguns dias no programa "Sociedade Civil" da RTP2.
Um dia destes, os estudantes de português reunidos vamos tentar chegar ao cimo da Serra da Estrela e lá petiscar pão com queijo e presunto e beber um copo de bom vinho ;-)

Anónimo disse...

Olá J.Luis, como é que vais? sinto muito o atraso na minha participação no blog, não há desculpa. Vamos lá ver se neste ano estou um bocadinho mais participativa. Embora não escreva tenho o costume de passar todos os dias uns minutinhos com o blog e os comentários . Neste novo ano estou a ver que o pessoal ainda não carregou pilhas. Já sei que as provas de Fevereiro são um bocadinho aborrecidas mas é o melhor para treinarem as competências. Segam as sugestões do professor não vão arrepender-se (como é que era isto? Não se vão arrepender? Não vão se arrepender?, Meu Deus já apanhei uma raposa). Desculpem, mas o J. L. já sabe que não tenho jeito para a ortografia, não segam o meu exemplo estudem.
Bom, por enquanto é tudo. Força para todos e especialmente para o J.L.
PD:e que é o que acontece com o Ibérico do Norte? qué é isso de que não mexe uma palha? Qué vergonha!!! Vamos menino que é o teu último ano,Força!!!

Juanlusz disse...

Olá Luisinha, tudo bem? É verdade que o pessoal ainda não carregou as bateriasdalíngua, mas tudo vai melhorar em breve.
"Não se vão arrepender" e "Não vão arrepender-se" estão ambas correctas e, no Brasil, também se pode dizer "Não vão se arrepender". Portanto, deixa a raposa a suspirar por uvas maduras...
Eu sei que tens muito jeito para as palavras...
Lembra que a Escolaugusta continua aberta para todos, embora alguns de vocês já sejam "diplomadoseméritos" ;-)
Força e beijinhos.

Anónimo disse...

Foi uma ideia estupenda falar com portugueses na aula de portugués da sexta feira. Os amigos de Victoria, Raul y Alexandre são de diferentes regiões de Portugal e seu acento também é distinto, mas é uma experiência positiva saber que temos que practicar a pronúncia e falar e falar, não é, Jõao Luis?

Juanlusz disse...

Olá Ana, falar e falar, seja qual for o sotaque, sim senhora. E eu sei que tu adoras dar dois dedos de conversa: uma óptima maneira de aprender.
Mais uma vez, obrigado ao Bracarense e ao Ribatejano por partilharem connosco saberes das suas terras. Obrigado também à Vitória por convidar tão augustos falantes.

Anónimo disse...

Olá pessoal, tudo bem? alguém se lembra do Toni, um aluno de N.I.1?sou eu, peço desculpas por tanto tempo sem assistir, mas tive muito trabalho,(é tempo das azeitonas), além duma colaboraçao com imigrantes africanos, ficou optimo, um curso de percussao para a sua integraçao. Ja sei que nao tenho desculpas, mas queria contar um pouco da minha vida,;)Bom gostaria de saber as datas das provas de fevereiro, ainda tenho trabalho e nao tenho certeza de poder faze-lhas,mas vou tentar. Bom se os companheros ainda me aceitam de volta. Beijao grande.

Juanlusz disse...

Olá Toni, então não nos lembramos de ti? Ainda hoje pensei em ti enquanto marcava as faltas.
Na apanha da azeitona? Trabalho muito saudável. Eu também andei nisso há alguns anos.
Percussão africana? Calha que nem ginjas para o Carnaval ;-)
Provas de Fevereiro: semana antes do Entrudo, do Carnaval.
Os teus colegas estão a estudar muito, mas vão receber-te muito bem quando voltares.
Força, um abraço e até breve!

Anónimo disse...

Olá Juanlusz!tudo bem?
Me recuerdas?jeje.Queria preguntarte por fechas de examenes, porque estoy consultando la web de la EOI pero no consigo la info. Que ganas de volver a portugués!la informática no es lo mío, definitivamente!
Pues eso, si pudieras decirme los días de exámenes, me los intento preparar ok?
OBRIGADO!!

Juanlusz disse...

Olá Chesku, claro que nos lembramos de ti e, se estás a "fazer lusoexercício", contamos contigo para as provas ;-) No caso da tua turma, o desafio será nos dias 17 e 19 de Fevereiro. Como acontece na prática de qualquer outro desporto de alto risco, vais soltar muita adrenalina se consegues ultrapassar o medo ;-)
A aprendizagem das línguas estrangeiras, nos dias de hoje, requer a utilização das novas tecnologias. Portanto, não abandones a informática ;-)
Até breve, então.

Anónimo disse...

Olá Juanlusz, desculpas pela falta de comparência às aulas de português, mas estou a queimar as pestanas com a pré-história, pré- hominídeos e restantes termos que estão a desarrumar a minha cachimónia.Estou à espera dos ultimos testes na semana seguinte para depois estar na disposição de me apresentar às provas de Fevereiro. Anselmo

Juanlusz disse...

Olá Anselmo, força e boa sorte! Está-se a ver que gostas imenso de marrar: participas na Universidade Aberta, na EOI, na Escolaugusta... enfin, adoras dar no duro...
Quando voltares desses tempos tão recuados onte te encontras (vê lá! Não esqueças o fio que te liga ao presente!), cá estaremos nós para te receber de novo. A propósito, sentiam atracção pelo risco essas criaturas do passado? ;-)
In bocca al lupo!

Anónimo disse...

A sua vida de per si era um risco. Aqueles homens e mulheres, ora moravam em cavernas, ora ao ar livre. Então já construíram muros de pedra como defesa e quebra-vento com ossos e dentes de marfim misturados com peles para os isolar do vento, da chuva, do frio. Furavam lascas de pedra para fazer machados, lâminas cortantes e arpões feito de pedra e osso. Suportaram e sofreram o efeito das primeiras glaciações da Terra e bruscas mudanças da temperatura. Usavam estratégias de caça, trabalho em grupo para façer emboscadas, perseguição em velocidade dos grandes animais para os enxotar até um talude o uma falésia por onde caíam ao precipício. A sua vida era uma ousadia, um repto para a sobrevivência do dia-a-dia.
(In illo tempore, necessitas non habet legem). Naquele tempo, a necessidade ou a fome não tem/tinha lei. Anselmo

Anónimo disse...

Olá pessoal, tudo bem? força para os exames já estão cá mesmo. Bom acho que foi anteomtem o dia da Candelaria e na minha aldeia( que é muito portuguesa )se diz assim: "Quando a Candelâria chora o inverno vai fora, que chore que deixe de chorar, o inverno fora vai. E sem rir está por vir, mas que rir que chora o inverno vai fora. bjs

Juanlusz disse...

Olá Anselmo, quando regressares do passado, iluminado e fortalecido, não vais ter dificuldade nenhuma em ultrapassares o "abismo" das provas de Fevereiro ;-)
Olá Anacheles, a Candelária e o São Brás alumiam as longascadavezmaiscurtas noites de Inverno e anseiam pela Primavera. As cegonhas, essas, não voltam porque não foram. Ficaram na Extremadura o ano todo. Um abraço. A propósito, o iogurte e o queijo são lacticínios ;-)
Erratas: Onde diz "Enfin", deve ler-se "Enfim" e onde diz "onte", deve ler-se "onde".

Anónimo disse...

Boa noite, por fim fechei a porta da História e a evolução da humanidade temporariamente e abro a janela do português. Depois de arrumar o quarto, ficheiros, enrugar os papéis com os gatafunhos e deitá-los fora ao cesto dos papéis, vou descontrair, respirar o ar puro e tentar tomar o pulso ao português, se for possível. Anselmo

Juanlusz disse...

Olá Anselmo, o que é isso de "se for possível"? É!
Lembra que a evolução não pára. Ontem precisamente comemorou-se o aniversário de CH. DRWN. não é?
Com o quarto arrumado, com calma e ar puro, tens tudo a postos para as provas de Pt. Força!
Ah, vejo que não consegues escrever o teu nome em "Anónimo disse" ;-)

I.E.S. disse...

Olá fico muito contente com o teu blog, é a primeira vez que escrevo um comentário mas o teu blog é muito interesante, pedagógico e está muito trabalhado. Gosto muito dele e dos teus artigos que aproveito muito para os meus estudos. Espero poder aprender muito contigo. Até breve. María.

(conheço a tua colega Mª José e graça a ela que utilizo esta ferramenta.)

Juanlusz disse...

Olá Maria, muito obrigado e continua a entrar neste espaço educativo público e aberto a todos.
Andas a estudar português na EOI, na Faculdade, ou por conta própria?
Bom Carnaval e até breve!

Anónimo disse...

Procure na página web da Ana Free, a garota que canta, tem um espaço en MySpace.com e foi o tema para nossas provas do fevereiro (Primeiro ano). Existe. Podem ouvir-a em:
http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=81605429
Está giro mas é em inglês

Anónimo disse...

Muito mais fácil: http://www.myspace.com/anafreemusic

Sole disse...

juanlusz...O que é o nome do outro povo português que vamos visitar?

Juanlusz disse...

Olá Sole, tudo bem? No dia 28 de Março, vamos visitar uma povoação fronteiriça: Campo Maior. Este fim-de-semana vou deixar informação no novo "post" do blogue.
Olá Álvaro, tudo bem? Obrigado pela informação sobre Ana Free.
Bom weekend!

Anónimo disse...

Olá pessoal, tudo bem?
Este ano é a primeira vez que participo no blog e a primeira vez que li os comentários, não pensem que esqueci-me de vocês, é que tenho um problema de tempo. Bom João diz que é um problema sexual....., ao mesmo tempo que escrevo ouço a música de Rodrigo Leão "Rosa" e a minha cabeça perde-se pelo rio, num passeio longo com um bom dia do sol, João, com esta música não é possível a concentração.
Olá Luisinha, O Ibérico do norte!!!, voltou, para este ano o que necessito é vitamina "F"... de força claro.
Manu, não veio que escrevas no blog, o que é que se passa? animo menina!!
Um abraço e até breve.