sábado, 1 de dezembro de 2007

Já é Natal na Escolaugusta... também!

Olá pessoal! Salve Ibéria!
Embora com algum atraso em relação a outros espaços sociais, chegou a quadra natalícia à nossa querida Escolaugusta.
Vão seguir este percurso temático, alumiados pela estrela camoniana, e vão entrar neste presépio infantil: lá podem escrever postais, experimentar receitas típicas desta época, cantar... Vamos festejar o Ano Novo, o Dia de Reis cantar janeiras e
e vamos comprar muito, muito, mesmo muito, e não vamos pagar nada, nada, mesmo nada. Será uma compra linguística :-) Tudo de borla, nada de gastar uma pipa de massa, um balúrdio! Desta vez, não nos esfolam ;-) Entrem neste espaço comercial, muito ibérico ;-) no supermercado virtual, escrevam um código postal (por exemplo, 1150-279) e atestem cabazes e carrinhos... de vocabulário. Nem crianças estragadas, nem brinquedos perigosos ;-) Para acabar, podem ler e completar estas dicas.
A professora Lígia Borges vem visitar-nos, qual estrela cadente que desce pela chaminé da Escolaugusta adentro, no dia 13 de Dezembro, pelas 19 horas. Falará e falaremos, à volta da lareira acesa, sobre o Natal em Portugal. Estão todos convidados. E, a seguir, o jantar. E no dia 21, a festa da EOI. Fogo! Tanta borga!
Mais um desafio "comunicativo", um presente, uma prendinha gramatical chegou de Cotovelândia. Obrigado.
Agora que os Madredeus abandonaram o Paraíso, vamos ouvir a cantora brasileira Mylene.
Quem tiver tempo :-) :-( pode acompanhar HGW nesta viagem, ou videoviajar musicalmente à Argentina, ao Brasil, ou a Portugal e decidir qual é o vestido azul mais catita. São pirosos? Então, mudem de roupa e vão até à Serra da Estrela ver se ainda há pastores. Talvez encontrem a Rosa, sim a Rosa Brava.
Lembrem a data limite para a Expressão Escrita. As redacções mais criativas e imaginativas, sendo todas boas, serão publicadas em "Trabalhos augustos".
Data limite para entrar na Sociedade Civil (em "Blogues interessantes"), escolher um tema, quer na página inicial, quer procurando em "Mensagens Antigas" em baixo, ler os comentários e redigir um texto que será lido nas aulas: última semana deste primeiro período lectivo (está bem :-( para depois do Natal).
A Biblioteca Pública de Mérida está de braços, de portas abertas para acolher estudantes de português que queiram utilizar a Net. Nem por aí, nem com lendas de tempo, podem safar-se :-)
E podem deixar aqui na caixinha em baixo comentários com as vossas opiniões sobre o Natal. Agora é assim: clicam em "comentários"; escrevem no quadro branco grande o vosso comentário "haga aquí su comentario"; seleccionam o circulito à esquerda de "Alias", e na caixinha à direita, ponham um nome reconhecível; carreguem em "publicar comentário" e esperem até aparecer no topo "Se ha publicado su comentario".
Leiam o que a malta vai escrevendo.
Paz. Salam. Vale.
sdsd
sdsdsd

55 comentários:

Anónimo disse...

Pronto ,pá. O que é isto? Estávamos a saborear as castanhas e outros acepipes e já temos acima da mesa o maçapão.
Os negócios natalícios vão começar em metade do verão. Mas, como nos anos passados( embora as críticas sejam e sejam e sejam) vamos vestir o fato da quadra e vamos luzir os melhores sorrisos nestas datas. A hipocrisia vai disfarçar tudo e, como se os carnavais chegassem com antecipação, as máscaras do dinheiro preencherão os espaços.

Anónimo disse...

Boa tarde!
O meu comentario nao é sobre Natal, é sobre as fotos do viagem. Muito obrigado pelos comentarios, estou muito contente que gostem delas. Gosto de fazer fotografias e mostra-las.

Hoje nao tenho mais coisas que dizer. Outro dia mais.

Juanlusz disse...

Olá Pepe, pois é. Chegaram a doçaria natalícia e os enfeites por toda a parte. E, claro, vamos trajar a rigor e estar em família.
Olá Dani, seguimos a nossa viagem e esperamos pelo teu comentário sobre esta quadra festiva, ok?
Até.

boralá disse...

Reproduzo o comentário deixado no poste anterior:

podem fazer os vossos comentários gramaticais como quiserem: a ideia original era fazerem comentários mais pessoais, mas tudo o que seja ensinar a aprender também vale! Tudo é útil, nesta forma de olhar a gramática :)

Beijos :)

PS - parabéns ao PEPE pela lucidez... foi um excelente comentário, este que ele deixou aqui...

PS2 - espero que a Lígia tenha um bom tempo convosco... um beijo para ela tb.

Anónimo disse...

Olá para todos os meus colegas de portugues e da toda a escola de linguas porque também estudo inglés. É o meu primer comentario cá no blogue y quero aproveitar para só dizer...


BOM NATAL PARA TODOS!!!!!!

Juanlusz disse...

Olá Boralá, fica combinado. Quando souberem quem é o cozinheiro vencedor, digam, sim? E digam também como é que vão avaliar os exercícios gramaticais e se vão enviar feedback ;-)
Olá Anacheles, até que enfim! Foi um caminho muito longo até aqui, não foi? Acho bonito, embora curtinho, o teu primeiro comentário e aproveito também para te desejar um Feliz Natal.

Anónimo disse...

Ola malta!!!eu também queria desejar a todo o pessoal um feliz Natal, que o 2008 seja bom para todos vosses.Ainda aguarda-nos o jantarinho!!!!
Os meus parabens ão Zé por ter escrito no blogg,mesmo que tenha sido nos comentarios do final.lol
Beijinhos

Anónimo disse...

Olá¡ Por casualidade encontrei uma informação sobre audiolivros em portugués. Pelos vistos através do "site" da editorial 101 noites podem descarregar audiolivros de uma nova colecção. Podem ser adquiridos em formato CD e também como um ficheiro de MP3. Creio que li que quem prefere o MP3 paga 4.50 euros, e quem prefere o CD 13 euros. Pensei que pode interesar a alguém e por isso ponho cá. Ainda não entrei pois sigo sem ligação.

Anónimo disse...

Bom dia! Hoje tenho que falar de algumas coisas. Primeiro, sobre o Natal. Nestas festas nao vou estar em Merida. Vou estar de férias com a minha familia e amigos, e moram longe, em Barcelona. Vou perder-me a festa da EOI!

Segundo: tenho novas fotos no meu fotospaço, mas agora nao sao minhas, sao as fotos da Amparo. O link é
http://picasaweb.google.es/datoter/ViajeAMarvaoAmparo

E em ultimo lugar, para as pessoas interessadas en bom cinema, na próxima semana é o "Segundo Festival de Cinema Inédito de Mérida". Ninguno filme é português, mas os filmes sao interessantes. Deixei algumas revistas na escola com informaçao sobre o festival, ou também podem consultar na página web www.festivalcinemerida.com

Juanlusz disse...

Olá Nati, tudo bem? Encorajámos o Zé, e de que maneira!, e ele escreveu, só que, pronto...
Ainda nos aguarda um jantarinho ou uma jantarada? :-)
Olá Manuela, os acasos literários têm algum sentido, não achas? Olha, ficou assim tão estragado o cabo do teu computador? :-)
Olá Dani, estás a ver como a cada dia que passa a competência comunicativa melhora?
Nesta época, sentimos a falta da família e dos amigos. Não te preocupes, da próxima vez, não vais falhar o convívio com os colegas.
Já agora, podias trazer e partilhar connosco alguma reportagem com "lusorelevância" da bela Barcelona?
O til, quinta e última vez, espero: carregam nas teclas "Alt gr" e "4" ao mesmo tempo e, a seguir, na vogal que levar o til.
Olá Amparo e bem-vinda ao grupo de escolaugustos com "Trabalhos augustos". Parabéns.
Até.

Anónimo disse...

Olá a tod@s! Como vai correr esta ponte! oxalá tod@s o aproveitem y façam o que quiser.
Eu tenho tarefa pendente, sobretudo em português, mas espero terminá-la.
Embora ainda seja um bocadinho cedo, gostava de felicitar aos meus colegas da escolar y desejar que tenham umas adoráveis festas -férias também- do natal e que para o próximo ano consegam o que tenho a segurança vao pedir para o ano 2008.
Peço imensa desculpa por nao pôr os acentos circunflêxos, mas nao sei onde é que está neste computador. Alguém pode dizer?Fico á espera da resposta.
Até breve
Beijinhos

Anónimo disse...

0lá,bõa tarde.Gostava de todos os colegas vir á festa do próximo dia 21, na nossa escola de línguas. Já sei que es un dia diferente para muitos de vocês, que têm compromisos, mas se puderem vinham.Sei que vamos divertir e aprender também.Há muitas actividades como música em directo,concurso gastronómico,... y comida y bebida para todos. Não recuen,animense que não vão arrepenter.

Anónimo disse...

Viva!cá estou de novo para desejar a todos os meus colegas das escola um bom ponte,mas tenham cuidado com o nevoeiro y mantenham a distância de segurança!Vou já agora proveitar e desejar um bom Natal e entrada de ano a todos vocês.Pergunto:Têm comido muito turrão?, comprimentos Jose de 4º

Anónimo disse...

Epaaa!! o Zé conseguiu escreber.Já estás a gostar disto eh malandro?
Agora vamos a ter-te todos os dias a escreber.

Anónimo disse...

Olá Raquelona!então já estás a fazer as malas para a viagem a Lisboa?Espero bem que te lembres dos teus amigos e que nos tragas uns pasteis de Belem.Acho que já esta pronto a árbore de Natal da praça do comerço.Mostra-nos as fotografias quando tu voltares,tá?

boralá disse...

Olá!

Nós não vamos enviar feed-back porque não se trata de fazer exercícios: trata-se de dar uma opinião pessoal sobre os exercícios de gramática que, segundo o MB, "soam sempre um pouco estúpidos"...

E vocês o que acham dos exercícios de gramática? Acham que são necessários? Também ficam com a sensação de que são ridículos????

Boralá responder em "Falar pelos Cotovelos" :-)

Anónimo disse...

Olá a todos os colegas, sou o Anselmo, aluno da turma do José Ignacio, de 1º do nível intermedio. Cumprimentos a todos e parabéns, não só pelas magníficas contribuições dos comentários, mas também das poesias e fados dos parceiros.

Anónimo disse...

Juanluz,como estas? sou Pepe Morgado,espero que não te esqueças da turma de 2º ano da EOI de Almendralejo ( agora no 3º ano ).Todos os teus antigos alunos desejamos-te um bom Natal e toda a sorte do mundo para o próximo ano.

Anónimo disse...

Olá pessoal! Sou novo cá. Chamo-me Zegrid é sou "o cãozinho" de Manuela...
Peço desculpas pois o meu portugués é básico, só sei o que ouço falar nos vídeos e canções que há neste computador, e às vezes a minha ama fala sozinha pela casa toda e claro... alguma palavra vai se fixar.
Eu sou o causador da avaria de ligação de Manuela pois... comi o cabo do telefone...:-(
Não o fiz por fome (ainda alguns pensem que sim...), o fiz porque tive dor de cotovelos do computador. Não brincava comigo, só lia e escrevia nesta página... até esqueceu a minha caminhada uma tarde¡¡¡ E isso é imperdonável¡¡ Por isso tomei a justiça "por minha pata" e creio que já entendiu pois voltou a fazer caso de mim. :-) Uma "lambidelinha" a todos.

Juanlusz disse...

Olá Raquel, vais completar as tarefas todas. Força! Eu também felicito os colegas da escola e espero que consigam realizar os seus sonhos. Certeza, por vezes, implica segurança. Ler os comentários anteriores é interessante. No que está acima do teu, está a resposta para a escrita do amigo TIL ;-)
Boa tarde, Mariló, já pensaste no petisco mais apetitoso? Eu também gostava que viessem todos os alunos da EOI. Vamos divertir-nos, comer e beber à grande. Ninguém se vai arrepender. Esqueçam os compromissos e apareçam. É o dia da EOI, de todas as línguas,não é?
Olá Zé, obrigado, parabéns e cumprimentos para ti também. Neste Natal, acho que a maior árvore da Península está na Invicta, não na Praça do Comércio, e parece-me que a Raquel que escreveu mais acima não é aquela que esteve com vocês em Lx, mas pronto :-)
Nati,tudo bem? Pois é, vamos ter o Zé a escrever com frequência. E tu não vais querer deixá-lo sozinho, pois não? Que bom!

Juanlusz disse...

Olá Boralá, tudo bem? Mesmo sem feedback, mando em breve a minha opinião sobre os exercícios de gramática, ok?
Olá Anselmo, obrigado e parabéns a ti também. Sei que gostas de escrever em bom português e és um aluno aplicado. Participa aqui quando quiseres.
Olá Pepe Morgado, olá ex-alunos e ex-alunas do Amendoal. Claro que não me esqueço de vocês. Apareçam por cá, se vos apetecer. Desejo-vos um bom Natal para todos e um melhor Ano Novo.
Olá Zegrid e bem-vindo à Escolaugusta. Esquece a inveja, já vês que os cabos não sabem bem. E ficas a saber que a competência comunicativa não é apenas compreensão oral. Podes treinar a expressão oral com a Manuela, e não descures a competência sócio-cultural nem a pragmática ;-)
Concordo contigo numa coisa: esquecer as caminhadas diárias é imperdoável. Mens sana in corpore sano.
Até breve.

Anónimo disse...

Olá a todos os "cotovelianos"! Há muito tempo que não era capaz de ter um tempo para compartir com vocês. Vejo que cada vez mais pessoas escreven neste espaço de encontro. Óptimo!
Já estou a ver que o nosso professor não se esquece de nós, embora ele, se calhar, esté de meditaçao lá no Mosteiro de Alcobaça, não é?
Eu também estive a fazer práticas reais de português em Matosinhos, a lado do Porto, embora já voltei.
Lá, combinei com a Doutora responsavél do Centro de Documentação Alvaro Siza para procurar documentação e visitar alguns edifícios fechados ao público. Eu fiz o meu melhor nas conversas em português, mas isso não é muito,pois não?
Mais adiante, vou dar-lhes alguns dados de interesse por se alguém quer ir ao Porto.

Anónimo disse...

Bom dia! E o Odisseu atracou no Porto. No seu incansável e demorado regresso até a Itaca sonhada fez paragem na adorada Lusitânia.
Porto de Mós é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Leiria, região Centro e subregião do Pinhal Litoral, com cerca de 6 200 habitantes.
É sede de um município com 264,88 km² de área e 26 842 habitantes (2006), subdividido em 13 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Leiria e da Batalha, a leste por Alcanena, a sul por Santarém e Rio Maior e a oeste por Alcobaça.
A vila recebeu foral de Dom Dinis em 1305.
Na vila nasceram portugueses importantes como: Gabriela Carrasquiero, 7ª mulher mais rica de Portugal.
Olá, Zegrid! Se ao computador mordeste o cabo, tenho medo de que saibas que a tua adorada Manuela se demora alguns dias porque conversamos à saida das aulas. Vais morder-me, o quê? Nem pensar.

Juanlusz disse...

Olá Juanan, bom peixe na lota? :-)Olha, claro que é muita coisa fazeres o teu melhor na comunicação em português, e vamos querer saber curiosidades linguísticas, e não só, da tua viagem à Invicta. Estou a pensar que podias fazer um trabalhito curto e simples, um pps divertido e fácil, sobre arquitectura portuguesa em Português, para colocarmos no blogue. O que achas?
Nós somos Escolaugustos. Cotovelianos são os nossos amigos da Alemanha.
Olá Pepe, brincalhão| Foi o nosso querido colega Juanan que esteve no Porto. Eu estive na Terra da Paixão e passei no outro Porto de regresso a Mérida, sim senhor. Mas olha, ainda há mistérios que não foram desvendados: qual o nome do rio? qual a serra? O que é isso de cima e baixo? A paciência? Enfim...
Aqui vai uma piada sobre o cão de um português educado e gente boa:
http://selecaodepiadas.blogspot.com/search/label/c%C3%A3o

Anónimo disse...

Olá, JL. Vejo que andas à procura de algum milagre nas tuas visitas por terras là perto de Leiria e os Mosteiros de Alcobaça e Batalha...
Realmente as vistas de Porto de Mós são espectaculares (a cor verde da torre do castelo contra o azul do céu...)Mas, ficarão na retina de quem quiser visitar http: //Porto de Mós Photo Gallery by Dias dos Reis// Igualmente aproveito para recomendar //Alcobaça Photo Gallery by Pedro Libório. Là encontrarão otros links da região.Não tenham dúvidas:
desfrutarão.

boralá disse...

Olá a todos os Augustos!

O juri do concurso de poesia de "Falar pelos Cotovelos", sobre Bacalhau e caldo verde, já sabe quem é o vencedor do NOBEL DA GASTRONOMIA LUSA...

Esperamos anunciar amanhã o(s) feliz(es) contemplado(s): ainda estamos a redigir a acta da deliberação.

Gostava que o Juan LuSZ nos dissesse para que morada enviar os troféus :) - sim, sim, vai haver mesmo prémios e tudo!!!!!!!!!!!

entretanto, passem por lá, para saberem como andam as discussões sobre os exercícios de gramática...

Juanlusz disse...

Olá Coral, tudo bem? Vejo que tu vês muita coisa, ou será que a tua imaginação é fértil qual pomar na Primavera...Ou então, recebeste alguma bênção visual :-) Obrigado pela informação. Sabes que estamos à espera de alguma lusacriação artística tua: a fotografia em si é uma arte, mas numa escola de idiomas, eu prefiro algum acompanhamento linguístico para as imagens, mesmo que para alguns esta "mélange" seja desnecessária ;-)
Abraço e até breve. Ah, acertaste em cheio nos mosteiros, mas ainda há perguntas sem respostas...
Olá Boralá e obrigado. Deixo no vosso burgo a nossa morada. Nervoso miudinho...

boralá disse...

LOL.... mas só mesmo muito miudinho, não é?????????????

boralá disse...

Okm OK, vencedores anunciados... Parabéns aos felizes contemplados :)

Anónimo disse...

Olá malta. Parabens a Pepe e Marilo!!! Que tal fue a palestra de Lídia Borges? Nao pude ir por ter evaluaçoes mas houvesse gostado estar...
Juanlusz há aulas esta sexta 14? Estou um pouco perdida..., mas si há prometo ir hoje.
Pepe tenho de rir contigo porque tens saída para tudo...:-)
Anuska um beijo gigante
Até breve.

Juanlusz disse...

Olá Boralá e muito obrigado: o júri pronunciou uma sentença justa, da qual eu não vou recorrer :-)
Parabéns ao Pepe e à Mariló. Vão receber os prémios muito em breve.
A conferência da professora Lígia Borges foi giríssima. Prometeu, banhada em lágrimas, voltar ;-)
Manuela, há aulas hoje. Comigo há aulas sempre, mesmo aos fins-de-semana. Não baldes ;-)
Até.

Anónimo disse...

Olá! Acho que sempre que faço um comentário no blogue é para falar de fotografia. Hoje também. Tenho no meu fotospaço as fotos do jantar:
http://picasaweb.google.es/datoter/OJantarDePortuguS
Algumas fotos não são as melhores que posso fazer. Algumas são sem flash e estão movidas. Mas são experimentos.

boralá disse...

significa que não teremos de rever a acta???? LOL

Anónimo disse...

Boa tarde!
Até hoje não pude entrar no blog. A semana tive muita agitação.Lamento não ter assistido à conferência: voltei às 21.30. Outra vez será.
Obrigado pelos parabéns, mas só era para partilhar em português um jogo lingüístico.
Até amanhã.

Juanlusz disse...

Olá Dani, Boralá e Pepe, tudo bem?
As fotografias e a acta, mesmo que possam ter imperfeições ;-) fazem parte do nosso jogo comunicativo. Não vamos levantar ondas na quadra natalícia. Até breve.

Anónimo disse...

Dani,
Muito obrigado por as fotos. Passamos uma bonita noite e continuamos depois dela última foto em outros pubs!

Tu és, sem dúvida, o fotógrafo oficial do grupo!

Obrigado novamente, e até logo, amigo!

Anónimo disse...

Olá tudo bem? Creio que "é pior estar na de baixo" por que é uma "clave de bóveda" não é...? E já sabem, é a pedra que provoca o derrubamento do tecto; por isso "estar na cima não teria perigo". Suponho qué a pedra pertence a Alcobaça, não é? Te vejo muito "masónico" Juanlusz :-) até

Juanlusz disse...

Olá Amparo, pois é. O Dani é um repórter de imagem muito bom. Faltam é reportagens escritas a partir de diferentes cantos do mundo: o que achas de mandar para o blogue uma crónica valenciana, fácil e curta? ;-)
Olá Manuela, que bom estares novamente na rede :-) Vamos ver:
O castelo fica em Porto de Mós, não em Alcobaça. Os dois mosteiros a que se faz referência são Alcobaça e Batalha. Na chave da abóbada o que é que temos? Um triângulo e um compasso? Não.
Falta decifrar qual o nome da serra iluminada, qual o rio, o significado de "moer a paciência", de "estar na ---- de baixo ou na ----de cima".
Adivinhem o mistério. Até.
Ah, uma lenda maçónica muito bonita:
http://www.infopedia.pt/$a-abobada

boralá disse...

a todos os AUGUSTOS, muito bom Natal e festas felizes... continuem a falar pelos cotovelos e a dar muitas e boas para a caixa!!!!!!!!!!!!!

FELIZ 2008!!!!!!!!!!

PS- Que tal pensarem num bom desafio PLE para 2008???

Anónimo disse...

olá jl. Vejo que gostas de brincar com o pessoal com os teus "desafios". As vezes não são assim tão simples como o nome da serra iluminada (SERRA DOS CANDEEIROS)e o RIO LENA, mas gostava de "moer" no sentido de meditar muito, muito... até acabar com a minha paciência... porém há tanta coisa para fazer nestas horas...
a seguir...

Juanlusz disse...

Olá Boralá, boas festas e força para continuarmos a interagir em grande no Ano Novo.
Olá Coral, espero que estes jogos não vos importunem muito (é isso moer a paciência). Acertaste em cheio no nome da serra e do rio. Falta a chave da abóbada, onde estão duas ---, uma acima e outra abaixo ;-)
Até breve e boa viagem!

Anónimo disse...

O mistério já está resolvido e é fácil más agora que sé claro... Bom ontem depois de "moer a paciência" de JL para que deixara-nos um bom diccionário, foi que o mistério ficou claro. Estar na MÓ de baixo ou na MÓ de cima. MÓ é uma pedra grande de moinho usada para amolar. É o que a pedra da abóbada tem. Curiosamente o povo chamase Porto do Mós, está claro¡¡¡ O porto onde desembarcaban as pedrinhas para moer... Desta vez fue difícil, não acham...?
Boas festas a todos

Anónimo disse...

Só um espaço pequeno para dizer a todos um bom e Feliz 2008!!!!. Não pude ir à festa da EOI nem ao jantar... estive doente com a minha espalda e foi impossível. Agora está tudo bem.
Até 9 janeiro....

Juanlusz disse...

Olá pessoal, tudo bem?
O mistério das mós resolvido, as dores de costas também, vamos falar com a Sibila de Cuma. Lasciatemi cantare:
Pizza, Vesuvio, Mandolino, presepe e Pulcinella.
Domani vado via.
Divirtam-se.

angel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

óla

Anónimo disse...

bom natal y parabéns para todos!
óla j.l. Tudo bem?
Eu aco que há deveres para as festas... É verdade?

Anónimo disse...

Feliz Ano Novo.

No próximo ano dêem importância ao que realmente é importante!

BOM ANO 2008!

boralá disse...

BOM 2008!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

feliz ano 2008!

em este ano novo tentare escrever mais no blog.

espero que os reies os tragam muitos presentes!

muitos beijos a todos!

Anónimo disse...

feliz ano 2008!

em este ano novo tentare escrever mais no blog.

espero que os reies os tragam muitos presentes!

muitos beijos a todos!

boralá disse...

Olá! Hallo!

Queremos conhecer os vossos amores e desamores linguísticos em relação ao Português... Como começou a vossa história com o PLE??????

Apareçam no "Falar pelos Cotovelos" e contem-nos as vossas histórias, para partilharmos experiencias...

Juanlusz disse...

Olá pessoal, tudo bem? Feliz 2008! Receberam muitas prendas? Deram?
Olá Angel, há trabalhos para casa, há.
Oxigénio, falas hieróglifos...
Anónimo, tenta, teima. Vais conseguir!
Boralá, obrigado por este novo desafio. Vamos a isso!
Até breve.

Anónimo disse...

Sou franscico do 4º ano entro pela primeira vez no blog para fazer um comentário e cumprimentar os meus colegas de turma.Que tenham um bom fim de semana vemo-nos na terça-feira, agora vou embora tenho que ir trabalhar na curta metragem e estudar a frase "impactante". «Sou fransciso rei da pecuária e vou fazer a grande revolução do gado e para que as rações fiquem mais baratas!»

Anónimo disse...

muito bonito foto de castelo du Porto de Mós