quinta-feira, 27 de setembro de 2007

TPC, comida e música ... com calma.


Olá pessoal, tudo bem? Seguem-se algumas instruções (espero não chatear muito) para tirar proveito das ligações aqui ao lado (só algumas; é preciso deixar espaço livre para a autonomia na aprendizagem ;-).

TPC: Entrem no site da RTP, carreguem no botão "TV/Rádio Online" e escolham quer em directo, quer on-demand, um programa cujo título vos seja aliciante, ou então, um programa ao acaso, ao calhas. Vejam, ouçam, tirem apontamentos e contem nas aulas, sim? A seguir, façam uma incursão no Centro Virtual Camões: na parte de cima, cliquem em "Aprender Português" e investiguem um pouco (a aprendizagem é também investigação, não é? :-)

COMIDA: Leiam este artigo e imaginem que estão a petiscar iguarias atrás de grades, numa cadeia. Faz crescer água na boca? P'rá aí um dia destes a gente marca uma jantarada lá. É muito pertinho.
Petiscos afrodisíacos podem apreciar e degustar em Beja, também não muito longe.
sddssdsd
MÚSICA: Em português (de Portugal e do Brasil, claro) e em crioulo (na maior parte dos casos, canções inteiras; por vezes, porém, trechos, mas dá para serem analisados linguisticamente). Vão, em primeiro lugar, premir o link "Bebel Gilberto" e ouvir a canção 5 "Azul".
Depois, Adriana Calcahotto: em baixo, seleccionam "Discos", a seguir, "Adriana Partimpim O Show 2005"; ouçam e leiam, clicando no título, "Borboleta" (as letras ajudam sempre). Mudamos de beat, people: ouçam e leiam "Hip Hop, sou eu e és tu" do Boss AC, no canto superior direito (Quem disse que não encontra as letras?).
Agora, os Clã: English, Discografia, Rosa Carne, "Competência para amar", também em vídeo.
Quanto à Maria Rita, é assim: entram, carregam em "Rádio" e pronto, é só ouvir e ler à vontade ("Cara Valente", "Cupido", "Menininha do portão", "Veja bem, meu bem"...).
Por fim, o Tony Carreira, para ouvir até à exaustão e saborear a sua boa pronúncia: English, deixam carregar, Discografia, "A vida que eu escolhi" (cliquem nos títulos para lerem, aqui são todas boas) e "Cantor de Sonhos", o 5º CD na estante, a contar do fim.
:-( Eh pá, eu escrevi "English" e ninguém disse nada? Em português, claro :-)
Dois videoclips: um dos Madredeus, outro da Lura. Chega de cantigas!
Vai ser lançada, em breve, no Departamento de Português, uma edição escolar de Operação Triunfo. Quem vencer, poderá beber caipirinhas no Brasil. É o prémio!
xxxx
ENCONTRO EM BADAJOZ: Jornadas de Língua Portuguesa. Nos dias 5 e 6 de Outubro, fãs da língua portuguesa vão marcar presença em Badajoz. Alinham?
Até breve. Deixem comentários, ok?

32 comentários:

Anónimo disse...

Olá, boa tarde. Estou muito surpreendida com este novo espaço; é interessante e não parece muito difícil, mas depois de alguns meses o português está um bocadinho esquecido.
Até hoje ás oito.

Juanlusz disse...

Olá Núria, tudo bem?
Claro que este espaço não é assim tão complicado. Em relação ao português, também não é difícil "desenferrujá-lo". Força. Até logo.

Anónimo disse...

Olá Juan Luis, tudo bem?
Hoje nao vou poder ir às aulas de Português.
Tenho uma reuniao na escola do meu filho pequeno.
O sinto muito.
Saludos.
Caty

Juanlusz disse...

Olá Caty, muito bem. Pergunta a alguém o que fizemos e se há tpc para a semana. As reuniões das escolas são importantes e o cuidado dos filhos também.
Até breve.

Anónimo disse...

olá, tudo bem?
Obrigada pelo convite.
Bom, eu nao encontro a letra e agora tenho melhor computados.
Qué devo fazer?
Um saludo.

Anónimo disse...

Olá tudo bem? obrigada pelo convite.
Eu nao encontro la letra do hip hop, qué fazo?
um saludo.
PD Agora tenho um bom computador.

Juanlusz disse...

Olá Carmen que apelido? :-) tudo bem?
Já investigaste um pouco? Clica em "Discografia" e é a 2ª canção de "Ritmo Amor e Palavras". Carrega no título e já está. Difícil?
Até breve.

Anónimo disse...

Facílimo. Obrigado/a o meu muito estimado antigo professor.
Até breve.

Anónimo disse...

Olá!Já estive a ler a Historia do dia
do Rei comilão.Quer gostei dela quer aprendi novas palavras como:celeiros,jorrar e cobiçosos.Isto é uma maneira divertida d acrescentar o nosso vocabulario,não é?

Juanlusz disse...

Olá Mariló, tudo bem?
Já leste uma historinha, gostaste e aprendeste vocabulário novo. Acrescentaste, assim, novas palavrinhas ao teu "Dicionário Pessoal" :-) Tpc feito. Até Terça.

Neves de ontem disse...

Olá Juanlusz, parabéns pelo novo blogue. Queria perguntar-te umas coisas, podias enviar-me o teu e-mail? clica no meu nome para ver o meu e-mail. Obrigada. Desejo-te um bom ano em Mérida.
Nieves ( a tua ex-aluna de Almendralejo)

Anónimo disse...

Olá juan Luís.
Em relação com o artigo da Cadeia Quinhentista tenho que dizer que o ano passado teve de marcar uma reserva nesse restaurante para a Cofradia del Vino de la Ribera del Guadiana quando fomos visitar uma adega em Estremoz.
O almoço foi muito bom e o ambiente aconchegante.
Aconsejo que no irem almoçar à "Cadeia" pedam os "pezinhos de porco" e o "borrego no forno á alentejana" se calhar tenham, como eu, de mandar um e-mail para dar os parabens e agradecer a boa comida e o bom serviço.
Cumprimentos desde Almendralejo e até breve

Juanlusz disse...

Olá Adegueiro, Marcelino? Concordo contigo. Eu não tive almoço de negócios. Foi uma refeição de trás da orelha, muito boa . Aconselho, para além das tuas sugestões, que peçam "Bacalhau dourado" (claro), "Perdiz não sei como :-)" e o "Frango grelhado".
Eu também vou mandar-lhes um e-mail, no meu caso, a pedir autorização para publicar na Net um vídeo que gravei. Filmei uma empregada muito simpática, a D. Joaquina, a cumprimentar os alunos da Extremadura (ou a Estremadura espanhola), e a contar a história da cadeia, a falar sobre os petiscos alentejanos e sobre Estremoz. Foi um espectáculo. A senhora, uma estrela; o ritmo e a dicção invulgarmente cativantes. Aviso quando o vídeo estiver no youtube (já lá estão dois ;-). Um abraço.

Anónimo disse...

Olá bloggers!
Juan Luis, sou Ana Cerro,vou tentar escrever a mensagem mais uma vez por ver se é publicado.
Ontem, fiz o que disseste mas não correu bem.
Bom, só queria apresentar-me e fazer algum comentário sobre as histórias do dia: leiam a história de hoje "Tê dois três", é interessante e engraçadinha; Faz reflectir.
Ah! quando é que começa a Operação Triunfo? Apetece-me uma caipirinha!
Acho que o blogue é uma boa ideia.
Até já ,
Anita

Anónimo disse...

No problem, já vi o meu comentário publicado.

Juanlusz disse...

Olá Anita, tudo bem? Achei graça à tua piada. Sugestão: Não façam o que eu digo, se querem que tudo corra bem :-)
Apetece-me reflectir. Vou ler, pois, essa história. Amanhã trocamos reflexões, ok?
Sei lá! Estou aqui a falar com os meus botões, ninguém me ouve,não é?: "Esta marrona é capaz de ganhar o prémio. Que tal barrar-lhe a entrada?" :-)
Obrigado e até breve, Anita.

Anónimo disse...

Olá bloggers!
Não concordo con a Ana, o mais bem com o comentário sobre a historia do dia, acho que é um bocadinho chata, mas vale a pena ler, o que eu recomendo é que vocês escrevam algo mais curioso e picante.
Até já blogues.

Juanlusz disse...

Que engraçado, Jesusito! O teu forte é a discórdia, a discordância, sempre em tom amigável, fomentando, assim, a discussão intelectual e a descontracção. Até breve, bom malandro.

Anónimo disse...

Olá juanlusz!
O quem é esse Jesusito engraçado?
não conheço a esse engraçado, vá as aulas com teus alunos? podemos combinar com ele e tomar uns copos de cerveja?
Até logo.

Anónimo disse...

Assim, sou uma marrona e têm de barrar-me a entrada, não é?....
E ainda não me ouviste cantar...
Quanto ao ibérico...não só leia, reflicta (¿?).
João Luis, ainda não tenho o livro, faz favor de fazer fotocópias.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Olá!!

Os resumo el mensaje que dejé en el artículo del 17 de setembro para ponerlo en el blog más reciente.
Escribo en español porque soy una muy recién iniciada en português, y no es que me de miedo hacer el ridículo equivocándome... es que aun no tengo ni vocabulario para eso!

Bueno, quería hablaros sobre un reportaje que vi ayer en TVE2. Trataba sobre las islas de Madeira y Porto Santo.

Escuché hablar sobre los grandes acantilados con clima seco en verano, sobre los bancales de tierra fértil que existen en las laderas de los acantilados, y sobre algunos hábitos tan antiguos como trasladar a los turistas desde lo alto de la ciudad, en transportes parecidos a los trineos.

Así mismo, vi algunos platos típicos, como la Espetada de carne, que son pinchos de carne hechos a la brasa. También son famosos los vinos mezclados con brandy.

Funchal es la principal ciudad de la isla de Madeira. En ella existe una zona antigua peatonalizada, donde la gente suele pararse a tomar algo en las múltiples terrazas. Algunas de sus calles están construidas entre sus antiguas “ribeiras”, ahora cuajadas de flores.

También encontramos paradas de flores, que son primordiales, en muchas esquinas donde se les ha dedicado una celebración en primavera: La fiesta de la flor, pero hay otros festivales, como la Fiesta de la castaña. Aunque si hay una celebración especial en la isla, esa es la fiesta de fin de año, plagada de fuegos artificiales, con 32 puntos de lanzamiento de fuegos, incluido desde el mar.

La isla de Porto Santo tiene menos de 5000 habitantes y por tanto, se puede recorrer en quad, o a caballo.
Madeira se considera montaña y agua y Porto santo, en cambio, sol y playa.

Juanlusz disse...

Jesusito, quem é esse? Não conheces esse engraçado? A sério? Vai às aulas contigo.
Anita, ah é? ah sim? Muito em breve vamos ouvir como cantas :-) Mas pensa na participação, não no prémio :-)Quanto aos verbos, lembra aqueles em "e-i", tipo "mentir", ou então, vai ao Dicionário Priberam, escreve o verbo que, se calhar, esqueceste conjugar, clica em "conjugar" e vais ver a conjugação completa. Diz-me se correu bem, e não sou assim tão forreta, tão sovina...por vezes, distribuo fotocópias :-)
Amparo, já sabes que há alguém que te pode dar algumas dicas para uma possível viagem à Madeira.
Até breve.

Anónimo disse...

Ol� bom dia a todos, hoje tenho muito trabalho e pouco tempo para escrever-lhes, n�o como a nossa colega Amparo que escreve por todos, est� bem e para a Ana n�o sei o que est� a dizer com uma marrona, o que �.
At� j�.

Anónimo disse...

Olà! Obrigado Ibérico pelo tuo comentario. Sí, tener tempo é o motivo de escrever tanto. Espero que as minhas palavras te ensinan alguma coisa de Madeira. E si já la conheces, puedes escrever para ilustrar-nos. Obrigado per fazer-me procurar as palavras no dicionário novo!

Anita, espero conhecer-te rápido!!
Buom fim-de-semana!

Anónimo disse...

A mí me pasa como a Anita, que soy una recién llegada al portugués así que hasta que no conozcamos un poco más de vocabulario habrá que escribir en español.

Madeira... estaría bien ir alguna vez porque pasa como con las Islas Canarias, que en cuanto a Naturaleza son "otros mundos"; mientras tanto nos quedaremos con el Portugal vecino, que es más accesible.

He estado un par de veces en Lisboa, Cascais... pero también en Figueira da Foz, Aveiro, Campo Maior, Nisa... y Sintra. De esta última se habla mucho de sus casas de colores y del Palacio da Pena, pero la Quinta da Regaleira merece estar todo un día. Pero también Évora me parece una ciudad acogedora y tranquila, por no hablar del rico patrimonio arqueológico de la zona con menhires, dólmenes o el Cromeleque dos Almendros (disculpad si pongo mal los nombres que hace mucho que fui y la memoria a veces falla).

En fin, que alguna vez tocará ir al sur de portugal...

Saludos.

Juanlusz disse...

Olá Pilar, viajaste mundos e fundos. Pois é. O Sul de Portugal é também interessante. Um dia destes, a gente combina qualquer coisita no Algarve. Até breve.

Juanan disse...

As primeiras leituras no Centro Virtual Camoes sao interesantes, com os exercícios ligados. Os jogos têm moitos falhos.
Também gosto de "Bom portugués" no site da RTP, que ensenha palavras semelhantes.
Alguem sabe escrever em el teclado "sao", "nao" e "Camoes" estando en uma página web?

Joao A. Ortiz

Juanlusz disse...

Olá Juanan, tudo bem? Já vi que estiveste a pesquisar material interessante. Para escrever o til ~ tens de clicar duas teclas: Alt e 4 ao mesmo tempo, e a seguir a vogal que tem o til. Vê lá se consegues. Até breve.
Bom fim-de-semana.

Juanan disse...

Olá João Luiz! Obrigadinho pelas orientaçoes para escrever ~. Custo-me muito arranjar o punto exacto, mas penso que já está.
Tudo bem nas Jornadas de Língua Portuguesa em Badajoz? É de supoer que foran muito interesantes, especialmente para ti.
Agora ando a ler um livro em portugués sobre la obra do Fernando Távora, um importante arquitecto de Oporto, que morreu faz dois anos. É para um trabalho do Doutorado.
É de esperar que seja capaz.
Até amanha.

Juanlusz disse...

Olá Juanan. As jornadas correram muito bem. Eu gosto imenso de Badajoz. E muito bem vai correr também a tua leitura desse livro sobre o arquitecto do Porto, esse que andas a ler para o Doutoramento. Força!

Anónimo disse...

OLÁ, JL:ESSE HOTEL CONVENTO SÃO PAULO EM LA SERRA D'OSSA TEM BOA PINTA...
FICO EM PULGAS DE IR ATÉ LÁ...
E A FÉRIA GASTRONÓMICA DE SANTAREM... A BOCA ESTÁ A FAZER ÁGUA.. ESTES PORTUGUESES...

Juanlusz disse...

Olá Coral, tudo bem? Bem-vinda! Carregaste em "otros" em baixo do quadro da mensagem? :-)
Pensei que uma fã da gastronomia lusa conhecesse esse local. Tem boa pinta, tem, sim senhora! Estes portugas...
Duas viagens, portanto: Convento na Serra d'Ossa e feira em Santarém, não é?
Até breve, e escreve sempre no "post" mais recente.