segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Inverno. Segundo Período: Janeiro e Fevereiro.

Olá, tudo bem? Pois é! Está um frio de rachar por todo o lado, isto é, por estas bandas (no Brasil, é outra a moda;-) As ruas cobertas de branco são, para uns, motivo de diversão; para outros, de queixa. Na Escolaugusta, o nosso espaço quentinho de formação e boa disposição, continuamos com força e bem agasalhados para o que der e vier.

No Ano Novo, para minimizar o risco de mudanças bruscas na escrita da língua, continuamos na transição para a Nova Grafia do Português, pequenas alterações na ortografia de algumas palavras.

Em relação ao nosso próximo filme na Biblioteca (dia 8 de Fevereiro, pelas 19 horas), desta vez optámos pelo arrojo. No meio de tanto frio, calham bem algumas cenas escaldantes. E, além de ter legendas em português para facilitar a compreensão, é o filme português de maior sucesso de sempre na bilheteira lusa (terá sido por causa da estrela protagonista Soraia Chaves? ;-) Call Girl. Eu não sabia era que se escrevessem teses de doutoramento sobre o tema das acompanhantes de luxo.

Trabalhandoestudando, chegaremos a Fevereiro, um mês de Provas. A Candelária e São Brás dão-nos as boas-vindas e, passadas duas semanas, São Valentim abre a janela do Amor: flores, versos, postais ilustrados ... o Dia dos Namorados. Vamos escrever histórias e vamos publicar no nosso blogue uma secção intitulada "Amor Augusto". É importante ter um coração saudável.
Sem perder o fôlego, na semana seguinte, vamos mascarar-nos e pregar partidas no Carnaval. Nos dois dias que antecedem a esse fim-de-semana prolongado, vamos filmar nas aulas e na Ponte Romana algumas cenas de danças, batucadas, risos... de medo, barulho, gritos, chocalhos, raparigas solteiras perseguidas pelos Caretos... Vamos meter-nos em Cegadas! Quem quiser, pode aprender a sambar com Dandan, uma das melhores passistas do carnaval carioca ou experimentar uma fantasia (leiam e oiçam a notícia para repararem na cadência do português brasileiro).

A excursão pedagógica da Escolinha este ano é pelo Interior da Beira: Castelo Branco, Covilhã e a aldeia histórica mais portuguesa de Portugal, Monsanto. Participaremos em actividades comunicativas antes, durante e depois da viagem. Vamos para já aprender de cor e salteado, para cantar e dançar no autocarro, esta bonita canção da Anabela "Covilhã Cidade Neve":

Nas graníticas paisagens de Monsanto, ainda pode ouvir-se, o velho adufe sempre a acompanhar, esta alegre cantiga das vindimas, de Decantado:



Leiam também este poema de João Roiz de Castelo Branco, quem tristemente canta com melancólica saudade. A lápide funerária do poeta pode contemplar-se numa igreja albicastrense.

O Inverno é também uma estação musical.

Por enquanto, é tudo. Participem com comentários. Até já!


17 comentários:

Anónimo disse...

Olá a todos, feliz ano novo. Com o cair dos flocos de neve, acordou-se a algazarra na criançada. Mas também os adultos tiraram proveito da eventualidade e tiraram fotografias das paisagens encobertas de neve para eternizar esta data. Para descontrair e para fazer espìrito, procurei algumas anedotas e reparei nestas, que as encontrei engraçadas. Saudações, Anselmo.

Problemas de parentesco.
O miúdo chega à esquadra esbaforido, e diz:
— Senhor guarda, venha já depressa. Um patife está a querer matar o meu pai.
O polícia corre e vê dois homens apertando as goelas um ao outro.
— Eu vou separá-los — diz o guarda. Mas qual é o teu pai?
— É isso mesmo que eu não sei. E é por isso que eles se querem matar.




O sinal vermelho
O polícia de trânsito:
— O senhor não viu a luz encarnada do sinal?
— Vi, sim, senhor guarda. O que não vi foi que o senhor estava aí.



Ajuda na campainha
Um polícia vai passando na rua e vê um rapazinho tentando chegar à campainha de uma porta. Aproximou-se e perguntou-lhe se queria que o ajudasse. O garoto diz que sim, e o polícia carregou no botão da campainha. Então o miúdo adianta-se, puxa-lhe pela manga e grita:
— Agora é cavar, para não nos caçarem!

Juanlusz disse...

Olá Anselmo, há quem diga que a neve que caiu é um bom sinal. Quem sabe? Este ano talvez nos traga um bem inesperado ;-)
Ao ler atentamente as anedotas, reparei num elemento comum: a presença em todas elas de um guarda que fica surpreendido com a situação ;-)

Anónimo disse...

Pois é, Juanlusz. Aproveitando a boleia da polícia, das forças de segurança e de emergência em geral, quero fazer o seguinte comentário em relação ao terramoto de Haiti que ocupa as grandes manchetes dos jornais, desgraçadamente. Como se diria vulgarmente ao cão fraco acodem as moscas. No país mais desprovido da América, um sismo de proporções descomunais sacudiu o território deixando trás de si um rastro de estrago, exterminação e morte. Um país que perdeu dezenas de milhares de pessoas e tem cerca de 1,5 milhões de desalojados. Uma população que há uma semana vive com quase nada e desespera por ajuda humanitária. Contudo, após o tremor físico, algumas histórias individuais comoventes abalam o nosso espírito e fornecem um pequeno raio de esperança em meio do caos e da destruição. Este é o caso do pequeno Claude. A imagem do resgate miraculoso, depois de passar 48 horas soterrado nos escombros da casa, circundou todo o mundo e tem sido posto em relevo o importante trabalho de resgate. Portanto é preciso contribuirmos com qualquer tipo de ajuda à população de Haiti, quer individual quer colectiva. Por último, obrigado aos bombeiros, médicos, enfermeiros, polícias e outras pessoas que vão arriscar a sua vida para salvar à dos outros. Anselmo.

O iberico do norte disse...

Olá Anselmo, há tempo que não sei de ti, nem o ginásio, nem a escola de línguas, neste caso sou eu quem não vou a escola, este ano é de descanso, mas não me desligo das actividades da misma.
Obrigado pelas anedotas, e concordo contigo com o problema de Haiti,temos que agradecer a colaboração, vontade e espírito dos colectivos, que vão arriscar a sua vida para salvar à dos outros.
Um abraço.

Anónimo disse...

Olá Ibérico do Norte, desculpas pelo atraso na resposta, mas estou a queimar as pestanas com os exames da Universidade Aberta e não dou conta do recado. Daqui a nada, quando finalizar as provas, ver-nos-emos. Até mais ver.Um abraço. Anselmo

O iberico do norte disse...

Olá Anselmo, eu sei que estas muito coupado com as Provas. Agora o importante são os exames, temos tempo para tomar uns copos e mais uns. Força e até já.
Um abraço. Jesús.

Juanlusz disse...

Olá Anselmo, olá Ibérico do Norte:
Exames? Copos? Escola? Parecem Goliardos! Estudantes da Idade Média frequentadores de tabernas e poeta-cantores de cantigas de amor ;-)
O Fortuna, velut Luna, statu variabilis!

Anónimo disse...

Onde é que estão os garotos Goliardos, estudantes da idade média? O que queremos as damas é, que os poetas-cantores de cantigas de amor, nos cantem ao ouvido os poemas de amor e deixem por uns momentos o balcão e a cerveja e passem das palavras aos actos,é o tempo, São Valentim!. É verdade o que diz o poema, "O Amor, velut luna, statu variabilis, semper crescis aut decrescis!!

Manuela disse...

Olá colegas!!! boa noite. Aqui estou a estudar, amanhã temos prova de revisão. Sorte para todos. Beijos

Juanlusz disse...

Olá Anónima eu pensava que a imagem da Lua dizia respeito à Fortuna, não ao Amor. Quem sabe? Se calhar, estas duas forças coincidem por vezes. Que a Fortuna te traga um bom Dia de Amor;-)
Lembra que há um tempo "in taberna quando sumus" e outro "in schola quando sumus" e assina os teus comentários, faz favor.
Olá Manuela agora toca a estudar, sim senhora. A Fortuna nem sempre ajuda. É preciso esforçar-se. Força ;-)
A letra da "canção viageira" está no blogue (mesmo que com alguma pequenita alteração em relação à versão da Amália). Obrigado na mesma.

Departamento de Português disse...

Olá Juan Luis, já pensaste em candidatar o blogue para os Prémios Edublogs 2010?

Juanlusz disse...

Olá Chema, tudo bem?
Não tinha pensado nisso mas talvez o faça. Vi que vocês já lá estão. Força e boa sorte.

Anónimo disse...

Olá,

Na próxima terça-feira não há aulas, não é? Então, quando corregimos as provas de 3N2? Beijos. Patricia.

Juanlusz disse...

Olá Patricia, 3N2 é o quê? Hoje temos Prova Oral no Nível Intermédio 2 e, se tivermos tempo, começamos a correção da CE. A análise e comentários sobre a CO ficam para a próxima quinta-feira.
Beijos.

Anónimo disse...

Obrigada pela informação Juan Luis mas, hoje não posso assistir a Prova Oral porque estou a trabalhar. Até quinta. Patricia.

coral disse...

Un gioiello, queste pagine musicalile!
Non sta male ricordare che il freddo, la pioggia ed il vento sono necessari. Non può essere sempre primavera! Vivaldi lo sapeva molto bene...

Uma grande descoberta, esta web de música clássica para os que gostam dela.Os que ainda não descobriram vaõ apreciá-la desde já.
Linda voz a da Anabela, boa para os "seniores" que pensam que o português é só fado, triste fado.
Obrigada por mostrarmos novas janelas ;-).
Ciao

Juanlusz disse...

Olá Coral, obrigado nós por contar com o teu apoio. Como estão a correr as aulas com os Séniores ;-?
Dá cumprimentos da minha parte.
A me piace molto Vivaldi, tu lo sai.
A presto. Baci.