quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Início do Ano Letivo 2011-2012

Olá pessoal, tudo bem? Recebam as boas-vindas a um novo período de formação útil e agradável. Acabou o verão e vamos aprender muito, dentro e fora da nossa querida Escolinha. Com calma e alegria!
As crianças já regressaram às aulas. Os adultos podemos encontrar na formação permanente um caminho que nos leve para além "da cama, mesa e roupa lavada".
Arrancamos o ano letivo no Dia mundial da Doença de Alzheimer. O estudo é capaz de ajudar o cérebro a funcionar melhor... A propósito, não sei onde é que eu estou com a cabeça: 26 de setembro é também o Dia Europeu das Línguas.
Na Escolinha trabalhamos também por uma sociedade mais justa.
Para começar com força, nada melhor do que uma boa alimentação. Quem quiser juntar o útil ao agradável, pode visitar a Festa das Gastronomias Mediterrânicas, no Alentejo.
A professora Iciar conta-nos as suas aventuras no quarto canto do mundo: Timor Leste.
No segundo canto do mundo, uma angolana tornou-se Miss Universo.
jj
E música lusófona para alegrar a alma. No Sul da Península Ibérica, ainda não foram embora os 40 graus à sombra. No Brasil, voa um Pássaro de Fogo. Em Angola, um outro Animal faz parar o trânsito.
Leiam as letras das canções.

Podem participar com comentários. Até breve.

14 comentários:

Carmenlourdes disse...

eu concordo: O ano começa agora.
Força!
c.l.

Juanlusz disse...

Olá Carmen, o ano começa e é saudável ter força. Vamos a isso!

Francisco López Blanco disse...

O texto relativo ao princípio do ano é muito interessante; mas os pais que lerem até o fim podem ficar chateados: o modelo de pai/mãe que descreve o artigo é de manual, é muito difícil que fique na realidade. Acho que o artigo esquece uma coisa muito importante: é fundamental os miúdos conhecerem desde crianças que os pais também têm limitações.

Juanlusz disse...

Olá Paco, os textos têm também limites: precisam de leitores críticos que os interpretem, comentem e proponham caminhos diferentes.

paki disse...

Recomendo aos colegas ver o documentário de Carles Bosch que conta dos anos na vida do ex-presidente da Generalitat de Catalunha, Pasqual Maragall que tem a doença de Alhzeimer.
A luta dele e a sua familia contra esta doença é o leitmotiv do documentário. Muito interessante, muito duro, mas também muito otimista.
Paqui Galán

Juanlusz disse...

Muito obrigado, Paqui, pela tua sugestão. Eu vi parte do documentário e o espírito que o anima é realmente a esperança no meio da dificuldade.
Já dentro do nosso âmbito educativo, penso que o estudo e o uso da língua portuguesa pode dar uma mão saudável no combate a esta e outras doenças do século XXI, concordas? ;-)

Mariló disse...

Olá caro professor! Outra vez connosco, isso está bem ou melhor muito bem. Para mim o teu blog é um poço sem fundo de aprendizagem.Além disso dá-me vontade de estudar e estudar a língua portuguesa para não esquecer nada. Embora a minha saúde não seja muito boa, vou tentar participar no blog e assim seguir em contacto com o português.Peço desculpas pelos meus erros, mas é poducto de não escrever com frequência. Vou à EOI na quarta feira, gostava de cumprimentar ao melhor professor do mundo, ao menos para mim. Beijinhos!

Juanlusz disse...

Olá Mariló, contamos sempre contigo: uma aluna-professora que merece uma estátua na Escolinha ;-)
Quarta-feira estarei à tua espera e lembra: força! As melhoras! Queremos uma Mariló contente!
Um abraço.

Anónimo disse...

olá estou a mostrar o blogue aos colegas do básico 1.

Juanlusz disse...

Olá Iciar, olá colegas do Básico 1. Deixar um comentário é fácil:
Escrevam um comentário aqui no quadro.
Por baixo deste quadro, seleccionem a identidade "Nome/Url" (click botão). Escrevam o vosso nome, não escrevam nada em URL.
No fim, click em "publicar o seu comentário".
Depois de algum tempo, os comentários são aprovados e aparecem no blogue.
Ok?
Força e bons comentários.
Juanlusz.

Anónimo disse...

Sou uma aluna de primeiro curso de português, eu gosto muito de ouvir musica e ás três cançoes desta semana sao muito giras.

Gilrikardo disse...

-Olá, em minhas viagens pela internet, este sítio é ponto de parada. Vez por outra dou uma olhadinha... pela curiosidade de ver duas línguas que muito me dizem e de como vocês (alunos) fazem para aprender português. Desde minha última visita, criei um blog: Modas dum diletante > http://gilrikardo-blog.blogspot.com/
Onde confesso minha paixão pela escrita e o conhecimento. Aproveito para indicar um belo compositor e cantor cujas letras e músicas me encantam: DJAVAN http://youtu.be/L3x32-qbBTQ.

Saudações a todos, e até
a próxima.

Gilrikardo/Joinville/SC/Brasil

Juanlusz disse...

Olá Aluna de primeiro: gostas, portanto, de estilos musicais diferentes. Podes visitar também o link "Uma dúzia de vídeos favoritos".
Da próxima vez, tenta seguir as regras que deixei acima sobre como deixar um comentário incluindo o vosso nome.
Força!

Juanlusz disse...

Oi Gilrikardo, obrigado pelas sugestões. O Brasil está sempre presente na nossa Escolinha.
Saudações e até a próxima.