domingo, 1 de março de 2009

Já é Primavera na Escolaugusta!

Olá pessoal, tudo bem?
Para uns, a nova estação traz alegrias e fortaleza; para outros, alergias e fraqueza. Todos, porém, continuamos com vontade de progredir na comunicação em português e de participar activamente em formação permanente de qualidade, não é? A Escolaugusta está sempre aberta à crítica positiva. Força! ;-) Aqui não se permite nem o bullying nem o mobbing nem o noting ;-)
Estudar faz bem à saúde. Será, afinal, um caminho para atingirmos a felicidade? Podemos mudar de vida? As andorinhas já voltaram. As cegonhas nem abalaram. E nós vamos fazer uma viagem comunicativa, sem stress, ao Campo. Vamos prepará-la nas aulas e vamos fazer um avaliação posterior também.
Que tal apreciar esta bonita música mediterrânica?
Já em Abril, festejamos a Páscoa. Primavera e Páscoa vão de mãos dadas.
E, claro, TPC, com recurso às novas tecnologias da informação e comunicação. Actividades de CO, CE, EE, EO. Trabalho para expor oralmente, com encanto, nas aulas. Data limite: última semana de Abril, ok? A Biblioteca Pública está de braços abertos, à espera dos alunos que não tenham acesso à Internet em casa. É preciso usufruir dos espaços culturais abertos e dinamizar a vida social ;-) Podem ver um belo exemplo de trabalho autónomo, que ilustra muito bem a ideia de aprendizagem significativa, isto é, relacionar estudo e vida, nesta apresentação do Anselmo: Trânsito Augusto ;-) (Não é preciso criar uma conta "Google"!!! Cliquem em "Ver la presentación en una ventana nueva" e depois cliquem em "F11" para verem em Tamanho Grande).
Já estreou o último filme augusto: "Viagem a Campo Maior".
Foi também lançado o seguinte desafio educativo, experiência única no âmbito pedagógico: os estudantes vão ter a responsabilidade de organizar a próxima viagem ao Algarve, e vão ser avaliados a seguir ;-) Objectivos: Fomentar a autonomia, o trabalho fora da escola e a colaboração. Força! Quando tudo estiver a postos, digam-me o dia, a hora, o preço, e mais nada.
Leiam também os "Pequenos Relatos Augustos" (consultem a secção "Trabalhos Augustos. Portfolio") e vejam as reportagens fotográficas do Dani (em "Fotografias Augustas") e da Amparo (aqui).
Ah, o vídeo "Ecos na Lusitânia" foi escolhido para participar no "Certamen Audiovisual de Centros Educativos Extremeños", nos dias 24, 25 e 26 de Abril. Parabéns a todas as pessoas que participaram de boa vontade. Estaremos em Plasencia eu, a Noiva e o Pernarum Confector ou Ibérico do Norte. Já contamos as novidades.
Por enquanto, é tudo. Participem com comentários.

22 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite Juanlusz.Sabes de alguma ligação para ouvir algo relacionado com o trânsito ou a pré-história. Tenho especial interesse nestes temas. Estou à procura deles e não encontro referência na RTP.Até breve. Anselmo

Juanlusz disse...

Bom dia, Anselmo. Trânsito na Pré-história? Nunca tinha pensado nisso ;-)
Vai dando uma vista de olhos aqui:
http://www.estradasdeportugal.pt/site/v3/
http://www.canaldehistoria.pt/pt/
http://www.gnr.pt/
http://www.youtube.com/watch?v=65Vn3jf1l9g&feature=related
Este último: 24 horas com a Brigada de Trânsito (I). Em "Vídeos Relacionados", à direita, podes encontrar as partes II, III, IV.
Por enquanto, é tudo. Se me ocorrer mais alguma coisita, digo-te, sim?
Até breve.

Anónimo disse...

Olá! Meu querido professor,como gosto de ler os tuos artigos no blog.Todos eles estão sempre cheios de alegria e fazem chegar força as nossas mentes.Após de ler as tuas palabras,sempre tenho vontade de fazer muitas coisas, mesmo de estudar alemão,que é muito difïcil para mim.É por isso que quero mostrar a minha gratidão a um professor que gosta muito da sua profissão.Obrigada.

Juanlusz disse...

Olá Mariló. Obrigado. Já sabes que a nossa Escolinha não é igual sem ti. Por isso, peço-te que estudes alemão quando acabares as outras línguas. E quando tiveres despachado diese Sprache, de certeza que já se poderá estudar chinês e árabe ;-) Shukram!

Anónimo disse...

olá Juanlusz,sou Jose, como o meu companheiro Anselmo, gostaría saber se há alguma ligação onde falem de economia, onde se fale vocabulário de empresa. Muito obrigado. JOSE.

Juanlusz disse...

Olá José, em todos os meios de comunicação que recomendei (jornais, rádio e televisão), há uma secção de economia. É só escolheres ;-)
Já falamos nas aulas, ok?

Anónimo disse...

Olá Juanlusz, sou o Argimiro! É muito interesante o teu blog e os links. Não posso finalmente fazer a viagem a Campomaior convosco (trabalho na tarde do 28-M). Tambêm quero pôr-me em contato contigo porque tenho uma dúvida: estou a fazer o microrrelato de 60 palavras (já está feito),mas não posso esta semana ir às leçoes. O que é que devo fazer para entregar-lhe antes do quinta feira??
Obrigado e até 23-M!
P.D. argimiromga@hotmail.com

Juanlusz disse...

Olá Argimiro, é pena que não possas acompanhar-nos a Campo Maior. Outra vez será!
O relato podes enviá-lo para o meu mail. Eu entro em contacto contigo.
Bom trabalho e até breve.

Anónimo disse...

Olá Juanlusz.Sou Manuel Masegosa Eu coincido con meus colegas da escola. Dá-me inmenso prazer ler teus artigos. Sâo muitos gratificantes do mesmo modo que alegres. É verdade, lo mesmo que tuas aulas que sâo muito participativas e divertidas. Neste momento de minha vida, acho que as turmas de portugués e o estudo na casa, fortalecem meu espírito, que está um pouco desfalecido ultimamente. Vivemos ums tempos escuros e difíceis com a crise, e ter um objetivo na vida e importante, nâo é verdade?. Agora meu objetivo é fazer um bom trabalho ao final, nas provas de junho. Depois, já veremos. Até amanhá. Obrigado.

Juanlusz disse...

Olá Manuel, tu és uma pessoa trabalhadora e lutadora. Essa qualidade é um objectivo para muitas pessoas; tu já o atingiste.
Muitos espíritos estão ultimamente em baixo por causa, entre outras razões, de uma mafia que lucra sem vergonha alguma, qual sanguessuga, à custa de pessoas honestas.
Dorme bem, descansa e até amanhã.

Dani Toril disse...

Boa tarde!
Depois de voltar de Campo Maior é momento de ver e partilhar fotografias. As minhas já estão no sítio habitual, em http://picasaweb.google.es/fotosaugustas

E também escrevi um bocado no meu blogue, com algumas das fotos. É difícil fazer uma selecção, mas fiz o que foi possível. Até breve!

Juanlusz disse...

Olá Dani, já vi o teu trabalho. Ver e partilhar as tuas fotografias é como voltar A Campo Maior e não DE Campo Maior, não achas?
Continua a escrever com luzes e cores. Gostamos imenso.
Obrigado e até breve.

Dani Toril disse...

Bom dia!
Agora vejo no meu último comentário que disse alguma coisa sobre o meu blogue, mas esqueci escrever o endereço! O blogue é http://masallademerida.blogspot.com

Amparo disse...

Bom dia!

Parabéns pelo video, Juan Luis! Gostei imenso!!

Aqui podem ver mais fotografias tiradas em Campo Maior.

http://picasaweb.google.es/portuguesmerida/20090328CampoMaiorAlentejoPT_Amparo?authkey=Gv1sRgCOKnn_b89ZqbWA#

Gostei muito da viagem, foi muito gira e conheci novas pessoas de outros cursos muito agradávels.

Beijinhos,
Amparo.

Juanlusz disse...

Olá Amparo, obrigado. Eu também adorei ver as tuas fotografias.
Nas viagens de estudo, é muito importante intercambiar experiências.
Beijinhos.

Amparo García (NB2) disse...

Olá!

A partir de agora você pode ver fotos da viagem COMENTADA aqui http://picasaweb.google.es/portuguesmerida/20090328CampoMaiorAlentejoPT_Amparo?authkey=Gv1sRgCOKnn_b89ZqbWA#

Por favor deixe os seus comentários nas outras fotos que não soube o que escrever, ou se esqueci alguns nomes. Obrigada!

coral disse...

Olá, jl.
Estás a aperfeiçoar a arte do film lúdico-pegagógico-cultural...
Gostei.Faz favor de continuar!!!
Parabéns.
Boas férias!
bjs

Juanlusz disse...

Olá Coral, também tu encaras a educação de uma maneira interessante, divertida e aliciante.
Obrigado por participares nas viagens pedagógicas.
Boas férias na terra das oliveiras.

Unknown disse...

Olá Juan Luis
obrigado pelo esforço de fazeres o vídeo de Campo Maior, gostei muito.
Quem é a cantora do vídeo? Gosto dela tanbèm.
Ciao!

Juanlusz disse...

Olá Andrés,
foi um belo dia que ficou registado.
A cantora chama-se Anabela.
Ciao, ci vediamo!

laly disse...

Muitos parabéns a equipa de actores de "Ecos na Lusitânia"

Juanlusz disse...

Obrigado Laly,
o Certame de Vídeo Educativo foi interessante e o melhor prémio é saber que há escolas onde professores e estudantes trabalham em equipa.