segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Tpc, cinema e música... em rumo certo e calmo!

Olá, como estão? As cores do Outono são monótonas, enfadonhas? Ora vejam este vídeo "monotone" e respondam. Preferem bailaricos ao ar livre e ouvir música pimba? (click em "Player")
Seja como for, a Escolaugusta está aqui, nunca falha. A vontade de ir para a escola e partilhar bons momentos "em português" é grande, não é? Tão grande como a da Rosa Brava? (Compreensão escrita com prazer). Afinal, o professor é mais um amigo, simpático e paciente... ou é encarado como um inimigo, carrancudo e rabugento? O feitio, a boa ou má disposição, tem algo a ver com o ambiente que se cria na sala de aulas? Tratamo-lo (o professor) pelo nome, por tu, por "s'tor, s'tora"? Será que Sarkozy tem razão? Por aquilo que vejo, a educação é tão importante que até para o Rei de Portugal (quando será que o Rei de Portugal faz anos?) é tema central. Leiam e ouçam aqui, ali e acolá e comentem nas aulas, sim? (competência sócio-cultural e expressão oral). Tenho a impressão que há aqui alguma coisa que não bate certo :-)
Conheço um fulano que gosta de fazer filmagens em Portugal. Não me lembro do nome dele. Tanto faz. Vejam o vídeo aqui em baixo, nomeadamente o trecho em que fala, em muito bom e bonito português, a carcereira Joaquina (funções linguísticas: 1. Narração -a do fugitivo arrependido, por exemplo. 2. Descrição -pratos e receitas alentejanas 3. Convite 4. Pedido, desejo e exortação... enfim, pronto, chega de falatório técnico!). O enredo à volta é um bocado fraquinho, não acham? Por vezes, é preciso activar alguma estratégia receptiva e não ligar ao barulho gastronómico de fundo. Ouçam com atenção o belo discurso, coeso, coerente e atraente, da nossa amiga Joaquina. Dizia eu, vejam o vídeo, e digo agora revejam-no, porque é provável que rodemos neste ano lectivo uma curta-metragem por turma. Gostavam? Calma, calma! A gente depois fala. Vejam o que este sicrano filmou no passado ano lectivo na EOI de Almendralejo. A equipa envolvida gostou, não foi? :-) Se clicarem em "Más de este usuario", poderão ver um clip gravado numa língua estranha, numa cidade antiga.
Este "post", esta entrada é comprida que nem um dia de fome. Que chatice! Já sabem que quando há pano para mangas, é preciso não perder o fio à meada. Não se preocupem, não vão enjoar, vão ter duas ou três semanas para digerirem estes acepipes.
Aproveito a ocasião para mandar um abraço ao pessoal de Euronews, lá nos frios e nevados Alpes :-)
Tanto trabalho! Muito em breve, daqui a quatro dias, vou enfiar-me no mosteiro de Alcobaça por algum tempo. Mais um evadido contrito? Quando voltar, espero bem que esteja um frio de rachar aqui também. Se vou visitar a nova igreja de Fátima ali perto? Não, espero bem que não me deixem sair da minha cela em Alcobaça, ao pé dos túmulos de D. Pedro e D. Inês.
Até breve. Deixem comentários (na entrada mais recente) e não esqueçam as instruções nos posts anteriores.



50 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia, professor! Sinto-me agora como um "centurio romanus". Sim, com certeza estou na escola a vigiar. Nao há problemas, por isso posso escrever este comentário. O blog é de muito interesse. É variado.
Nao sei se porei fazer tudo para hoje. Quando chegar à minha casa, hei de preparar o jantar. Seja como for, visitei-o quase tudo. Attraente. Até aulas.
Vale, magister!

Juanlusz disse...

Olá Pepe, tudo bem?
Ser uma sentinela (género feminino)numa atalaia tem vantagens. Concordo contigo que é mais fácil trabalhar quando não há problemas à espreita.
"Não sei se poderei fazer tudo hoje". Não te preocupes: os tpc aí são para fazerem nas póximas duas ou três semanas.
Vale, centurio!

Anónimo disse...

Olá Juan Luis:
Eu sou Fátima
Tudo isto é muito dificil para mí.Nao posso ver ninguma coisa das que nos ofreces.Cliko nas palavras azules e nao posso ver. (La página no se abre:"No se puede abrir la página o tarda un montón, para al final no abrirse.)Até logo.

Juanlusz disse...

Olá Fátima. Calma e paciência, lembras-te? Eu acho que deve haver algum problema com a Internet nesta zona da Península. Eu tenho ADSL, ligação rápida, e o acesso à Net nestes últimos dias também está muito lento. Deixa passar um tempo e tenta novamente; vais gostar. Força!
Até amanhã.

Anónimo disse...

Obviamente prefiro um bailarico ao ar livre e com muita muita música pimba.
Rapaziada vamos dançar
e encostar de vagarinho...

inominável disse...

adorei o da música pimba...

e o do "tiro o carro, ponho o carro, na garagem da vizinha"????

Bom, só passei a dizer que fiz justiça à tua justa reclamação e já actualizei o meu burgo...

Passa sempre!!!! Vou passar aqui com regularidade: os teus alunos escrevem comentários muito bons e interessantes - penso que é por influência dos teus posts!!! LOL

PS- obrigada pelo teu comentário simpático sobre a minha intervenção em Badajoz!

Juanlusz disse...

Olá Sílvia. Espero que não leves a mal que eu desvende o mistério e nomeie o inominável nesta Escolaugusta. Tudo bem na Alemanhã?
Obrigado pelos teus comentários.
Neste blogue escrevem basicamente alunos do Nível Básico 1, A1 QECR ( estão há duas semanas a estudar pt) e do 4º Ano (aprendem pt há 3 anos). Bem-vinda é também toda a malta com lusoespírito ;-)
Se conheces alunos que queiram trocar emails em pt com os meus (na maior parte adultos mas também alguns adolescentes)ou se queres propor outra actividade educativa on-line gira, é só dizeres (até para uma palestra baril te convido :-)
Abraço e até breve.

Juanan disse...

Olá a todos! Sou João. Os filmes podem ser interessantes, mas tenho problemas para ouvir; interrompen-se continuamente imagem e som.Por enquanto, fico a espera de ver mais adiante.

Anónimo disse...

HOLA Juan Luis! Eu sou Carmen Jaramillo. Nivel 1b
He leído la historioa del día y me ha gustado mucho, me parecen muy divertidas las clases. chao. Espero atreverme a escribir pronto en portugues.

Anónimo disse...

Olá a todos! Por fin entrei, por fin o meu professor nao dirá: "Manuela ainda nao vi nenhuma coisa tua no blog..." (é uma brincadeira)
Estive a ler algumas coisas sobre a história de D.Pedro e Inês de Castro e descobri que a pobrecinha aia esteve exiliada no castelo de Alburqueque. Nao sabia...
Entrei também na revista Visao mas nao vi a notícia da geraçao dos trinta para escrever a minha opinao.
Aliás juanlusz, como ponho cá o acento nasal...?

Juanlusz disse...

Olá
Juanan, os filmes são interessantes. Parece que houve problemas na Net nesta zona. Se calhar, já estão resolvidos.Paciência e tenta outra vez.
Carmen, continua a ler as histórias do dia.Muito em breve vais poder escrever em português. Força!
Manuela, até que enfim! Pois, coitadinha da aia exilada em Alburquerque. Estás a ver a quantidade de novidades que proporciona a Escolaugusta? :-)
A notícia dos "trinta" está em "sociedade", "leitores trintões" e para escrever "Fale connosco". Gostava de ver a tua opinião na revista on-line.
Até breve.

Juanlusz disse...

Desculpa, Manuela, esqueci esclarecer como se escreve o til.
De qualquer das maneiras já o tinha feito num comentário anterior... Vou copiar e colar:
Para escrever o til ~ tens de clicar duas teclas: Alt e 4 ao mesmo tempo, e a seguir a vogal que tem o til. Vê lá se consegues. Até breve.

Anónimo disse...

Olá! a todos, novamente em blogger, para que os colegas não percam contacto comigo. Para todos os colegas já podem ver o novo vídeo e o seus protagonistas, podem julgar qual deles é o mais apanhado sim contarem com a protagonista Joaquina.
Estamos trabalhando para um novo vídeo, e queremos seleccionar as protagonistas.
Até já.

Carmen Rojas disse...

Vejam o professor Juan Luis neste video que se fez nas II Jornadas APPEX
, onde fala sobre o uso do blogue com fines didácticos.

Video Jornadas APPEX

Carmen Rojas

http://appex.blogspot.com

Anónimo disse...

Olá, Juan Luis. Bon dia. "Pareces" um verdadeiro cozinheiro nu video da escola de Almendralejo. Eu tambem gosto de la cozinha, sobre todo dos doces. Bom, "esto no da" para muito mais em português.
Até breve.

Anónimo disse...

Bom dia, professor!
Eu sei,é domingo, dia de relaxe.Mas quando nao (vi o que disseste à Ana para escrever o til, nao posso), repito, quando nao há muito tempo é preciso aproveitá-lo.
Acabo de ler a história do dia de ontem. ( um amigo llegou, continuo depois)

Anónimo disse...

Agora já é boa tarde. Que agradável é a conversa com os amigos!
Estou cá outra vez. Vejo que os meus camaradas são (para o ã é alt+198; para outros, não sei) muito mais inteligentes e gozam do seu merecido repouso. Mas vamos ao assunto, nao é? Dizia-lhe que li a história dos caçadores porque me chamou a atenção o título. Na minha aldeia sucedeu uma coisa parecida, mas com pior sorte para a lebre. Cá existe há muito tempo uma rivalidade estúpida (como são quase sempre) entre os que caçam com espingarda e os dos galgos. Na sexta-feira saíram, como outros feriados, matar não caçar todo o que se mover. Os galgos perseguíam uma lebre; o da espingarda não viu ou não quis ouvir os gritos do "galguero". Seja como for, disparou e matou a lebre. Foi a lebre da discórdia ( o professor lembra-se da maçã?). Não demoraram nada em chegar a vias de facto (vi no dicionário)depois do correspondente aperitivo de insultos, lembranças das mães (santas criaturas!), dos pais (nestes casos não sabemos nunca quem são).Pelo menos as espingardas estiveram dormidas durante a briga. Foi exacto.

Juanlusz disse...

Olá Ibérico do Norte, tudo bem? Já pensaste qual vai ser o teu papel no novo vídeo? E qual vai ser o cenário?
Olá Jesús, as aparências iludem, mas é verdade que gosto de cozinhar. Doces não como muitos. Ouvi dizer que engordam :-)
Continua a escrever, é o que "está a dar".
Até amanhã.

Juanlusz disse...

Olá Pepe, estás bom? "Tempus fugit", isso é certo como a morte. Se chegam os amigos, é preciso dedicar-lhes tempo, não é? A historinha que se está a ler, essa, continua na memória, à espera de ser retomada e concluída.Pode ser útil interromper um conto a meio, e imaginar-lhe vários desfechos, não achas? Já vi que é também inteligente ler histórias e, a seguir, contar aqui neste espaço acontecimentos semelhantes ou com elementos relacionados. É o que tu fizeste. Treina-se assim a língua estrangeira e a criatividade.
Em relação ao til, teimaste até que conseguiste. Boa!
Até breve.

Juanlusz disse...

Olá Carmen Rojas, tudo bem? Lá estavas tu com a câmara a gravar tudinho? Eh pá. Bom, continua a trabalhar com força e alegria, um abraço e até breve.

Juanan disse...

Olá! Tudo bem? Já, por fim, pude ver o filme do Juanlusz em Estremoz. Eu estuve há umos anos na Posada de Estremoz y ascendi á torre ao pé delha. Há muito boas vistas desde lá. Estremoz é também célebre por os seus marmores desde os romãos hasta dia de hoje. Em Mérida há de aquilos em o Teatro.
Já vi que há mais pessoas com problemas para escribir o til. Juanlusz ensinha como, mas é importante dizer que debe-se usar a tecla "alt gr",não é?
Juanlusz; eu te escrevi diso num comentário del tema do 27 de setembro, mas penso que tú não viste, se-calhar porque foi o último.
Boa tarde y até amanhã.

Juanlusz disse...

Olá Juanan,tudo bem? Estiveste há uns anos na Pousada de Estremoz, subiste à torre, apreciaste as vistas de lá, e... nunca mais voltaste? :-) No Teatro Romano de Mérida há mármore de Estremoz, sim senhor.
Já tinha lido o teu comentário anterior, claro, mas não respondi logo. Só ontem redigi a resposta.
Até mais logo.

Anónimo disse...

Olá! Estou na escola da linguas de Mérida, primeiro, as segundas-feiras. Não sei muito português mas... bom. Na primeira-feira estive em Elvas. È a primeira vez e gostou um pouco mas pensava que era mais grande.
Até logo, as 8 horas.

Juanlusz disse...

Olá André, tudo bem? Estiveste em Elvas, no Domingo? Gostaste mas pensavas que era maior. Bom, já sabes que o tamanho não é assim tão importante. Do ponto de vista linguístico, é mais importante ouvir, ler e falar português um bocadinho. Fizeste? :-)E, claro, a cultura, as novas sensações, o treino das capacidades, isso tudo é interessante também, não achas?
Até mais logo.

Juanlusz disse...

Olá a todos,
na próxima semana terá lugar, em Badajoz, mais uma edição de Ágora, O Debate Peninsular. Leiam aqui neste endereço o programa:
http://www.gitextremadura.com/agora/
Se estiverem interessados, inscrevam-se e participem.
Aproveito a ocasião para lembrar que amanhã, Terça 16, os alunos de 4ºAno não têm aulas, ok?
Tchau.

boralá disse...

Olá JUan!

tenho um novo blogue com os meus alunos alemães: http://falarpeloscotovelos.blogspot.com/

É um blogue com criações nossas, que tentaremos manter actualizado, com diferentes trabalhos e temas... Um blogue de língua-cultura...

Espero que gostes... e podes publicitar!!!!

Obrigada e bom trabalho: já vi que tens alunos muito bons!!!!!!!!!!!

Inominável... ou Boralá... ou Sílvia Melo

boralá disse...

Esqueci-me de te dizer que os meus alunos são de nível B2/C1 e adultos. Se quiseres, podia ser um trabalho giro...

Diz aos teus alunos para passar pelo espaço (tem um link para este) e para deixar as opiniões deles... Ficaremos muito contentes...

Anónimo disse...

Olá colegas,
Só um bocadinho de atenção, um dia como amanhã nasceu um rapaz rabugento, divertido e falador, que tanto gostava de falar que penso que podia falar em outras línguas e foi desta maneira, aprendeu a falar em muitas línguas e agora ele ensina uma língua que todos gostamos muito. Sabem de quem estou a falar?...pois podem dar-lhe os parabéns, é um ano mais experimentado que no ano passado, PARABÉNS RAPAZ!

Juanlusz disse...

Olá Sílvia e parabéns pelo novo espaço. Já dei uma vista de olhos e penso que pode ser interessante. Claro que vou dizer aos meus alunos para visitarem o vosso blogue e participarem.
Força e continuação de bom trabalho!
Até breve, então.
...? :-)

Anónimo disse...

Bom dia, professor! Li o comentário de Jesús. Agora compreendo o "Tempus fugit" horatiano de anteóntem. Parabéns e que quando seres crescido sejas feliz!
Vale, magister!

Juanlusz disse...

Olá Pepe. Obrigado, mas aqui deve haver engano; isto é parecido com um labirinto, ou então, o Ibérico anda desnorteado ;-) Prometo, mesmo assim, que quando for graúdo, tentarei aproximar-me da felicidade...
Até breve. Vale. Ouvi dizer que esta despedida, "Vale", está na moda na Itália :-)

Anónimo disse...

Olá Juan Luis!
Eu peço desculpa por naõ ter assistido ás áulas na passada quinta-feira.
Já li a história da Rosa Brava, gostei muito dela, isso é uma menina corajosa.Ojalá todos os jovens tiverem o mesmo pensamento que a Rosa.
Até breve.

Juanlusz disse...

Olá Anónimo, tudo bem? Porque não escolheste um nome? Bom, leste o artigo da Rosa, desculpa aceite. Rosa é corajosa, sim senhor. Oxalá muitos jovens tivessem o mesmo pensamento e a mesma força, é verdade.
Até breve, e não baldes às aulas
:-)

boralá disse...

deixámos um desafio para os teus alunos... e para ti... passem no Falar pelos Cotovelos e tentem descobrir...

Juanlusz disse...

Olá pessoal, tudo bem?
Leram o comentário anterior? Quem gostar de desafios literários em português, vá a esse sítio e tente resolver o mistério :-)
Até breve.

Anónimo disse...

Olá colegas!
Hoje comprei o Expresso e entre toda a informação (com tanto jornal, eu já tenho para ler todo o ano), há uma web interessante "www.rainhadoamelia.com", uma empresa de Badajoz; é um centro que ensina a cultura portuguesa e faz muitas actividades.Tem o apoio da Junta de Extremadura. Não sei se algum dia lhes pode interessar alguma coisa destas. Até breve!

Anónimo disse...

Eu acho que escrevi mal a web; é www.rainhadonaamelia.com.

Juanlusz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juanlusz disse...

Olá Núria, obrigado pela sugestão. É só pedir informação e combinar qualquer coisa.
Apenas um jornal para todo o ano? Isso é muito pouco, não é? :-)
Até Terça.
"Comentário suprimido" fui eu que fiz. Estava a verificar as potencialidades do blogue.

Anónimo disse...

olá!
Pepe entrei no blog do que hoje nas aulas falaste e gostei dele. É giro¡¡ Já conheço a solução do desafio literário que propoem. Estive a fazer umas pesquisas que me sirveram para descobrir umos preciosos sonetos e um interessante "poeta-político" mas, Juanluisz, tens de dizer-me o que é que quer dizer "leda".

Por certo, enquanto estava a mergulhar na net encontrei um texto muito curioso, pois está escrito tão só com palavras que começam com o letra "p". Não sei se conhecem é divertido mas um pouco longo, por isso não o pus...

Juanlusz disse...

Olá Manuela e parabéns. Bingo! No blogue de que falámos ontem propõem um desafio e tu acertaste em cheio, e, além disso, leste uns sonetos bonitos. Não estás enganada: já sabes o autor e o poema em que se baseia ou está baseado.
Tiveste tempo para tanta pesquisa e não para procurar a palavra "ledo" aí no Dicionário ao lado? :-)
Cumprimentos.

Anónimo disse...

já encontrei ledo. Creio que ontem a noite estava já tão adormecida que nem encontrei a palavra...Obrigadinha

Juanlusz disse...

De nada, Manuela. Ainda bem que encontraste. A palavra "ledo/a" é muito bonita e já era utilizada nas cantigas medievais, nos primórdios da lírica peninsular. E, estás a ver?, é também utilizada na canção "Monotone".

Anónimo disse...

Olá a todos!
Sou a Marta, aluna de primeiro. Gosto muito de ler e a história da Rosa é muito interesante.

Até logo

M.B. disse...

Olá Escolaugusta!!!!! Olá pessoal!!!

Obrigad@os por terem passado no nosso espaço e terem sido tão interventivos... Não estavamos à espera que acertassem "na mouche" Ficámos com a boca aberta :-O

... e com vontade de falar (ainda) mais pelos cotovelos.... LOL

boralá disse...

uauuuu: rodar uma curta-metragem???? e publicar onde? aqui??? no You Tube??? que ideia fantástica... bom, e a ideia do jornal também é genial... Que sorte têm, com uma turma assim para trabalhar...

queria dizer que fiquei muito contente com as vossas participações e que tivemos muito gosto em ler-vos!!!

PROMETEMOS NOVOS DESAFIO PARA BREVE! (e aceitamos também, caso queiram retribuir esta partida!)....

Juanlusz disse...

Olá Marta e parabéns! Arriscaste e escreveste em português. Assim é que é! A história da Rosinha é muito interessante, concordo contigo. E se serviu para fomentar o teu gosto pela leitura, ainda melhor.
Até Sexta.

Juanlusz disse...

Olá Mb, olá Boralá:
Obrigado e parabéns!
Na Escolaugusta, a malta está à espera de poder "falar pelos cotovelos" com o pessoal da Alemanha.
Até breve.

boralá disse...

oi: e organizar um CHAT escrito com este pessoal todo??? Podia ser giro... o que acha o professor? e os alunos?

de qualquer modo, teria de ser em duas semanas, porque o MB vai uma semana de "trabalho" (LOL) para um país mais quente...

podem responder lá no nosso blogue, para não invadir ainda mais este...

Juanlusz disse...

Olá, leram? Que bom! Que giro!
Vou perguntar nas aulas quem está interessado.