terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Dezembro: Frio e Alegria!

Olá, tudo bem?
Começamos desta vez com uma proposta pedestre dos nossos amigos de Alemão para aquecer o corpo e o espírito, o que é necessário para progredir no bom caminho das línguas estrangeiras:



Salve Ibéria. Por um lado, o Rei de Portugal comemora a Restauração da Independência com o Jantar dos Conjurados; por outro, o Presidente e o Governo festejam a data com uma Cimeira Ibero-americana. Vai-se falar (e passar-se das palavras aos actos, claro está ;-) de Inovação e Conhecimento. As Primeiras Damas, entretanto, dedicar-se-ão a outros afazeres. Querem lá saber de Mais cimeira. Ainda por cima, quando, quase em simultâneo, se assinala a entrada em vigor do Tratado de Lisboa.
Bom, chega de política. Falemos do tempo. O frio está aí e a neve já caiu na Serra da Estrela.
Muito em breve vamos despedir este ano. A quadra natalícia é uma óptima altura para fazermos um balanço do ano que finda, na Escolaugusta também. Vamos escrever um conto de Natal, um postal e vamos cantar, cozinhar e conviver. (Quem não goste do Natal, faça de conta que o final de ano é um outro momento importante qualquer). Há já alguns anos, sugiro seguir este percurso temático, alumiados pela estrela camoniana, e entrar neste Presépio infantil: lá podem escrever postais, experimentar receitas típicas desta época, cantar... Vamos festejar o Ano Novo, o Dia de Reis cantar e DANÇAR Janeiras e
e vamos comprar muito, muito, mesmo muito, e não vamos pagar nada, nada, mesmo nada. Será uma compra linguística :-) Tudo de borla, nada de gastar uma pipa de massa, um balúrdio! Desta vez, não nos esfolam ;-) Entrem neste espaço comercial, muito ibérico ;-) no supermercado virtual, escrevam um código postal (por exemplo, 1150-279) e atestem cabazes e carrinhos... de vocabulário. Sem stress. Nada de crianças estragadas nem de longas cartas ao Pai Natal. Em tempos de crise, é preciso gerir as expectativas das crianças.
E vamos comer e sorrir e vamos estar com a família. O Bacalhau e o Bolo-Rei em destaque. O que é que acham desta receita natalícia? E desta? E não vão faltar as sobremesas, claro. Mas, atenção, cuidado com o excesso de açúcar. Há propostas alternativas à tradicional consoada.
As tecnologias reduzem o isolamento. Temos propostas tecnológicas para brincar e aprender. Reparem, no Centro Multimédia da RTP há notícias (neste caso, um desejo para um Natal longínquo) em formato texto, áudio e vídeo. Artes antigas não são esquecidas, porém. Viagens, também não. Escolhemos o Interior, um bocado abandonado. Mesmo com promoções e pacotes especiais, não temos caroço, guito que chegue para relaxarmos neste espaço de charme e requinte. Uma aventura deste género, por vezes, calhava que nem ginjas.
Há cada vez mais pessoas que vêem a crise como uma oportunidade para mudar de vida. É muito importante ter Iniciativa para encontrar e manter Carreira e Emprego. É preciso, no entanto, descontrair e assinalar os feriados e as pontes no calendário laboral.
O ensino e aprendizagem da língua portuguesa continuam a crescer na Extremadura, sem polémicas por causa do vestuário; os colegas, em geral, dão-se muito bem e os modelos a imitar são, na maior parte dos casos, padrões comunicativos, nunca se impõe uma barreira de aparência. Enfim, Extremadura habla portugués.
Ora bem, volta e meia surgem problemas comunicativos. Percebemos esta gíria fronteiriça?
Muito link, já sei. Lembrem que é TPC para o mês todo ;-)
Até já. Participem com comentários.
Boas Festas e Bom Português.


Yes, yes. Boas Festas e Bom Português. A Extremadura fala português ;-)


E não esqueçam: na Festa da EOI (22 de Dezembro, pelas 18.00 horas) vamos cantar, tocar ferrinhos, castanholas, garrafas de anis, adufe e pandeiretas, dançar e festejar, trajados a rigor (de camisa ou camisola pretas; calças ou saia da mesma cor; e xaile, lenço ou foulard vermelho, verde ou dourado). Ensaiem. A janeira (de Notas e Voltas, Decantado, recolhida em Peniche, na Estremadura portuguesa) é esta:

13 comentários:

Eva disse...

Sehr lustig und gut gelungen. (Muy divertido y ha salido muy bien.) Felicidades dem Wanderer Juanluz! Eva Hofmann

Juanlusz disse...

Guten Tag, Eva. Ich, wir alle danken dir für die Wanderung: erfolgreich und wunderbar.
Bis zum nächsten Mal. Wir werden weiter wandern, nicht wahr? ;-)

Anónimo disse...

Olá Juanlusz, olá a todos. O vídeo é uma autêntica torre de Babel, o professor de português a falar em alemão, alguns alunos também, outro aluno em português, um casal em espanhol, isto é, uma barafunda de línguas.As imagens oferecem-nos um roteiro paisagístico admirável adereçado com a presença de algum conterrâneo encanecido do lugar, para quem não parece passar o tempo, desejando uma boa estadia para os componentes da excursão. Parabéns pela filmagem num espírito de convívio descontraído, calmo, onde a estreia foi, na minha opinião, o senhor do pêlo grisalho, a empinar o cotovelo, apanhado com a boca na botija. Este senhor não fica parado, está a correr as sete partidas do mundo sem interrupção! Falo de brincadeira, saudações da minha parte para ele. Anselmo.

Juanlusz disse...

Olá Anselmo, pois é! A Torre de Babel, ainda que com alguma bagunça, é uma experiência comunicativa interessante.
O velhote e a fedelhota são elementos da máxima importância.
Esse rapaz de cabelo grisalho que emborca o odre percorre o orbe de lés a lés, é verdade. E nunca estoira, pá ;-) Mais: a estreia desta estrela nos vídeos educativos foi já há muito tempo.
Lembras-te de teres falado de aparências? Lê e vê então os seguintes links:
"polémicas", "dão-se muito bem", "modelos" e "barreira". Acho que vais gostar.
Bom fim-de-semana prolongado, um Feliz Natal e um muito bom 2010 para ti, Anselmo.

Luisinha disse...

Muitíssimo engraçado o vídeo e a proposta é magnífica. Ter os pés sobre a terra é uma boa coisa e por paradoxo que pareça ajuda a fazer voar a imaginação e a pacificar as ideias.
Mas para emoções fortes nada melhor que o vídeo do espírito de Alcobaça, muito convincente ainda tenho pesadelos. Beijinhos

Juanlusz disse...

Olá Luisinha, concordo inteiramente contigo, acertaste em cheio.
Há por aí uma loira que mexia muito os pés vermelhos na sala de aulas mas depois não alinhou na caminhada ;-)
Sabes que há pessoas que me disseram que esse espírito de Alcobaça parece um frade. Eh pá, ainda bem que tu sentiste o terror do Além ;-)
Beijinhos e até breve.

Zé disse...

Olá Juan Luis,sou o Zé da aula de monográfico, será que há muitas novedades por cá? hoje voltei a espreitar o bloque para não perder o contacto com vocês.Tinha-vos deixado de lado porque o trabalho me mantem um bocado agoniado e não há muita vontade de ligar o computador.Mas não por isso deixo de practicar o poruguês, como tu sabes gosto imenso de falar e escrever nesta língua.Por acaso, tenho escrito algumas coisinhas e gostaria desses uma olhada para me correrir os erros,se não é muito incomodar,tá? Depois poderia expor no bloque se há algúm lugar destinado para isso.Bom, espero tua resposta.
Desejo-vos um bom Natal a todos.

Juanlusz disse...

Olá Zé, sei que adoras a língua do país onde começaste o teu percurso laboral.
Propostas como a tua são sempre bem-vindas. Vamos fazer assim:
Primeiro, com ajuda dos dicionários que estão aí no blogue, vais procurar as palavras de cuja correcta ortografia possas duvidar (trabalho autónomo para aperfeiçoar a língua).
Depois, se os textos que escreveste são extensos, proponho que dividamos a correcção a professora Iciar e eu (camaradagem profissional). Concordas?
Por fim, quando tudo estiver bem peneirado, colocamos neste espaço comum. Sim?
Boas Festas perto da lareira ;-)
Tens o meu mail?

Abelardo Meijide disse...

Boa noite.

Esplêndido vídeo. Lamento não haver podido participar.

Até breve.

Pós-escrito.Disculpa os possível erroes.

Juanlusz disse...

Olá Abelardo, não te preocupes! No próximo vídeo não haverá possíveis erros: não poderás lamentar não teres podido participar.
Até muito breve.

Anónimo disse...

Boa noite para todos os blogueros da escolaugusta. Gosté muito do vídeo e lamento imenso não ter participado.Beijinhos e Bom Natal para todos.

Dani Toril disse...

Bom dia!
e depois da festa de Natal da escola podemos ver as fotos para lembrar-nos de todo. E as fotos que eu fiz podem ver-se em:
http://picasaweb.google.es/fotosaugustas/FestaDeNatalDaEOI2009#

E agora, tenham boas festas, e vemo-nos no próximo ano.

Juanlusz disse...

Muito obrigado, Dani. Fotografas sempre belos momentos, paisagens e pessoas.
Bom Natal, Bon Nadal.