segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Outubro.

Olá pessoal, tudo bem? Entrámos no Outono e chegou do céu o Cinzento Monotone. No entanto, há sempre algum motivo para festejar mais um belo e estranho dia para se ter alegria (procurem artista e letras em "Letras de músicas"). Força!
Na primeira Sexta-feira deste mês, o Rio de Janeiro torna-se sede dos Jogos Olímpicos de 2016. No dia 5 de Outubro, se não me engano, os Reis de Portugal fazem anos ;-)
Os estudantes de português, por outro lado, comemoram de maneira diferente: já estão a visitar os sites e a utilizar alguns dos recursos tecnológicos aí ao lado: os "miúdos" do Nível Básico, por exemplo, a secção "Aprender" do Centro Virtual Camões, vídeos da actualidade e as secções "Sociedade" e "Vida" de alguns jornais; os "graúdos" dos Níveis Intermédio, Avançado e Diplomados clicam em "Escolha o Programa" no Centro Multimédia da RTP, ou em "Notícias" e encontram Textos, Áudio e Vídeo nas diferentes secções (Portugal, Mundo, Economia, Desporto, Sociedade, Cultura) ou escolhem algumas reportagens da SIC, notícias do Sol ou do Correio da Manhã, etc, etc. Sempre com calma, alegria e vontade de aprender.
Crise? Aqui Não! Perante o negro Flagelo do Desemprego, penso que a Escola de Hoje pode contribuir para fortalecer o nosso Manual de Sobrevivência. É conveniente não perder a Iniciativa.
Quando o ensino é bom e a aprendizagem boa, a avaliação, essa, não deve ser motivo de nenhuma complicação ;-)
Na agenda deste mês cabe salientar mais uma edição de Ágora, o Debate Peninsular. No palco, entre outros, os Deolinda. Quem visitar Portugal, pode aproveitar estas propostas culturais da revista Visão ou misturar Cultura e Culinária.
Participem com sugestões e opiniões: cliquem em "Comentários", leiam aqueles que já estiverem escritos; a seguir, deixem a vossa mensagem; seleccionem uma identidade clicando no circulito ao lado de "Nome/URL", escolham um nome, não escrevam nada em "URL" e carreguem em "Publicar o seu comentário". O vosso comentário não será visível imediatamente já que o moderador Juanlusz precisa de tempo para desenvolver o seu trabalho ;-)

9 comentários:

Anónimo disse...

Olá Juanlusz, depois de um curto Verão, ainda com a espreguiçadeira típica e com os primeiros raios do Outono a espraiar , entrou una linha da escola, embora este ano não coincidamos nas aulas. Para os/as adeptos/as ao futebol e para os/as que não, este ano vão ter motivos para o comentário das jogadas, da famosa folha seca do Cristiano Ronaldo e muito cuidado para os que se sentem atrás do guarda-redes, não seja que algum míssil vá fazer alvo e depois vão ocupar manchete nas revistas da imprensa amarela.Anselmo

Juanlusz disse...

Olá Anselmo, não coincidimos nas aulas mas sim na Escola, real ou virtual ;-)
Há por esse mundo fora várias equipas de futebol em que se fala português e com sotaques diferentes. Não o faz apenas o CR9. Quanto à pontaria na baliza, a ver vamos ;-)
Abraço e até breve.

María disse...

Eu gosto muito deste blog, é muito interessante! até pronto!

Juanlusz disse...

Olá Maria, Maria de que turma ;-) ?
Pois é, a participação e a utilização das novas tecnologias tornam a aprendizagem (e o ensino) de línguas estrangeiras mais interessantes.
Obrigado e até breve.

guadalupe disse...

Vou estar uns dias sem ir à escola, mas vou falar muito português porque estão cá os meus amigos portugueses e eles gostam de que fale na sua lingua. Até breve.

Juanlusz disse...

Olá Guadalupe, muito bem: vais compensar "os dias de lusofolga" interagindo com os teus amigos portugueses. De Porto Covo? Podes convidá-los para visitarem a nossa Escolinha, se eles e tu quiserem ;-)
Até breve. Quando voltares, contar-te-ei como podes continuar a recuperar as aulas em atraso ;-)

O Iberico do norte disse...

Olá pessoal, este ano não vejo muita vontade de escrever no blog, o qué é que se passa?
É o momento de vocês contar como começaram as aulas de português, se o professsor esta mais jovem e magro, se há novidades interessantes como um misturado entre aulas e jantar com praticas de cozinha em português...não sei, perguntem e escrevam, até já

Priscila Andrade (priscila@bab.la) disse...

Prezado Juan Lusz

Nos últimos meses nós, do portal linguístico bab.la (http://pt.bab.la/), temos trabalhado em dois novos produtos lançados recentemente. Queremos compartilhá-los com você, que escreve sobre a língua portuguesa.

Nosso Guia de Sobrevivência está disponível para download gratuito (http://pt.bab.la/viagens/guia-de-sobrevivencia/ ) e contém as palavras e frases mais importantes e necessárias quando se viaja ao exterior. Ele está disponível em 14 idiomas diferentes. Com todas as combinações possíveis de línguas, no total são mais de 500 arquivos em PDF.

O Guia de Frases (http://pt.bab.la/frases/) foi desenvolvido com base na sugestão de usuários, que pediram um recurso útil para a escrita em língua estrangeira. Ele contém centenas de frases úteis para inscrições, uso acadêmico, empresarial e pessoal. O Guia de Frases é uma ótima fonte de inspiração quando se precisa de uma frase introdutória para dissertação, carta motivacional ou para formular um e-mail comercial.

Gostaríamos de sua ajuda: conte aos seus amigos, colegas, coloque uma hiperligação em seu website: deixe que outras pessoas saibam sobre os nossos novos produtos para que possam usá-los gratuitamente!

Por fim, por favor envie-me os seus comentários ou perguntas sobre qualquer um dos produtos. Será um prazer receber a sua opinião.

Atenciosamente,
Priscila Andrade

Juanlusz disse...

Prezada Priscila, muito obrigado.
Já coloquei informação sobre o Portal no post de Novembro, para os estudantes analizarem a ferramenta.
Qualquer comentário que surgir na Escolaugusta em relação ao Portal, mando para você, sim?
Até breve.