terça-feira, 15 de setembro de 2009

Setembro: Início do Ano Lectivo!

Olá pessoal, tudo bem? Força!
Acabaram as férias e vamos começar as aulas com alegria e boa disposição, muito concentrados e sem irritações, sim? Sei que estão cansados de descansar e, com o nosso manual anti-vírus, não há nada a recear. Quando começa a escola, acaba o sofrimento ;-) Eu estive perto de Alcácer-Quibir, no Norte de África, à procura de algum sinal do Rei D. Sebastião e acabei perdido no nevoeiro da História de Portugal ;-)
A aprendizagem de línguas estrangeiras é muito importante, entre outros motivos, porque ajuda a evitar enganos comunicativos ;-) E aqui En La Raya, surgem espaços de cooperação e abrem-se portas com o conhecimento da língua portuguesa ;-) embora a uma velocidade não muito alta e ainda que, por vezes, haja desentendimentos transfronteiriços ;-)
Enfim, vamos começar uma agradável viagem e deixar o Verão para mais tarde.
Participem com comentários. Todos os estudantes, novos e antigos, e todas as pessoas com algum interesse pela Lusofonia, estão convidadas desde já.
Até muito breve!

10 comentários:

J A Ortiz disse...

Olá a todos! São privilegiados aqueles que já têm professor de português, não são? Desejo-lhes boa sorte. Os meus colegas e eu, de nível I1 ainda andamos
à espera.
Já vi que o Juan Luis e o Jesús continuam com as suas viagens pelo mundo, e sempre têm a roda mulheres bonitas.

Juanlusz disse...

Olá Juanan, se não me engano, nunca vi (ok, raras vezes, vá) uma turma tão comprometida e coesa como aquela em que tens a sorte de estar ;-)
Não me preocupa muito o facto de ainda não terem professor/a porque sei que vão conseguir recuperar o tempo perdido.
Viajar em boa companhia é mais uma maneira de alargar a competência comunicativa.
Um abraço e até breve.

O iberico do norte disse...

Olá Juanan,é uma alegria ter noticias tuas, outro ano mais,vocês sem-professor, e nós procurando envolver o professor para não desligar-nos dos encontros com as outras turmas. Acho que este ano é bom para projectos sociais, (relações sociais pá)com arranjo, convivência com os alunos/as que gostem e queram viver experiências com antigos alunos, há um monte de surpresas,comidas, cinema, festa das camisolas molhadas no Jazz, ( ainda não temos dia)etc, é bom não?
um abraço.

Juanlusz disse...

Olá Ibérico do Norte,
os projectos sociais são interessantes e necessários mas fica a saber uma coisa: aqueles estudantes diplomados, com saudades de uma envolvência directa na Escolinha, que queiram seguir um futuro e hipotético "Monográfico do B2 ao C1" (caso se abra este curso) devem começar a marrar já. Ouviste? ;-)
Um abraço.

Alvaro disse...

Olá, eu também estou a esperar o professor no segundo ano mas aproveito este espaço para animar os novos alunos a descobrir esta lingua tão divertida e interessante. Vale a pena o esforço!
Álvaro

Juanlusz disse...

Olá Álvaro, obrigado por encorajares o pessoal. Utilizas palavras importantes: esforço, descobrir, divertida, interessante.
Espero que não desesperem enquanto esperam. Já deve faltar pouco.
Abraço e até já.

Inma disse...

pero todavía podemos hablar en español?no? saludos

Juanlusz disse...

Olá Inma, tudo bem?
O blogue é para todos e todos são bem-vindos, mas o nível de competência comunicativa é diferente. Aqui entram falantes nativos, estudantes que já são "diplomados"; outros estão nos Níveis Intermédio ou Avançado e outros, como tu, estudam português há dois dias. No teu caso, claro que podes utilizar o espanhol, por enquanto ;-) O que realmente importa é aprender.
Até já.

Mariló disse...

Olá colegas! Tudo bem?
Acho que este ano também vamos aprender muito.O nosso professor não vai deixar de trabalhar para isso, pois não? Mas devem ser persistentes e sobretudo fazer trabalhos nas suas casas.Pode ser divertido y relaxante,levem para sério que é verdade.Eu já experimenté e foi assim.Até breve.

Juanlusz disse...

Olá Mariló, todos vamos continuar a aprender. A vida é formação permanente. Os TPC (trabalhos para casa) são uma parte fundamental na aprendizagem e ajudam a relaxar e a ser felizes ;-)
Até breve Mariló e obrigado. Contamos com a tua presença sempre.