segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Outono: Novembro.

Olá pessoal, tudo bem? Já acertaram o relógio para os próximos tempos?
Começou o novo mês com um fim-de-semana prolongado sob alerta amarelo em Portugal. No Brasil, o Palácio do Planalto tem pela primeira vez uma mulher como inquilina.
Recordam-se nesta altura do ano todos os santos e os finados. Outros comemoram a noite das bruxas: embora por algumas bandas se mantenha a tradição, em quase todos os distritos de Portugal é festejado o Halloween.
Na nossa Escolinha, vencemos o medo do medo com boa comunicação, tensão agradável e muita atenção ;-)
No Nível Intermédio 2, treina-se neste primeiro período lectivo a apresentação oral em público de um tema do quotidiano. Os estudantes escolhem e apresentam, por isso, uma de estas reportagens sobre educação, vida, sociedade, trabalho, cultura, desporto, investigação:
A Escola no Jardim. A Adolescência. A Imigração. A criatividade Made in Portugal. Aproveitar o Mar. O Consumo. Uma Geração de Viragem em Moçambique.
Na Biblioteca, vamos ver um filme brasileiro um pouco violento mas muito interessante: Tropa de Elite 1, urso de ouro em Berlim.
Nas tabernas alentejanas, os homens já começam a preparar o São Martinho, com bom vinho novo, sem crise. A castanha também não pode faltar.
Em contrapartida, as mulheres portuguesas (pelos vistos, trabalham mais do que o resto das europeias) não dispensam um bom par de sapatos. Agora, em Portugal, já se pode comprar no hipermercado também ao domingo.
Há quem tenha deixado um emprego de sucesso no estrangeiro para voltar a Portugal.
A crise pode ser discutida à mesa, mas os sabores promovem também culturas. Muito saudáveis são os sabores mediterrânicos (se houver problemas para ver estes mediterrânicos vídeos, cliquem aqui; depois, escolham "sabores mediterrânicos" e "vídeos").
Para espantar os males do Outono, mais uma nota musical, maestro: uma canção brasileira, uma morna em crioulo de Cabo Verde e uma gaivota portuguesa. Assistam em Full Screen. As letras, aqui.
Para terminar, um pequenito conto de susto e terror ;-)

6 comentários:

João disse...

Já experimentei uma cheia espetacular em Lisboa na passada sexta feira, depois de dois dias nos que o tempo esteve fantástico.
É por acaso que também em Portugal se vão perder as tradições próprias de Todos os Santos mudando para as estrangéiras? Acho imensa pena que as novas geracões não vão conheçé-las.
Parece que o espírito andante com enxada às costas pode andar também a dar aulas numa escolinha em Mérida, não é?:-)))

JOÃO disse...

Será por acaso que, infelizmente, os portugueses vão mudar as suas tradições de todos os santos e a lembrança dos finados para as estrangeiras de Haloween e as bruxas?
Não sei com certeza, mas acho que tenho visto o espírito de enxada às costas pela Escola de línguas de Mérida.
Bonita canção "Quando a chuva passar" e bonita cantora. Finalmente passou também em Lisboa, sim, porque acreditem que apanhei uma terrível cheia em Lisboa na última sexta.

Juanlusz disse...

Olá João, consegui detectar o problema com os comentários. Iam todos, não sei porquê, para a pasta "spam". Agora vou tentar desenrascar esta confusão toda.
As tradições manter-se-ão sobretudo nas terras do Interior, se bem que com algum Halloween à mistura.
O espírito da enxada na Escolinha? Mau, mau, mau ;-)

Juanlusz disse...

Olá Ana, olá Manuela:
desculpem não ter respondido até agora, mas houve um problema na recepção dos comentários.
Anacheles, continua a passar por aqui e não te zangues, resmungona ;-)
Manuela, se tivesses esperado mais um dia, terias visto a informação actualizada que querias. O Amor de Perdição parece ter chegado ao fim. Agora toca mudar de assunto ;-)
Abraço e até breve.

Juanlusz disse...

Olá Gabriel, olá José Maria Durán, um tardio olá a todos aqueles que escreveram comentários em Setembro e Outubro e ficaram sem resposta. Não foi por mal. Só ontem é que consegui descobrir o esconderijo onde estavam guardadas as vossas mensagens.
Um abraço e continuem a participar.
Já agora, votos de boa viagem a todos os tugas que vão passar este fim-de-semana em Lx.

Anónimo disse...

Olá, há alguém ai fora.alguns dos colegas NI2 já comprara o livro do aluno "entre nós 2"? Tenho encontrado que as folhas do começo caem-se sozinhas. Passou o mesmo a vocês?
Ángel