domingo, 1 de novembro de 2009

Novembro.

Olá pessoal, tudo bem?
Chega aí, quase às escondidas, o mês de Novembro. É nesta altura do ano que festejamos o Dia de Todos os Santos (leiam as histórias na coluna direita) e o Dia de Finados (os estudantes de português reflectem com calma e escrevem um texto interessante sobre a Vida, a Festa, o Medo, a Morte...):
"Perto da apaixonada Alcobaça, lá onde o Casal do Abegão encontra o fértil campo, na Rua da Capela, há uma cruz em pedra que lembra como, há muitos anos, Joaquim Libório matou o seu cunhado António Francisco, à enxadada. Há quem diga que foi por ciúmes; outros, por brigas acesas depois de uma herança mal herdada; há pessoas que afirmam que os cunhados vinham com os copos, de candeias às avessas. Da imaginação ousada de alguns vizinhos voam palavras a sugerir que, nas noites frias de Novembro, (já as encarnadas maçãs não enfeitam as maternais árvores) o espírito de Joaquim Libório anda por aquelas terras, de enxada às costas e garrafa na mão ...".
tradições antigas que ainda se mantêm e há outras que estão a entrar no calendário festivo ibérico. No dia 11, celebra-se São Martinho (há um São Martinho de Braga, figura importante para a história da cultura e língua portuguesas, e um São Martinho de Tours) e em Marvão, medieval ninho de águias, a 14 e 15 de Novembro, a Festa da Castanha.
Na agenda deste mês, temos muita gastronomia:
A malta da Escolaugusta vamos marcar presença quer na Feira da Castanha, quer no Festival de Gastronomia. À hora e no sítio de costume, ok? ;-)
Também temos cultura (Mostra Portuguesa em Espanha), desporto futuro, alguma moda (o que é que acham destas regras?) e, claro, formação de qualidade, ao longo da vida. Há profissões em que as pessoas dedicadas, mesmo estando reformadas, têm tratamento VIP.
Os estudantes de português, miúdos e graúdos, sabem que, no uso das novas tecnologias, há aspectos positivos e aspectos negativos.
Do Brasil, a nossa colega Priscila Andrade enviou-nos a ligação para o Portal Linguístico Bab.la, onde encontramos um Dicionário, um Guia de Sobrevivência, um Guia de Frases, etc.
A malta do Portfolio pode consultar os documentos, a partir de agora, na coluna da direita.
Por enquanto, é tudo. Participem com comentários.
jljljl
jljljl

12 comentários:

Leniortiz disse...

Olá a todos, sou a Magdalena do Nível Básico 1, aluna do professor Juan Luis. A Biblioteca Municipal Juan Pablo Forner, na rua John Lennon, 5 está de braços abertos para acolher aqueles estudantes que queiramos utilizar a Internet e livros de língua portuguesa. Espero por vocês. Até breve. www.bibliotecaspublicas/municipaldemerida.

Juanlusz disse...

Muito obrigado, Magdalena.
É preciso usufruir dos espaços públicos. A formação permanente agradece.
Lembra que vamos continuar a falar doutras iniciativas em prol da língua portuguesa.
Até mais logo.

Anónimo disse...

Olá Juanlusz. Agora que fiz uma mínima trégua nos estudos, descobri a ilha dos tesouros de Júlio Isidro num programa dedicado à Mercedes Sousa, a voz incontrolável dos indígenas, que voava qual pássaro livre num país aprisionado. Fiquei impressionado com essas manifestações de protesta e reclama face ao imperialismo, ao consumismo, partilhando palco com Pablo Milanés, Luis Eduarde Aute ou Atahualpa na Argentina, onde havia uma ditadura militar e da que fugiu para se exilar em Paris e Madrid. Gostei imenso da canção do “Negrito”. Verdadeiramente admirável. Anselmo.

Juanlusz disse...

Olá Anselmo, continua a fazer pausas nos estudos. Há mais ilhas encantadas à tua espera.
Alguém me disse que escreveste uma bonita redação outro dia.
Força!
Abraço.
Ah, vejo que não consegues colocar o teu nome no cabeçalho do comentário ;-) Já expliquei milhentas vezes como se faz. Deve ser que preferes ser Anónimo no início e só no fim revelas o teu nome.

Juanlusz disse...

Olá Anselmo, lembras-te da nossa conversa de ontem à noite? Encontrei o vídeo sobre o PSP que já fez uma pausa no trabalho mas nunca dá tréguas a uma festa com a família. Para ele, isso é uma ilha encantada ;-)
Podes ver no link "mesmo estando reformadas".

Mariló disse...

Olá a todos,
Já li,na página do CPR, sobre o curso monográfico de língua Portuguesa para aqueles que já acabamos de estudar na Escola.Fiquei muito contente e fiz a inscrição sem demora.Com certeza,será muito reconfortante voltar a falar Português, provavelmente con antigos colegas e amigos.
Até breve!Beijinhos.

Juanlusz disse...

Olá Mariló, Antonomásia da formação contínua ;-)
Pensavam já que os diplomados não iam ter mais aulas de português? Não! De maneira nenhuma!
Por aquilo que a professora Iciar me contou, grande parte do tempo lectivo, vai ser dedicado à Oralidade por parte dos participantes.
Preparem a língua e força!

Anselmo disse...

Obrigado Juanlusz, já vi o vídeo. Realmente assombrosa a vitalidade dele. Toda uma vida dedicada ao serviço público e ao mesto tempo sem se perder um minuto para ir à borga quando a ocasião o requer. Sim senhor, isso é o que se chama, estar senhor da situação. Que sirva o exemplo. Anselmo.

Anónimo disse...

Olá a todos, há por aí alguma notícia na Net de que a barba por fazer dá multa de 10 euros nalguma empresa, e eu ouvi que a Escola vai impor esta restrição de ir barbeados e apresentáveis às aulas e que os professores vão ficar encarregues de avaliar a nossa penugem facial, sob punição de apanhar um chumbo nos exames de Fevereiro. E pergunto, se impuser esta regra, valerá com um comprobativo do médico para ficar dispensado? Pelo sim, pelo não, poremos a barba de molho. Anselmo

Juanlusz disse...

Olá Anselmo, que ideia! Tendo em consideração que as aparências iludem, os professores de línguas não podem limitar-se a avaliar "a penugem comunicativa" dos estudantes. Aqueles que em Fevereiro tiverem penas macias e curtas apanham uma multa. Aqueles que em Junho ainda não tiverem largado os cueiros e não souberem "voar com as palavras", esses, serão apanhados por uma raposa e irão receber o atestado "Chumbo competencial" ;-)

Dani Toril disse...

Boa tarde!
há muito tempo que não escrevo nada por aqui. Mas lembrei-me duma coisa: que este também é um bom sítio para falar de actividades culturales em Mérida. A próxima semana, na sexta 27 de Novembro, começa a quarta edição do "Festival de cine inédito". Na segunda vou levar algumas revistas á escola. Mas até então, podem ler mais coisas em http://www.cineclubmerida.es/f2009/f2009.php

Desfrutem quando chegue o dia!

Juanlusz disse...

Olá Dani, este sítio está sempre aberto a novidades culturais, ao mundo do cinema, às sugestões que possam dinamizar a vida e contribuir para a formação das pessoas.
Muito obrigado e até breve.