domingo, 1 de novembro de 2009

Novembro.

Olá pessoal, tudo bem?
Chega aí, quase às escondidas, o mês de Novembro. É nesta altura do ano que festejamos o Dia de Todos os Santos (leiam as histórias na coluna direita) e o Dia de Finados (os estudantes de português reflectem com calma e escrevem um texto interessante sobre a Vida, a Festa, o Medo, a Morte...):
"Perto da apaixonada Alcobaça, lá onde o Casal do Abegão encontra o fértil campo, na Rua da Capela, há uma cruz em pedra que lembra como, há muitos anos, Joaquim Libório matou o seu cunhado António Francisco, à enxadada. Há quem diga que foi por ciúmes; outros, por brigas acesas depois de uma herança mal herdada; há pessoas que afirmam que os cunhados vinham com os copos, de candeias às avessas. Da imaginação ousada de alguns vizinhos voam palavras a sugerir que, nas noites frias de Novembro, (já as encarnadas maçãs não enfeitam as maternais árvores) o espírito de Joaquim Libório anda por aquelas terras, de enxada às costas e garrafa na mão ...".
tradições antigas que ainda se mantêm e há outras que estão a entrar no calendário festivo ibérico. No dia 11, celebra-se São Martinho (há um São Martinho de Braga, figura importante para a história da cultura e língua portuguesas, e um São Martinho de Tours) e em Marvão, medieval ninho de águias, a 14 e 15 de Novembro, a Festa da Castanha.
Na agenda deste mês, temos muita gastronomia:
A malta da Escolaugusta vamos marcar presença quer na Feira da Castanha, quer no Festival de Gastronomia. À hora e no sítio de costume, ok? ;-)
Também temos cultura (Mostra Portuguesa em Espanha), desporto futuro, alguma moda (o que é que acham destas regras?) e, claro, formação de qualidade, ao longo da vida. Há profissões em que as pessoas dedicadas, mesmo estando reformadas, têm tratamento VIP.
Os estudantes de português, miúdos e graúdos, sabem que, no uso das novas tecnologias, há aspectos positivos e aspectos negativos.
Do Brasil, a nossa colega Priscila Andrade enviou-nos a ligação para o Portal Linguístico Bab.la, onde encontramos um Dicionário, um Guia de Sobrevivência, um Guia de Frases, etc.
A malta do Portfolio pode consultar os documentos, a partir de agora, na coluna da direita.
Por enquanto, é tudo. Participem com comentários.
jljljl
jljljl
video