sábado, 4 de outubro de 2008

Outubro: no bom caminho. Força!

Olá pessoal, tudo bem?
Já chegou o frio e apetece ouvir histórias na Escolaugusta. Outro dia, li este conto musical:
"Quando o Rei de Portugal fez anos, o navegador-descobridor lusitano Jlsz reuniu com a sua tripulação esforçada e, do alto da Torre de Belém, olhou ao longe o mar. O fado mandava abandonar a terra firme e ir à procura de novos mundos. Atrás ficavam, no bairro do Rastejo, velhos colegas medrosos, alguns com muita inveja, que aconselhavam não descortinar novidades. O tempo, porém, voa. Já os lusitanos valentes singram no mar há vários dias quando avistam um cabo de uma cor esmeralda onde ouvem uma música que encanta as almas. Depois de descansar e dançar, seguem viagem e encontram, no primeiro e frio mês do ano, um rio de águas puras e cristalinas... To be continued".
Aqui na Extremadura, voltando à realidade, surge na agenda deste mês o debate e encontro peninsular Ágora. Vamos participar em palestras gastronómicas, no palco de um teatro, e assistir a concertos: Kátia Guerreiro e os Clã (Cliquem em "Português", depois "Discografia"; a seguir, "Rosa Carne"; e, finalmente, "Competência para amar". Letra bonita em ... "Letras em Pt", claro).
Vão fazendo comentários. É assim, entre todos, que se constrói uma escola dinâmica ;-)
(Para mandar comentários, cliquem em "comentários" em baixo; a seguir, escrevam no quadro em branco; depois, em "seleccione uma identidade", escolhem o botão "Nome/URL", escrevem o vosso nome ou alcunha na caixa "nome" e, finalmente, "publicar o seu comentário").
Ok, esclarecimentos adicionais: 1) a "história do dia" podem ler e ouvir ao mesmo tempo. 2) "na-ri-na" means: a) a lullaby; b) a game that children play by the seaside; c) a young woman's name. 3) a canção "deixa o verão prá mais tarde" podem vê-la e ovui-la no vídeo em TV vagalume, à direita da letra e "assistir em tamanho maior". Acho que é tudo, não é ;-) Até breve.

34 comentários:

Anónimo disse...

Vejo-te muito lírico desta vez..tanto que como fez Saramago com a sua "jangada peninsular" a Torre de Belém começará a navegar de verdade¡¡¡
Estou a ver alguns links e sempre estou a descobrir coisas giras contigo¡¡¡
Quanta música pimba desta vez¡¡¡
PD: Nao estávamos a cuscuvilhar no parking foi só uma brincadeira :-)

Juanlusz disse...

Olá Manuela, tudo bem? As boas naves seguem o seu caminho, mesmo que haja forças contrárias ;-)
Já vos disse que não ouvi nada. Estava a brincar. Eu, surdo como uma porta.
Abraço.

Anónimo disse...

Olá, tudo bem? Eu já ouvi a cançao "A volta" e algumnas outras do "Philip Monteiro", eu gostei muito é como "o Timbaland português", ele faz uma música moderna com traços da música electrònica. É muito dançável! ;-)

Sou o Luis!

Juanlusz disse...

Olá Luís, tudo bem?
Esse tipo de música, Kizomba, é para dançar e de uma maneira muito sensual ;-)
Embora o teu comentário faça referência a uma entrada anterior, escreve sempre em baixo do "post" mais recente, sim?
Até breve.

Anónimo disse...

Olá colegas.Tudo bem?. Embora já não estajamos juntos,não vou esquecer de ninguém.Tudos são muito importantes para mim, e é por isso que penso continuar com a minha escrita neste blog.De agora para frente vou tentar escrever sempre que possível, mas se não o faço com frecuência, pesso desculpas, já sabem que estou muito ocupada.Ate logo!Beijinhos.

Juanlusz disse...

Olá Mariló. Claro que contamos com a tua participação dinâmica. Lembra que tu és um símbolo na EOI, ninguém vai esquecer isso.
Sem stress.
Beijinhos.

Anónimo disse...

Olà,sou a Encarna de 1ºNI.Já ouvi as cancoes,gostei muito delas mas sobretudo as da Katia. Eu estive na Primavera pasada em Sines e tive o honor de assistir a uma festa Cabo Verdiana. Já vos contaré nas aulas.

Juanlusz disse...

Olá Encarna,tudo bem?
Que giro! Festa africana! Mornas, funaná...Na praia? Ficamos à espera do teu relato.
Se gostas da KG, não podes faltar ao concerto dela aqui em Mérida.
Até amanhã.

Anónimo disse...

Olá pessoal, eu também ouvi a Katia Guerrero e gostei imenso dela, mas nao consigo ouvir as primeiras cançoes que disseste Joao. Beihinhos para todos.

Anónimo disse...

Olá de novo, queria dizer que a rapariga que escreveu anónimo sou eu, a Anachles....desculpem, obrigado y beijinhos

Anónimo disse...

Ouvi a música de Lura, "Na-ri-na" e gostei muito dela, tem muito ritmo e é muito agradavel. Além de mais estive a consultar os Presidentes da República desde 1910 e quase todos tem um aspecto muito clássico.

Juanlusz disse...

Olá Anita, tudo bem? O teu Fado parece ser não conseguir assinar os comentários ;-) E também não gostas de navegar o Oceano à procura de novos ritmos, não é?
Beijinhos.
Olá Guadalupe, vamos ouvir nas aulas mais uma canção da Lura. Se calhar, se os presidentes tivessem ouvido sons e tons mais agradáveis, teriam esquecido um bocado o classicismo, não achas? ;-)

Anónimo disse...

Olá a todos,tudo bem? Estou a ouvir as canções do Fhilip Monteiro, enquanto leio os artigos e comentários, é muito doce e agradável.Concordo com o Luis, é boa para dançar. Eu já vou ensaiar .Ânimo para os colegas!
Até breve!

Juanlusz disse...

Olá Laly, é muito bom poder ler num ambiente agradável, não é? Aprende-se imenso!
Continua a ensaiar!
Escreve sempre por baixo da entrada mais recente, sim?
Até breve.

Anónimo disse...

Oigala, meu querido professor, como é isso de que nao gosto de navegar novos oceanos? pois claro! já vi todos os links que há novos mas nao consigo encontrar os primeiros...beijinhos

Anónimo disse...

Igual que as lebres da história de hoje, eu desejo aprender falar português para eu faze-lo com os meus amigos que tenho em Portugal e com todos os vezinhos. Tenho a intenção de melhorar minha pronuncia porém é muito difícil para mim.

Anónimo disse...

Olá a todos. Bom espírito para o meu primeiro percurso pelo blog .Mexericos, boatos, qualquer coisa é boa para quebrar o gelo. Quer seja para falar da Belen Esteban, quer seja para cavaquear de um modo corriqueiro do Paquirrin, tanto faz. Força para os paparazzi e pela liberdade de imprensa, ânimo pelas celebridades dispostas uns dias a chorar lágrimas de crocodilos, isto é, após se reembolsarem uma formosa quantidade de dinheiro por nos oferecer as suas aprazíveis ou terríveis vidas, e outros dias a se bater aos murros com os "sofridos" repórteres porque estes estão a invadir as suas intimidades. Todos são vítimas e todos são carrascos e nós somos o rio que atravessa ambas as beiras, bebe e se resigna com a poluição das bordas.
Anónimo

Juanlusz disse...

Olá Anacheles, continua a tentar e vais ver que vais conseguir. Força!
Olá Guadalupe, imitar a Natureza para interagir na Sociedade é bom caminho. Boas intenções e reconhecimento das dificuldades, também.
Olá Anónimo, depreendo pelas tuas palavras certeiras que adoras a imprensa cor-de-rosa ;-) Nós aqui na Escolaugusta analisamos a língua portuguesa e estamo-nos nas tintas para o que as vedetas de barro possam fazer o sentir no palco efémero da vida. As beiras fronteiriças é que devemos manter limpas.
Se não te importas, assina os teus comentários. Nós aqui somos todos amigos.

Anónimo disse...

Olá! Bom día! Boa tarde! Boa noite! Eu sou estudante do primerio ano. Para os que estamos a començar nesta aventura da língua (e para os luso-falantes espanhois), deixo aqui duas ligaçoes web onde aparecem muitas emissoras de rádio y algumas de televisao. Assin treinamos nosso ouvido. Obrigado.

http://es.delicast.com/radio/Portugal/noticias

http://www.radioguide.fm/internet_radio_Portugal

Juanlusz disse...

Olá Manuel, muito obrigado pelas ligações. Sei que gostas de ouvir rádio portuguesa e isso está a ajudar-te muito na aprendizagem da língua.
Bom fim-de-semana.

Anónimo disse...

Bom dia.Olha J.L.esqueci-me de te perguntar quando è o concerto da Katia.Tambem quero perguntar onde é que tenho que puxar paqra ouvir ao mesmo tempo que ler as històrias do dia nom consigo ouvir. Obrigada.Encarna N.I.

Juanlusz disse...

Olá Encarna, o concerto da Katia faz parte do programa Ágora.
Para ouvir a história do dia, é preciso clicar no microfone no topo da página.
Até amanhã.

Anónimo disse...

Olá!! Hoje tive um bocadinho de tempo e li a última entrada no blog. Muito musical, não, é? Gostei de todos os estilos, mas fico com Katia Guerreiro, adoro o fado!!
Vemos-nos o próximo dia 22 no concerto. Beijinhos.
PD:vi que temos outra Encarna no NI

Anónimo disse...

Desculpem o error, vemo-nos no concerto. Até breve.

Juanlusz disse...

Olá Encarna na ;-) (um eco muito bonito e, ainda por cima, útil, pois há mais Encarnas na Escolaugusta): desta vez, o destaque foi para a música, já que pensei que podia ser bom cantar para espantar os males do Outono.
Beijinhos e até breve.

Anónimo disse...

Olá só uma perguntinha, onde posso procurar cançoes tradicionais infantiles do tipo os cinco lobitos, os elefantes, os cinco dedinhos e os seus nomes etc...? Já procurei em júnior pt e sítio dos miúdos mas nao encontrei.
obrigada e boa semana a todos.
Jl nao sempre tens de chegar pronto a casa. Os sábados sao para descontrair, nao é...? :-P

Juanlusz disse...

Olá Anónima, pesquisei no Sapo.pt e encontrei este sítio:
http://web.educom.pt/escolovar/musica.htm
Descontrair é bom, não é?
Assina os teus comentários. Boa semana.

boralá disse...

Para dizer que nasceu um novo BLOGUE PLE: Chama-se "Cá e Lá" e está em http://kailaple.blogspot.com/

Passem por lá e fiquem a saber quem somos!!!!!

A vossa amiga,
Boralá

Juanlusz disse...

Olá Boralá, "olhos" te vejam. Tudo bem?
Pois é, vamos passar por lá assim que tivermos tempo.
Abraço e até breve.

Anónimo disse...

Olá, só dizer-lhes que o concerto da Katia Guerrero foi maravilhoso, embora a minha fadista favorita seja Mariza...beijinhos para todos quem quiser.

Anónimo disse...

Olá a todos. Há muito tempo que não escrevia no blogue de Juan Luis. Vou faze-lo, embora já não seja aluno dele. Foi muito giro viver a experiencia do programa Ágora em Mérida; eu acho que o GIT faz um trabalho muito interessante e os alunos de português da EOI podemos aproveitá-lo imensamente.
Vou falar um bocado das obras mais interessantes presentadas nas Jornadas de Arquitectura e Turismo e que ficam perto daqui: não perderes o Centro Cultural de Sines e o Museu do Farol de Cascais, dos irmãos Aires Mateus. Ainda temos de esperar um bocado para visitar a fundação Helga de Alvear e o Hotel Restaurante Atrio, os dois construindo-se em Cáceres, sob projectos de Tuñón e Mansilla; os madrilenos são neste momento os melhores arquitectos de Europa, premio Mies van der Rohe pelo Musac de León.
Portugal e Extremadura a cabeçã da boa arquitectura.Força.

Anónimo disse...

Olá colegas. Tudo bem? Acho que o programa Ágora é muito interessante e oferece um grande leque de actividades. A pena é que muitos não temos tempo e temos de perder por isso algumas oportunidades. Mas pude assistir ao concerto de fados e tenho de dizer que fiquei maravilhada.Bijinhos.

Juanlusz disse...

Olá Anacheles,sabes que a Mariza tem novo disco? Acho que um amigo teu o comprou não há muito tempo nas Caldas da Rainha ;-)
Olá Juanan, este espaço não é apenas meu e a participação nele não tem prazo de validade. É um espaço aberto a todos sempre e enriquece-se com sugestões como as tuas. Vou querer ver esse centro cultural em Sines e comer no novo Átrio de Cáceres (digo eu que haverá harmonia entre o exterior e o interior do espaço). Força lusitana!
Olá Mariló, não admira que não tenhas tempo para mais actividades; a tua agenda está sempre preenchidíssima ;-) Lembra que, por vezes, é bom descontrair e dar dois dedos de conversa com os amigos.
Abraço.

Anónimo disse...

Informação sobre o jantar do Natal do primeiro ano de português:

O jantar fica assim definitivamente:

Segunda-feira (Lunes), 15 de dezembro

Hora: 21:30 horas

Restaurante "La Taberna de Sole"
C/ John Lennon 27

Preço 25 euros

Menu.

Entrantes
- Mousse de foie de pato con compota de manzana
- Rulo de cabra con pimientos asados al horno de leña
- Ensalada de berenjena con jamón y queso de la serena

2º Plato
- Bacalao con cebolla caramelizada y reducción de oporto (Especialidad de la Casa)
- Existe la posibilidad de cambiarlo por cane (Solomillo o presa ibérica) siempre que me avisen con antelación a mi correo electrónico alvaro.spn@gmail.com o mi teléfono 666 435 981

Postre
Tarta de café con licor de Bellota

Bebidas
Vinos DO Extremadura
Refrescos
Cerveza
Agua
Café, infusiones
Cava

qualquer confirmaçcao ou duvida podem perguntar em:

alvaro.spn@gmail.com
ou 666 435 981