segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Dezembro: Frio e Alegria!



Olá pessoal, tudo bem? Salve Ibéria!
Depois da avaliação formativa dos últimos dias, continuamos com força na Escolaugusta. Lembrem que dá algum trabalho mudar de hábitos educativos (não chega martelar apenas na Rotina), mas vale a pena tentar construir entre todos uma escola dinâmica, participativa e comunicativa, não acham?
Entre as muitas actividades que garantem uma coesão positiva na Escolaugusta estão as idas ao cinema e as viagens de estudo. Eu e a Ana, a nossa colega do Departamento de Português, pensámos que desta vez seria interessante não irmos a grandes cidades do Litoral, mas ao Interior. Propomos, assim, o Alqueva e arredores, no Alentejo, e as Aldeias Históricas, nas Beiras. São roteiros diferentes: agenda não muito preenchida, tempo para falar, passear, apanhar ar, desfrutar da Natureza. É preciso, porém, preparar as viagens nas aulas, aproveitar o antes, o durante e o depois, do ponto de vista comunicativo. Curtir sim, mas de uma maneira formativa. Se tiverem tempo, dinheiro e vontade para viagens invernais, divirtam-se com estas 8 Rotas Portuguesas.
By mid-December, será possível partir para uma viagem virtual pelo vastíssimo património cultural da Europa.
Em tempos de crise, é importante manter a calma. Leiam estas dicas para sobreviver ao desemprego, para comer bem e barato, para dormir e ter sonhos felizes... Enfim, quando é que a crise irá acabar? Engraçado é que, por causa da corrupção de alguns (em todos os âmbitos), o mundo esteja tão em baixo. Ocorre-me a imagem da máfia e trauteio uma canção italiana (podem ler aqui: "Uomini o angeli mandati sulla terra per combattere una guerra...hanno denunciato il più corrotto dei sistemi...contro un’istituzione organizzata...Perché in fondo questa vita non ha significato se hai paura...nessuno potrà fermare mai la convinzione che LA GIUSTIZIA NON È SOLO UN'ILLUSIONE"). Bonito, não é? É também interessante saber que a competência comunicativa se vai enriquecendo quando aprendemos novas línguas.
Muito em breve vamos despedir este ano. A quadra natalícia é uma óptima altura para fazermos um balanço do ano que finda, na Escolaugusta também. Vamos escrever um conto de Natal, um postal e vamos cantar, cozinhar e conviver. (Quem não goste do Natal, faça de conta que o final de ano é um outro momento importante qualquer). Há já alguns anos, sugiro seguir este percurso temático, alumiados pela estrela camoniana, e entrar neste presépio infantil: lá podem escrever postais, experimentar receitas típicas desta época, cantar... Vamos festejar o Ano Novo, o Dia de Reis cantar janeiras e
e vamos comprar muito, muito, mesmo muito, e não vamos pagar nada, nada, mesmo nada. Será uma compra linguística :-) Tudo de borla, nada de gastar uma pipa de massa, um balúrdio! Desta vez, não nos esfolam ;-) Entrem neste espaço comercial, muito ibérico ;-) no supermercado virtual, escrevam um código postal (por exemplo, 1150-279) e atestem cabazes e carrinhos... de vocabulário. Nada de crianças estragadas.

Participem com comentários. Volto logo! Vou passar uns tempos em Alcobaça.
Antes de abalar, deixei aí um documento com alguns dos contos de Natal que escrevemos nas aulas. Leiam em "Natal Augusto". Boas Festas!

46 comentários:

Anónimo disse...

olá, olá!
É preciso alguém quebrar o gelo neste texto provisório, nao é...?
JL ainda nao encontrei o documentário do circo do sol, se faz favor da-me o link.
Já chegou a Madrid com Varekai e se quiserem bilhetes para janeiro devem apressar-se.
Enquanto isso chega vamos desembrulhando as pandeiretas e as cuícas para rir e dançar.
Bom ainda nao sei por a til nasal :-( sao as minhas falhas da memória...
Sejam bons.
Manuela

Juanlusz disse...

Olá Manuela, está-se mesmo a ver que não gostas nada de ambientes frios. Mais uma vez foste tu a quebrar o gelo.
Vamos lá ver, o itinerário para essa reportagem é assim:
Escolaugusta, Centro Multimédia RTP, Emissões TV programas on-demand, Escolha o programa, Informação, Em Reportagem, Arquivo, 22/08/2008 ;-) ou por outras palavras:

http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?pagURL=arquivo&tvprog=20716&idpod=16713&formato=wmv&pag=arquivo&pagina=0&data_inicio=&data_fim=&prog=20716&quantos=10&escolha=

Quanto ao nosso querido amigo TIL, não tenciono repetir o que já disse milhentas vezes, ok? ;-)
Vão preparando os instrumentos musicais e as vozes, já que se aproxima a quadra da paz.
Sê boa...

Anónimo disse...

Bom dia!
finalmente há notícias de viagems da escola! Mas os lugares não são novos para mim. De Alqueva, conheço Mourão; e das aldeias históricas, também estive, em outubro. Podem ver as fotos em http://picasaweb.google.es/datoter/AldeiasHistRicas. Não vi todas as aldeias, falta Castelo Branco, por exemplo. O importante é fazer a viagem com os colegas, mas espero que a próxima vez decidam uma destinação que eu não conheça.

Até breve!

Juanlusz disse...

Olá Dani, mais uma vez obrigado pelas tuas fotografias. É uma maneira de irmos preparando as viagens.
Não esqueças que nunca tomamos banho nas mesmas águas do mesmo rio. As viagens são sempre diferentes e a companhia é muito importante. Comunicar em português também.
Até breve.

Anónimo disse...

Olá, boa tarde: Eu visitei Monsaraz e é uma terra muito bonita, tem uma paisagem impressionante e está muito bem cuidada. Merece fazer a viagem.Até breve.

Juanlusz disse...

Olá Guadalupe, tudo bem?
Concordo contigo: vale a pena visitar Monsaraz. É uma dessas vilas antigas que deixam boas recordações.
Até breve.

Anónimo disse...

Olá¡:
Este és o primeiro comentário em língua portuguesa. Queria dizer que estou muito contente com as aulas e sobretodo com os colegas, novos também como eu.
Bejinhos.

Juanlusz disse...

Olá Anatex e bem-vinda à tertúliaugusta em língua portuguesa ;-)
É uma grande sorte para a nossa escola contar com duas turmas do Nível Básico 1 tão dinâmicas e com tanta garra. Força!
Beijinhos.

Anónimo disse...

Muito boa noite e desculpas pelo atraso mas espero chegar a boas horas de fazer o meu primeiro comentário. Mas, honestamente, direi que já fiz algum sob o anonimato, acerca da imprensa amarela. Porventura te lembras J.L ?. Acho que não gostaste muito dele, aquele que inseri acerca do Paquirrin e da Belen, não entanto, estava a fazer mais uma ironia porque esses programas não são o alvo das minhas preferências televisivas, escolhi esse tipo de argumento a esmo, sem reflexão, com o objectivo de me introduzir com alguma partida.
No que diz respeito à entrada deste período, tenciono carregar os links das dicas e não o consigo. Será esta onda de frio que está a contrair as minhas mãos o é um problema geral? Anselmo

Juanlusz disse...

Olá Anselmo, eu gostei do teu comentário cor-de-rosa (coloquei uma carinha destas ;-) e também fui irónico na resposta. Sabia que estavas a tentar pregar-nos uma boa partida... A imprensa cor-de-rosa, sobretudo numa língua estrangeira, oferece também, por vezes, textos que podem ser analisados nas aulas. Fizeste muito bem!
Quanto aos links sobre a crise, remetem para a revista "Visão" e demoram um tempo a carregar, mas funcionam. Paciência!
Abraço e continua a participar, na brincadeira ou a sério ;-)

Anónimo disse...

Olá a todos¡¡¡ Este é meu primeiro comentário no Blog.... Juan Luis, queria saber se a entrega do exercício das postales e os contos navideños, finaliza amanhã, ou na quinta-feira próxima...Bom, isso e dizer que estou encantada com as classes de português¡¡ Um saúdo

Juanlusz disse...

Olá Maru, o prazo para entregarem os postais e os contos de Natal finaliza na quinta-feira da próxima semana, dia 4 de Dezembro. É a data limite.
Com este frio de rachar, apetece imaginar e contar histórias bonitas, não é? Força!
Estamos todos encantados com a boa companhia que se junta à volta das aulas de português.
Abraço.

26 de Novembro de 2008 15:13

Anónimo disse...

Bom dia. Agora que este vento gelado está a arrepiar não só o meu corpo, mas também a minha mente , preciso que alguém me dê alguma maozinha para inserir alguma postal do blog com una peça musical. Há alguma possibilidade? Anselmo

Juanlusz disse...

Olá Anselmo,
está um frio de rachar, mas dizem alguns que este tempo é muito saudável ;-)
Olha, se tens Gmail, podes criar um documento e inserir nele o postal digital. A seguir, publica o documento e manda o endereço para o blog. U understand?
Vou criar uma ligação "Postais e Contos de Natal".

Anónimo disse...

Olá!!
Eu faço a postal agora !!!nao posso!!! ¿pode-me ajudar, por favor?....Tenho de estudar mais; mas estou muito contente, gosto aprender portugés.Tenho vontade cantar cánticos de natal.
Boa noite, até amanha

Juanlusz disse...

Olá Esterzinha, estás a estudar português há apenas dois meses! Calma! Vais escrever um lindo postal e vamos cantar com o Coro da Escolaugusta uma bonita canção de Natal. Lembra que o mais importante é participar nas actividades com alegria.
Boa noite e até amanhã.

Anónimo disse...

Olá! Este é também o meu primeiro comentário. Eu não conheco nenhumas das zonas nem povos que vamos visitar no próximo ano. Em todo caso, acho que o importante são as pessoas, não os lugares. Com certeza vamos aprender e divertirnos. Desculpem os meus erros y feliz natal para todos.

Juanlusz disse...

Olá Álvaro e bem-vindo à tertúliaugusta.
Estudantes de português conhecidos e amigos vão visitar lugares desconhecidos de Portugal: aprendizagem e diversão garantidas ;-)
Os erros linguísticos fazem parte também da Escolaugusta ;-)

Anónimo disse...

Olá a todos!!, eu tomo a minha primeira intervenção neste blog para felicitar o autor para dar-nos essa ferramenta para apoiar a nossa aprendizagem, tambem quero dezir que não vou ser capaz de assistir às próximas três aulas por causa das ferias.
Uma saudação.

Juanlusz disse...

Olá Angel, eu também felicito todos os participantes no blogue, já que criam um ambiente pedagógico dinâmico.
Eu sei que vais recuperar as aulas a que não vais assistir. Portanto, BOAS FÉRIAS!

Sole disse...

No final, tenho acesso no internet para fazer os comentários:) Gosto do blog muito mas falta o conteúdo brasileiro... na verdade, acho que as ligações à músicas são incríveis e muito úteis. Meus artistas músicas preferidos no blog são Mariza e Sam the kid. Depois da viagem a Portugal, espero que conheço mais da música e cultura portuguesa, e também os portuguêses.

Juanlusz disse...

Olá Sole... oi Sole, tudo bem?
Falta o conteúdo brasileiro? Temos o canal Globo, 7 cantoras e 3 escritores brasileiros. Já é alguma coisa, não?
Vais fazer assim: clica em "Literatura em português"; a seguir, em "Do Brasil: Veríssimo"; depois, em "Por ele mesmo" e, finalmente, em "Lixo". Lê o conto e prepara um resumo para contares aos colegas da turma, no teu gostoso sotaque brasileiro, ok?
As viagens... uma forma "muito legal" de conhecer outras culturas, sim senhora ;-) Valeu! A gente se vê, garota americana!

Lizzi disse...

Olá, boa noite... tudo bem? Alguen me disse que eu tenho que cantar o solo o 19 de dezembro.. pois acho que vou estar em Malaga, tenho e meu voo a Inglaterra entao nao posso. Talvez Sole quer cantar??!!! O Alvaro... acho que canta bem... Bem fin-de-semana e vamos escrever un conto de nossa viagem a Lisboa. Ate lugo!!

Juanlusz disse...

Olá Lizzi, o teu nome é sinónimo de "bello canto"! Esperamos que te juntes a nós no dia 19 de Dezembro! Deixa os aviões voarem away e fica connosco! You're gonna enjoy yourself!
Até breve!

Dani Toril disse...

Bom dia!
hoje é um dia para falar de cinema. Na passada quarta tivemos um filme interessante com a escola, "Adeus, pai". Foi fácil de compreender (com a ajuda das legendas), e com momentos tristes, mas também outros engraçados.

E agora quero dar informação de mais cinema em Mérida: entre os dias 12 e 20 de Dezembro, no Centro Cultural Alcazaba, vai ser o Festival de Cinema Inédito de Mérida. Uma semana com bom cinema em versão original, filmes muito novos e difícil de ver em Extremadura, e a bom preço. Mais informação em http://www.cineclubmerida.es/f2008/f2008.php. Também vou tentar dar o meu ponto de vista no meu blog, http://masallademerida.blogspot.com, e quero deixar revistas na escola nos próximos dias. Até breve!

Juanlusz disse...

Olá Dani, muito obrigado pela informação, parabéns pelo teu blog e força!
Podemos contar com a tua fotografia no dia da festa-convívio da EOI?
Até breve!

Anónimo disse...

Bom dia:
Queria dizer que o filme "Adeus, pai" gosto muito a meu (digo bem?), um pouco triste mas com pontos engraçados. Hoje é um dia perfeito para estudar português, sem sair da casa, quentinhos. Chove mas não está frio. Como dize João Luis: FORZA¡

Juanlusz disse...

Olá Ana,o uso do verbo "gostar" é um pouco diferente em português: "Gostei muito do filme", como em francês e em inglês, não como em italiano ;-)Tem piada o filme. Deixei o trailer aí. Já viste?
Está um dia muito bonito, é verdade. Eu estou em Alcobaça, a Terra da Paixão. Força!

Anónimo disse...

Já vi!
Que ilusão ler a minha redacção sobre o Natal no link "Natal Augusto". Muito obrigada!
Escrever no blog é uma ferramenta estupenda para aprender dos meus erros. (ForÇa, não forza). Também vi a informação do Mosteiro de Alcobaça: muito interessante. Mas acho que Alcobaça não terá só igreja, não é, João Luís?
Diverte-te!

Juanlusz disse...

Pois é, Anatex. Ilusão na aprendizagem, força!
Alcobaça tem outras coisas para além do Mosteiro: calma, vales, rios, maçãs, boa gente...
Abraço e até breve.

Anónimo disse...

Informação sobre o jantar do Natal do primeiro ano de português:

O jantar fica assim definitivamente:

Segunda-feira (Lunes), 15 de dezembro

Hora: 21:30 horas

Restaurante "La Taberna de Sole"
C/ John Lennon 27

Preço 25 euros

Menu.

Entrantes
- Mousse de foie de pato con compota de manzana
- Rulo de cabra con pimientos asados al horno de leña
- Ensalada de berenjena con jamón y queso de la serena

2º Plato
- Bacalao con cebolla caramelizada y reducción de oporto (Especialidad de la Casa)
- Existe la posibilidad de cambiarlo por cane (Solomillo o presa ibérica) siempre que me avisen con antelación a mi correo electrónico alvaro.spn@gmail.com o mi teléfono 666 435 981

Postre
Tarta de café con licor de Bellota

Bebidas
Vinos DO Extremadura
Refrescos
Cerveza
Agua
Café, infusiones
Cava

qualquer confirmaçcao ou duvida podem perguntar em:

alvaro.spn@gmail.com
ou 666 435 981

8 de Dezembro de 2008 1:01

Anónimo disse...

Bom dia!
Queria mandar,inserir, um video de Natal,mas não consigo, é uma pena por que é engraçado, sobretudo para os que não gostam destas festas.
Boas Festas para tod@s!!!!
Sou a Teresa, não consigo deixar o meu comentário.....

Juanlusz disse...

Olá Teresa, tudo bem?
Deixaste o comentário, só que demora algum tempo em aparecer.
Manda o link do vídeo e eu coloco a referência no blog.
Boas Festas para ti também!

Anónimo disse...

Olá boas noites¡¡¡ Só desejar a tudos Boas Festas e disser que estou de férias¡¡¡¡. JuanLu, quando é o proximo día que temos aulas?
Um abraço. Jose.

Juanlusz disse...

Olá José, Sete, NB1A? O próximo dia de aulas é sexta-feira. Contamos contigo, sim?
Até lá, então!
Ah, e boas festas!

Anónimo disse...

Obrigado JuanLuis, mas sou do 2º ano do nivel II. Já me conheces?
Até sexta-feira.

Juanlusz disse...

Olá Sete, agora já sei quem és. Há vários Josés nas diferentes turmas de português(Zés) e as alcunhas ainda não conheço.
De qualquer das maneiras, a tua próxima aula é amanhã. Até lá, então.

Anónimo disse...

AQUI TENS O LINK AO PROGRAMA "ESFERA" DE CANAL EXTREMADURA SOBRE A RAYA. É MUITO INTERESSANTE. ACHO QUE VALE A PENA. UM SAÚDO


http://tv.canalextremadura.es/tv-a-la-carta/videos/esfera-3-diciembre

MARU

Juanlusz disse...

Olá Maru. Muito obrigado. Vamos ver esse programa tão interessante sobre a Raia.
Abraço e até breve.

Anónimo disse...

Olá a todos. Ontem foi ao Vila Viçosa é uma vila muito bonita com paço ducal grande e vários museus (museu da caça, arqueológico, da porcelana, de carros). A gente é muito agradável e comer é barato é uma viagem curta e bonita por natal. Também é una boa oportunidade de falar português. ¡Boas festas!.

Juanlusz disse...

Olá JoséBri, passar um domingo em Vila Viçosa é muito agradável: o castelo, o mármore, a pousada, os campos, as pessoas, os "reis"... A Escolaugusta já lá esteve há uns anos.
Já vamos querer saber como correu a tua "viagem linguística", sim?
Boas Festas!

Anónimo disse...

Olá Juan Lusz. Bom dia. Hoje estou muito triste porque nao posso assistir nesta semana a minhas turmas de portugues e ao convivio da proxima sexta feira. Eu sinto muito, muito isto porque eu queria cantar a cançao de Natal com meus colegas. Más desde a passada cuarta feira, eu tehno algums problemas no trábalho que impidem minha assistência. Também queria saber que dia començam as turmas no próximo ano novo.
Eu vou a estudar muito para recuperar as faltas de assisténcia. Eu espero também que o ano 2009, meus colegas e eu, já falemos melhor esta lingua tao bonita. Está bém? FELIZ NATAL E FELIZ ANO NOVO A TI, A MEUS COLEGAS DA TURMA E AOS ALUNOS DA ESCOLA DA LINGUAS. BOAS FESTAS PARA TODOS. ATE O ANO 2009!!!

Juanlusz disse...

Olá Manuel, tudo bem; alegra o espírito. Essa tua vontade de continuar a aprender é muito importante. Sei que vais tentar recuperar as faltas.
Resolve os problemas de trabalho que impedem a tua assistência às aulas de português. Vais voltar a ver os teus colegas de turma no próximo dia 8 de Janeiro.
Boas Festas!

Anónimo disse...

CARO JUAN LUSZ,
COMO ESTÁS?
VOU APROVEITAR O TEU BLOG, SÓ PARA TE DESEJAR DO FUNDO DOS NOSSOS CORAÇÕES UM FELIZ E SANTO NATAL E UM ANO 2009 CHEIO DE SAÚDE E PAZ.

MUITO BEIJINHOS

FERNANADA E Mª DO CARMO
ALMENDRALEJO

Juanlusz disse...

Olá Fernanda, olá Maria do Carmo, como estão? Eu muito feliz com o vosso desejo para 2009.
Boas Festas em companhia da família e amigos e tudo bom para o Novo Ano.
Um grande abraço para as duas e para a vossa terra Almendralejo.
Juanlusz.

Anónimo disse...

Ola a todos...!
Um bom natal e um prospero ano novo!
Coxixo